NOVA AURORA

PARANÁ

Representantes do Estado participam de seminário de negócios internacionais

Publicado em

O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, e Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Estado, participam na semana que vem da terceira edição do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná. Organizado pelo World Trade Center (WTC) Curitiba e pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio da Gerência de Relações Internacionais, o evento deve reunir centenas de participantes no Campus da Indústria, em Curitiba.

Pimentel vai participar da abertura do evento, no dia 20 de setembro, e Bekin fará uma palestra dentro da programação. Ele acabou de voltar da missão internacional liderada pelo vice-governador Darci Piana para a China, que teve como objetivo justamente a expansão da relação comercial do Paraná com empresas do gigante asiático.

Criado em 2021, ainda em formato remoto pelas restrições da pandemia, o Seminário de Negócios Internacionais do Paraná tem o objetivo de promover a interação produtiva entre a indústria, os gestores públicos e as boas práticas do mercado. A segunda edição, realizada presencialmente em 2022, reuniu 500 participantes.

No mês passado, para lançar a nova edição, o WTC Curitiba e a Fiep receberam representantes diplomáticos do Estado, cujo papel na prospecção de negócios e aproximação entre governos e empresas internacionais é de grande relevância. Estiveram presentes a embaixadora do Paraguai, Maria Amarilla, e representantes consulares da Itália, Rússia, Polônia, Finlândia, Luxemburgo, Marrocos, República Dominicana, Costa Rica, Argentina, Japão e Bangladesh.

Leia Também:  Assistência técnica do IDR abre mercado para alimentos de comunidade indígena

Para Higor Uchoa Menezes, gerente de Relações Internacionais do Sistema Fiep, o evento está crescendo e ganhando cada vez mais apoio. “Temos planos de expandir essa colaboração com o WTC. O diálogo multilateral deve ser incentivado entre os atores das áreas de negócios e relações internacionais. É o que acreditamos dentro de uma visão globalista de mundo”, ressaltou.

“É fundamental estarmos junto do corpo consular do Paraná durante os dois dias de programação intensa que teremos nesta terceira edição”, destacou Daniella Abreu, presidente do WTC região Sul, em Brasília e Sinop. “Contamos ainda com a participação ativa da Invest Paraná, representando o governo estadual. A cada ano, o seminário se consolida como espaço de fomento aos negócios internacionais em nosso Estado”.

PROGRAMAÇÃO – A programação conta com uma intensa jornada de palestras e mesas-redondas para promover a cultura da internacionalização nas empresas paranaenses, trazendo conhecimento técnico e cases de sucesso. A palestra magna é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e vai contar com a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e de empresas como Electrolux, Renault e Airbus.

Leia Também:  Agência de inovação da Unioeste inicia atividades para acelerar o desenvolvimento regional

O seminário debate as perspectivas dos negócios internacionais do Paraná, com um time de especialistas de referência no mercado. Entre os palestrantes confirmados estão, além de Bekin, Gilberto Peralta, presidente na Airbus; Mariana Soletti Beckheuser, CEO na Beckhauser; Marcel Malczewski, presidente do Conselho de Administração da Copel e do Conselho Estratégico do WTC Curitiba; e Gerson Faucz, delegado da Receita Federal do Brasil.

Outro destaque da programação é o “Painel de especialistas: Roadmap para negócios internacionais do Paraná 2040”, que será conduzido pelo Observatório Sistema Fiep, apresentando uma agenda prospectiva para que o estado se torne referência nessa área.

As inscrições para o 3º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná são gratuitas e podem ser feitas neste link. Confira a programação completa AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Restauração em concreto entre Pitanga e Nova Tebas tem proposta de R$ 248 milhões

Published

on

By

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta terça-feira (08) a sessão de disputa da obra de restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga, na região Central.

Das 11 participantes, a melhor classificada foi a TCPAV Tecnologia em Construção e Pavimentação Ltda., empresa do Rio Grande do Norte, com proposta de preços de R$ 248 milhões. Agora ela deve encaminhar uma planilha de valores atualizada e os documentos exigidos em edital para análise da comissão de contratação do DER/PR.

A licitação utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê a elaboração do projeto executivo de engenharia seguida pela execução da obra em uma única empreitada.

O trecho contemplado começa na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, limite entre os municípios de Nova Tebas e Iretama, e segue até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas. A partir daí a obra vai contemplar o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar na futura duplicação, em Pitanga. São 51,52 quilômetros de extensão.

Leia Também:  Agência de inovação da Unioeste inicia atividades para acelerar o desenvolvimento regional

Será utilizada a técnica whitetopping em todo o trecho, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto, garantindo uma pista de ótima qualidade e vida útil de cerca de 20 anos.

Também serão implantadas terceiras faixas do mesmo material em todos os pontos críticos, e acostamentos igualmente de concreto, com 2 metros de largura exceto quando há faixa adicional, onde os acostamentos ficam com 1,2 metros em um dos lados.

O projeto prevê a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, acesso para o município de Manoel Ribas, e duas rótulas alongadas fechadas, uma no acesso a Nova Tebas e a outra no perímetro do distrito de Catuporanga. Ainda serão feitas melhorias geométricas em curvas, e correção de faixas adicionais existentes que terminam antes do fim da rampa.

Será implantada nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, com melhorias em quatro pontes, implantado novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros.

Leia Também:  Unicentro publica edital para contratação de 199 professores colaboradores

De um total de 810 dias (27 meses) de prazo contratual, os quatro primeiros serão dedicados à elaboração do projeto, com serviços iniciais de terraplenagem iniciando já a partir do quarto mês.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA