NOVA AURORA

PARANÁ

IAT apresenta trilhas paranaenses em congresso nacional no Rio de Janeiro

Publicado em

As boas práticas do Paraná implementadas pelo Instituto Água e Terra (IAT) no aproveitamento das Unidades de Conservação (UCs) de Uso Sustentável serão debatidas a partir desta quarta-feira (20) durante o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, em Niterói (RJ). Além do espaço para promoção das UCs locais, o Estado integrará painéis de discussão. Diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto mediará a mesa redonda sobre “Boas práticas em trilhas de longo curso pelo Brasil”. O evento vai até domingo (24).

“O IAT participa com destaque da programação de palestras e mediação, mas terá também um ponto de exposição para divulgar as trilhas de longo curso nas nossas Unidades de Conservação e todos os projetos que englobam o projeto Parques Paraná para o uso público e visitação”, explica Andreguetto.

De acordo com ele, as trilhas encravadas nos parques paranaenses são ferramentas de conservação das áreas protegidas, do fomento do turismo e da geração de renda, principalmente para a população local. Dar oportunidade para os visitantes estarem em contato com a natureza, com o acesso aos atributos culturais, à beleza cênica e à biodiversidade, destaca o diretor, é uma forma de sensibilizar a população para a importância da conservação desses ambientes.

Leia Também:  Submissão de artigos para Revista de Inovação, IA e Gestão Pública vai até segunda

Outro ponto é que esses caminhos naturais ajudam ainda na conectividade de Unidades de Conservação próximas, como é o caso do caminho do Itupava, que liga o Parque Estadual Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, ao Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes, no Litoral.

“Essas trilhas acabam por envolver diversos atores da sociedade para a proteção dessas áreas que são habitats de diversas espécies ameaçadas de extinção, tanto da flora quanto da fauna”, afirma Andreguetto. “E é tudo isso que vamos mostrar para o Brasil por meio desse congresso no Rio de Janeiro”.

TRILHAS DO PARANÁ – O Governo do Paraná, por meio do IAT, administra atualmente 72 Unidades de Conservação, das quais 28 estão abertas para visitação. Elas integram o maciço verde do Paraná, composto no total por 26.250,42 km² de áreas protegidas por legislação (Lei 9.985, de 18 de julho de 2000). As principais trilhas de longo percurso do Estado estão localizadas no no Parque Estadual Serra da Baitaca, Parque Estadual Pico do Marumbi, Parque Estadual Pico Paraná, entre Campina Grande do Sul e Antonina, e Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi.

Leia Também:  73,5% dos veículos do Estado recolheram integralmente o IPVA lançado em 2023

CONGRESSO – O 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, organizado pela Associação Rede Brasileira de Trilhas, terá compartilhamento de conhecimento, debates estratégicos e criação de conexões com demais gestores e amantes do esporte e da natureza. A programação conta com palestras, workshops e discussões de políticas para impulsionar a sustentabilidade, preservação, turismo responsável e inovação ambiental.

O evento é voltado para o público geral, gestores com atuação nas áreas de turismo, cultura, e unidades de conservação, assim como os responsáveis por Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), entre outros.

OUTROS EVENTOS – Além do Congresso, o IAT participa, também nesta quarta-feira (20), do Fórum Nacional de Dirigentes de Unidades de Conservação, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em Niterói (RJ). Já entre quarta e quinta-feira (21) integra o 26º Boat Show São Paulo, na capital paulista, considerado o maior evento da América Latina sobre o turismo náutico.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Submissão de artigos para Revista de Inovação, IA e Gestão Pública vai até segunda

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Ponte do Rio Jordão em Guarapuava tem pavimento revitalizado pelo DER/PR

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA