NOVA AURORA

PARANÁ

Fazenda realiza mais uma rodada de capacitação do novo Sistema Financeiro do Estado

Publicado em

A Secretaria de Estado da Fazenda realiza nesta semana mais uma rodada da capacitação de servidores para a implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic-PR). A capacitação é ministrada pela Contabilidade Geral do Estado (DCG) e o Núcleo Orçamentário e Financeiro Setorial e reúne servidores dos núcleos financeiros setoriais das universidades estaduais, regionais das secretarias estaduais e órgãos públicos dos municípios. 

Os encontros reúnem profissionais de Curitiba, Colombo, Guarapuava, Paranavaí, Quatro Barras, Toledo e São José dos Pinhais. Eles começaram na segunda (18) e segue até sexta (22). Na semana passada, o treinamento foi com servidores das cidades de Maringá, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Pinhais, Araucária, Bandeirantes, Paiçandu e Campo Largo. Os encontros são realizados na Escola Fazendária, em Curitiba. 

O Siafic-PR faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) e será uma ferramenta complementar de transparência, aprimorando a qualidade da aplicação de recursos públicos. O foco é a integração dos sistemas da administração pública com os demais sistemas financeiros, adicionando novas funcionalidades para avaliação do uso dos recursos ou implantando certificação digital.

Leia Também:  Giba, Emanuel e ex-atletas de futebol se reúnem em jogos festivos neste final de semana

Nesta etapa da capacitação estão sendo aplicadas rotinas especificas de execução orçamentaria, financeira e contábil, de modo que os profissionais da área possam atuar com segurança e domínio da estrutura, legalidade e requisitos necessários. “É necessário que o servidor tenha noções básicas sobre os principais conceitos e estrutura do sistema para que a implantação seja efetuada com sucesso”, destacou a diretora de Contabilidade Geral do Estado, Gisele de Carvalho Carloto Rodrigues.

O treinamento abrange procedimentos sobre obrigações Patronais do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); cadastro e execução de despesa de exercício anterior; material de consumo; serviços de terceiros pessoa jurídica; suprimento de fundos – com prestação de contas; obras e instalações – com convênio de receita; equipamentos e material permanente; execução de despesa a regularizar; ingresso de receita (Guia de Recolhimento); conciliação bancária; transferências; restituição – programação de desembolso; Central de Viagens; Central de Estágios. 

A iniciativa é da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), em conjunto com a Equipe do Projeto Siafic. A diretora-geral da Fazenda, Marcia do Valle, a chefe de Gabinete da Sefa, Priscila Aguiar Mânica, e do diretor da Escola Fazendária, Mario Brito, participam da programação.

Leia Também:  Lottopar é a primeira loteria estadual do Brasil a se associar à WLA

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Giba, Emanuel e ex-atletas de futebol se reúnem em jogos festivos neste final de semana

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Plano de uso do reservatório da PCH Bela Vista é aprovado pelo IAT

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA