NOVA AURORA

PARANÁ

Encontro do PlanificaSUS em Maringá discute cuidado e acesso aos serviços de saúde

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta terça-feira (19), em Maringá, o 10º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. Os principais temas discutidos são a melhoria do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS) e à Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), além da elaboração do Plano de Cuidados, de acordo com as Linhas de Cuidado Prioritárias da Sesa. O plano é uma ferramenta que possibilita individualizar o cuidado conforme as necessidades de cada usuário que precisa de atendimento compartilhado nos ambulatórios.

O evento segue até quinta-feira (21) e reúne cerca de 80 tutores das 22 Regionais de Saúde (RS), que após discussão de formação teórica e prática vão replicar a atualização para os demais 894 tutores da APS nos municípios e 31 tutores da AAE.

“O PlanificaSUS permite a reorganização dos processos de trabalho nas unidades de saúde e ambulatórios vinculados à estratégia. Isso permite não só a qualificação do cuidado aos usuários do SUS como também o acolhimento e fortalecimento do vínculo entre estes pacientes e os profissionais de saúde”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia Também:  Fomento Paraná recebe visita de agências de fomento e do Sebrae de BA, GO e RJ

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, durante os três dias de oficina serão discutidos ainda os resultados de um levantamento realizado em 611 Unidades Básicas de Saúde e 24 ambulatórios que trouxe importantes informações sobre a situação das ações de Segurança do Paciente nos serviços de saúde vinculados à Planificação da Atenção à Saúde.

“Esta é uma temática muito pertinente discutida não só neste encontro, mas em todas as etapas do PlanificaSUS. Essa ação vem ao encontro com o Dia Mundial de Segurança do Paciente, que ocorre neste mês de setembro”, explicou Maria Goretti.

Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos de acordo com a metodologia proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Leia Também:  Investimentos e parcerias: Estado consolida prioridade à defesa dos direitos das mulheres

PLANIFICASUS – O PlanificaSUS é uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a Rede de Atenção à Saúde (RAS), ao desenvolver competências, habilidades e atitudes nas equipes técnicas e gerenciais, com o intuito de qualificar e integrar os processos de trabalho da APS, AAE e Atenção Hospitalar (AH), com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

O Paraná aderiu à estratégia em 2019, implementando inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Procon-PR lança cartilha para orientar consumidores na volta às aulas

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA