NOVA AURORA

PARANÁ

Estado e Meta levam a jovens do CEP debate sobre tecnologia e economia criativa

Publicado em

Como os jovens podem transformar suas habilidades com tecnologias em negócios. Esse foi o tema do debate do qual dois representantes do Governo do Paraná participaram nesta quarta-feira (30) na Mostra MC.Metaverso-Territórios Brasileiros no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. O evento, organizado pela gigante da tecnologia Meta, dona do Instagram e Facebook, e pelo Movimento Cidade, marca capixaba de criatividade, sustentabilidade e diversidade, teve a participação do secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e do diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria da Educação, Cláudio Oliveira.

Barros e Oliveira falaram das perspectivas da economia criativa como porta de entrada dos jovens para o empreendedorismo. Outro tema abordado no painel foi a importância da capacitação para se acompanhar as constantes mudanças que a tecnologia vem gerando no mercado de trabalho.

Ricardo Barros destacou que o setor de economia criativa – negócios que envolvem atividades ou produtos desenvolvidos a partir do conhecimento e da criatividade, como moda, desenvolvimento de jogos eletrônicos, artesanato, serviços de tecnologia e empresariais, entre outros –, já é responsável por 7% do total da força de trabalho. De acordo com levantamento divulgado em maio pelo Observatório Itaú Cultural relativo ao ano de 2020, o segmento emprega 7,5 milhões de pessoas no País, entre vagas formais e informais de trabalho, ultrapassando a indústria automotiva.

“O Estado do Paraná está investindo na formação de programadores, em robótica, em levar mais tecnologias aos estudantes, porque acompanhar os avanços da tecnologia é um desafio, inclusive, para quem já está no mercado de trabalho”, destacou Barros.

Leia Também:  Nova iluminação da BR-277 em Foz do Iguaçu e cidades vizinhas será entregue em setembro

“As tecnologias não vão acabar com os empregos, porque a força de trabalho não vai ser substituída, mas as tarefas, sim. Por isso que vocês, jovens, terão que se preparar ao longo de toda vida profissional, já que o avanço da tecnologia é exponencial. Cada tecnologia que surge cria novas oportunidades, porque cada nova ferramenta gera mais tecnologias e, consequentemente, mais oportunidades”, enfatizou.

Desde 2019, a gestão estadual implantou uma série de inovações na Educação, incluindo adoção de novas tecnologias, fator que contribuiu para que o Estado alcançasse no Ensino Médio o primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as ações está o programa Edutech, com cursos de programação, games e animação ofertados a estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio.

Outra ação que ganhou destaque nas escolas paranaenses é o reconhecimento facial nos registros de presença, dispensando a necessidade de o professor fazer chamada em sala de aula. Essa tecnologia foi ser apresentada à Escola Internacional de Lisboa na missão internacional do Governo a Portugal em maio, quando foi firmada uma parceria que levará a inovação para o pais europeu.

“Hoje toda empresa usa soluções tecnológicas. Portanto, todas profissões precisam usar a tecnologia. Por isso, no Paraná temos duas grades no ensino, de pensamento computacional e robótica, para desenvolver o pensamento lógico para que quando nossos alunos forem ao mercado de trabalho consigam se adaptar às mudanças constantes que a tecnologia vem exigindo”, destacou Cláudio Oliveira.

Leia Também:  UEM se destaca em ranking de consultoria britânica que avalia qualidade das universidades

“A tecnologia já faz parte do universo do jovem e quanto mais ela avança na área educacional, mais atrativo fica o processo de aprendizagem. O uso de plataformas como apoio pedagógico é uma maneira de oferecer acessos a materiais complementares a fim de otimizar o ensino. Conversar com os estudantes sobre isso sempre é gratificante”, enfatizou o diretor de TI da Secretaria da Educação.

GOVERNO DIGITAL O secretário Ricardo Barros também afirmou que o Governo do Paraná vem se adaptando para atender com cada vez mais agilidade o cidadão. Hoje já são mais de 500 tarefas que o Governo atende de forma digital, como protocolos e processos, entre outros, que dão agilidade às respostas,  sem que o cidadão precise ir até uma repartição pública para ser atendido.

Barros citou, ainda, uma medida que vai impactar diretamente os empreendedores da economia criativa, que é o Decreto de Baixo Risco, que deverá ser publicado nas próximas semanas. Ele vai acabar com a necessidade de uma série de licenças para se abrir uma empresa no Paraná, gerando mais agilidade ao empreendedor.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Nova iluminação da BR-277 em Foz do Iguaçu e cidades vizinhas será entregue em setembro

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  UEM se destaca em ranking de consultoria britânica que avalia qualidade das universidades

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA