NOVA AURORA

PARANÁ

Operações de saturação da PCPR ajudam a gerar queda de 27% nos homicídios em Curitiba

Publicado em

Um balanço da Polícia Civil do Paraná (PCPR) aponta queda de 27% nos homicídios em Curitiba nos primeiros sete meses desse ano. Foram 170 de janeiro a julho de 2022 e 124 neste ano. Os números corroboram um ano com índices mais positivos na segurança pública. No primeiro semestre a Capital registrou o menor número de homicídios para o período nos últimos 12 anos. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, que teve 146 ocorrências do crime, a redução foi de 26%. 

Um dos motivos é o início das chamadas operações de saturação, principalmente em bairros mais afetados pela violência, mapeados pela Polícia Civil. Somente neste ano, 161 pessoas foram presas em ações na Capital. As capturas aconteceram por cumprimento de mandados de prisão em aberto e em flagrantes por crimes como tráfico de drogas e posse de armas de fogo. 

As operações de saturação são aquelas que mantêm uma certa presença constante dos policiais civis nos bairros mais afetados pela violência, com o objetivo de reduzir os homicídios. Também buscam mais proximidade da polícia com a população, ajudam a coletar informações e incentivar denúncias anônimas. Essas medidas auxiliam diretamente nas investigações e identificação de autores não apenas de homicídios, mas também de outros crimes.

Leia Também:  Video: Circo na praça e na praia

“As áreas onde a PCPR realiza as operações são escolhidas de acordo com o número de homicídios relacionados ao tráfico ou uso de drogas, isso com base em um mapeamento e investigações de alta complexidade”, diz a delegada Camila Cecconello, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCPR em Curitiba. “Os policiais realizam operações de abordagem a pontos críticos denunciados pela população, com prisão de homicidas, traficantes e outros criminosos que transitam ou residem nessas localidades”.

Um dos exemplos do ano aconteceu em maio, quando cinco criminosos foram detidos nos bairros Caximba, Tatuquara e Sítio Cercado. Naquele mesmo mês, 34 pessoas foram presas na Capital por conexões com diferentes crimes.

A atuação também contribui para tirar de circulação pessoas que estejam com mandados de prisão em aberto. Durante as ações, a Delegacia de Homicídios de Maior Complexidade da PCPR dá cumprimento a mandados relacionados a inquéritos em andamento, de envolvidos em homicídio e crimes relacionados. No último mês de junho, um homem de 52 anos foi preso durante as ações pelo homicídio que vitimou um lutador no bairro Bacacheri, em 2013.

Leia Também:  DER-PR retira guindaste da BR-277 para melhorar tráfego neste final de semana

Segundo a Polícia Civil, as operações de saturação nas áreas críticas vão ser replicadas também na Região Metropolitana da Capital e no Interior do Estado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Confira o funcionamento dos órgãos públicos no feriado de 15 de novembro

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Fomento já liberou R$ 20 milhões a prefeituras e empreendedores de cidades atingidas por chuvas

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA