NOVA AURORA

PARANÁ

Tecpar compartilhará soluções tecnológicas com países da América Latina e Caribe

Publicado em

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinou nesta quinta-feira (31) um acordo de cooperação técnica com a Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe (Onward International), no Câmpus CIC, em Curitiba. A parceria estabelece uma aliança estratégica entre as partes, voltada à colaboração técnica, acadêmica, cultural e educacional.

O objetivo é prestar assistência técnica dirigida ao governo em todos os níveis, por meio da elaboração de programas e projetos de cooperação internacional que permitam o desenvolvimento e melhoria da gestão governamental.

“O portfólio do Tecpar conta com diversas soluções tecnológicas que têm contribuído para promover a inovação e o desenvolvimento sustentável dos municípios paranaenses. Ficamos muito satisfeitos com esta oportunidade de compartilhar essa expertise com outros países da América Latina, expandindo nossa atuação e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

O presidente da Onward Internacional, Felix Gonzalez Polar, lembrou que ao longo de 20 anos mais de 300 missões técnicas visitaram o Estado, e que desta vez o grupo busca estreitar ainda mais os laços entre o Paraná e os países da América Latina.

Leia Também:  Copel apresenta na ExpoLondrina aula de campo sobre uso seguro da energia elétrica

“Viemos para conhecer o sucesso dessa região que tem dado certo, para que também possamos solucionar alguns desses problemas, que muitas vezes são comuns em outros territórios da América Latina. Para nós é uma grande honra estar aqui no Tecpar, em um dos mais importantes centros de desenvolvimento tecnológico do Paraná e referência no Brasil. Espero que possamos estabilizar mais os vínculos e levar o Tecpar para a América Latina também”, afirmou.

Durante a reunião, os participantes conheceram as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar e, na sequencia, realizaram uma visita técnica ao complexo laboratorial do Instituto. Alguns dos serviços ofertados aos municípios no Paraná são: análise de produtos da alimentação escolar, apoio na elaboração de editais para licitação, avaliação de produtos e materiais de fornecedores que vencem licitações, certificação de orgânicos, análise de sinalização viária e apoio na implantação de agências municipais de inovação, entre outros.

Leia Também:  Nova Ferroeste fará estudos complementares em comunidades indígenas

AGENDA – Há cerca de uma semana a comitiva da Onward está no Paraná com o objetivo de conhecer as boas práticas de gestão desenvolvidas no Estado. O grupo é formado por 21 integrantes, entre autoridades locais, gestores públicos, pesquisadores e representantes da academia do Peru, Paraguai, Equador, Costa Rica e República Dominicana. Entre eles, estão o diretor da Onward Internacional Brasil, João Luiz Cordeiro, o prefeito de Andahuaylas (Peru), Abel Manuel Serna Herrera, e o prefeito de General Aquino (Paraguai), Alberto Irineo Greco Ibañez.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Esporte divulga lista de 260 estudantes selecionados para participar do Verão Maior Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  No Show Rural, governador destaca investimentos e união com setor privado no agronegócio

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA