NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Paraná recebe presidente de Saint-Martin para expandir ações no turismo

Publicado em

Representantes do Governo do Estado e de Saint-Martin – área francesa que divide uma ilha de 87 km² de território com seu par holandês –, no Caribe, reuniram-se nesta segunda-feira (21) para troca de experiências na área de turismo. O território francês tem como destaques tanto as imagens surpreendentes dos pousos de avião muito próximos à praia, quanto o pujante turismo que leva 2 milhões por ano à ilha.   

Durante esta visita do presidente do Conselho Territorial de Saint Martin, Louis Mussington, o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, ressaltou a importância do encontro pelo momento em que se encontra o Paraná em relação ao turismo.

“O Paraná tem se transformado em um hub importante de conexões, com o incremento dos aeroportos, a possibilidade de voos diretos – agora ao Uruguai –, um novo e moderno aeroporto em Foz do Iguaçu, que atrai cada vez mais voos, além de sermos o segundo destino dos estrangeiros no País”, disse o secretário. “Com a criação recente da Secretaria de Turismo, há toda uma estratégia de fomento ao turismo, por isto temos muito a aprender com Saint-Martin, um case importante por ser uma ilha pequena que tem recebido turistas de todo o mundo”.

Leia Também:  PCPR investiga organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias de prefeituras

O secretário do Estado do Turismo, Márcio Nunes, explicou que o encontro é importante para ambos os territórios, visto que o Paraná é um grande polo emissivo de turistas para a ilha. “O Paraná é um estado pujante, que cresce muito, então é muito importante que eles venham prospectar turistas para a ilha, mas que a gente aprenda o que eles estão fazendo”, disse.

Segundo Nunes, a relação nessa parceria internacional é de ganha-ganha, com destaque por envolver dois países, Brasil e França, o que poderá deixar muitas lições ao Estado. “Queremos aprender como uma ilha tão pequena consegue atrair tantos turistas, algo que queremos fazer em todo o Paraná, que o turismo seja uma grande mola-mestra, indutora do crescimento e desenvolvimento, geração de emprego, para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Já Mussington expressou seu contentamento em estar nesse encontro. “Foi muito caloroso e aprendi muito sobre o Paraná. O que nós buscamos é a promoção do turismo, o que é muito importante para a nossa economia e nosso futuro econômico. Então, nós viemos aqui para que possamos trabalhar juntos”, disse o presidente do Conselho Territorial de Saint Martin.

Leia Também:  Encontro com 130 primeiras-damas fortalece diálogo entre Estado e municípios

PRESENÇAS – Participaram da reunião o diretor do Escritório de Turismo de Saint Martin para a América Latina, Emile Rouisy; a assessora do presidente, Mártine Beldor; a gerente de Turismo para a América Latina, Luciana Gomes; a gerente de Turismo no Brasil, Joyce Cordeiro; a chefe do Gabinete de Representação do Itamaraty, embaixadora Ligia Maria Scherer; o diplomata do Gabinete de Representação do Ministério das Relações Exteriores, secretário Paulo Fernando Pinheiro Machado; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Christian Puppi; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e o diretor do Departamento de Economia Rural, Marcelo Garrido.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Lottopar analisa credenciamento de oito empresas na operação de apostas esportivas

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Governador lamenta morte do desembargador Hamilton Mussi Corrêa

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA