14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Guairinha recebe em setembro “Madame Blavatsky”, peça com Mel Lisboa

    Publicado em

    A peça teatral “Madame Blavatsky – Amores Ocultos”, estrelada pela atriz Mel Lisboa, desembarca em Curitiba para três apresentações, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Teatro Guairinha. Os ingressos já estão à venda.

    A trajetória da escritora russa Helena Petrovna Blavátskaya (1831-1891), cofundadora da Sociedade Teosófica, inspirou a criação do monólogo, que tem dramaturgia de Claudia Barral, e surgiu a partir do contato da autora com a peça “Madame Blavatsky”, de Plínio Marcos. A direção é assinada por Marcio Macena. 

    O solo apresenta a figura responsável pela sistematização da Teosofia – que, de maneira reducionista e simples, pode ser definida como o conjunto de doutrinas filosóficas, esotéricas e ocultistas que buscam o conhecimento dos mistérios da vida, da natureza e da divindade. 

    Blavatsky despontou em um momento histórico em que a religião estava sendo desacreditada pelo avanço da ciência e da tecnologia. Helena, então, tornou-se cofundadora da Sociedade Teosófica, que pregava a junção de todos os credos, incentivando a pesquisa científica, o pensamento independente e a crítica da fé cega por meio da razão. Assim, viveu em busca de conhecimento filosófico, espiritual e esotérico. Ela lutou contra todas as formas de intolerância e preconceito, atacou o materialismo e o ceticismo da ciência, e pregou a fraternidade universal. 

    Leia Também:  Com redações, alunos de colégio de Campo Magro criaram livro para combater o bullying

    “Essa personagem única influenciou milhares de pessoas em todo o mundo desde que apareceu, da população comum a estadistas, líderes religiosos, literatos e artistas, e deve mais do que nunca ser conhecida. Ela abalou e desafiou de tal modo as correntes ortodoxas da religião, da ciência, da filosofia e da psicologia, que é impossível ser ignorada”, diz Macena. 

    Serviço:

    Madame Blavatsky – Amores Ocultos”

    Dias: 15 (sexta) e 16 (sábado) às 20h30; 17 (domingo) às 19h

    Local: Teatro Guairinha – Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba/PR

    Ingressos pelo Disk Ingressos

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Secretaria da Saúde intensifica ações de combate à mortalidade infantil

    Published

    on

    By

    As ações e estratégias para a redução da mortalidade infantil no Paraná estão sendo intensificadas pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). O compromisso é reduzir em 10% os índices de mortalidade infantil até 2027. Uma dessas ações é a Estratégia de Qualificação Profissional em Saúde, com cursos teórico-práticos de Reanimação Neonatal e de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco, ambos para profissionais da saúde de todo o Paraná.

    O primeiro encontro aconteceu neste sábado e domingo (12 e 13 de abril), com 80 profissionais pertencentes à macrorregião Norte, com sede em Londrina. A próxima está marcada para a região Leste, em Curitiba, nos dias 26 e 27 de maio.  

    A iniciativa têm como objetivo capacitar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde para a melhoria da qualidade da assistência ao parto e ao recém-nascido. O investimento total da Sesa na implementação dos cursos é de R$ 1.768.100,00.

    Leia Também:  Paraná tem a maior representatividade industrial da região Sul, aponta IBGE

    Os dois cursos serão realizados nas quatro macrorregiões do Paraná, com sede em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Serão capacitados aproximadamente 1.400 profissionais da saúde, contemplando 131 hospitais de referência na linha materno-infantil, unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e serviços de Regulação (para o acesso aos serviços de saúde).

    De acordo com o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, a qualificação dos profissionais é uma das principais estratégias para a evolução do cenário. “A redução da mortalidade infantil é uma meta desejável no Estado, e depende do fortalecimento de políticas públicas e de programas voltados ao atendimento integral da gestante e da criança”, enfatizou.

    A iniciativa de educação continuada tem a parceria da Sociedade Paranaense de Pediatria, única no país a certificar os cursos com o selo ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation), conforme as recomendações do Ministério da Saúde.

    Especificamente no curso de Reanimação Neonatal os profissionais da saúde se aperfeiçoarão em procedimentos de reanimação no momento do nascimento. Já o de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco orienta os profissionais sobre a realização do translado intra-hospitalar e inter-hospitalar, de forma segura e eficiente, incluindo equipes do Samu.

    Leia Também:  Doação do Imposto de Renda pode beneficiar crianças e adolescentes no Paraná

    VIGILÂNCIA – Nos últimos anos a taxa de mortalidade infantil oscila entre 10,9 por mil nascidos vivos (2016) e 10,7 (2024) no Paraná. Segundo o IBGE, em 2023 a taxa de óbitos por mil nascidos vivos no Brasil foi de 12,5.

    “A redução da mortalidade infantil constitui um importante desafio para a saúde pública. No Paraná, nos últimos cinco anos, esse indicador apresentou variações, demandando ações efetivas por parte do poder público. Estamos forte e permanentemente trabalhando nessa área”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA