NOVA AURORA

PARANÁ

Com obras na reta final, Sanepar faz reuniões e oficinas com a comunidade de Manoel Ribas

Publicado em

Moradores do município de Manoel Ribas, na região Central do Estado, receberão um completo programa de ações socioambientais ligadas às obras de ampliação da rede coletora de esgoto, que estão em fase final na cidade. Profissionais da Sanepar iniciam, neste mês, reuniões comunitárias, abordagens domiciliares, curso de encanadores e oficinas de sabão ecológico. As atividades integram o Programa de Intervenção Socioambiental em Empreendimentos de Saneamento.

A primeira reunião será na quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores, direcionada aos moradores da região central da cidade. A segunda será na quinta (24), na Associação Comercial e Industrial de Manoel Ribas, para os moradores do Conjunto Habitacional Osvaldo Jumes. Ambas as reuniões começam às 19h e são voltadas às pessoas que já interligaram, estão interligando ou ainda vão ligar seus imóveis à rede coletora de esgoto.

“Nas reuniões buscamos esclarecer a população sobre os benefícios da obra de ampliação dos serviços de esgotamento sanitário e informar sobre as providências para a interligação correta à rede coletora de esgoto. Serão convidados para as reuniões os moradores de imóveis que passarão a ser atendidos com a ligação predial de esgoto”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes.

Leia Também:  Governador e embaixador da França discutem novas parcerias em cultura e educação

As pessoas receberão convite para participar dos encontros. “É essencial que elas participem. É a melhor oportunidade para conhecer o serviço prestado e esclarecer todas as dúvidas”, complementa.

Ainda em agosto começam as abordagens domiciliares de sensibilização ambiental e de orientação técnica ao cliente. A população receberá a visita de agentes a serviço da Sanepar, identificados com uniforme e crachá, que irão repassar informações a respeito da obra e sobre a correta interligação à rede.

Também estão previstos um curso de Manutenção de Instalações Hidrossanitárias para encanadores, uma Capacitação de Facilitadores em Saneamento e duas Oficinas de Sabão Ecológico. Informações sobre inscrição, datas, locais e horários desses eventos serão divulgadas em breve.

OBRA – A ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Manoel Ribas beneficia mais de 80 famílias, com investimento de R$ 7,2 milhões.

Serviço:

Reuniões comunitárias em Manoel Ribas

Quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Manoel Ribas – Rua 7 de Setembro, 466, Centro, a partir das 19h.

Leia Também:  Estado abre viveiros para incentivar educação ambiental e adere a pacto de defesa da fauna

Quinta-feira (24), na Associação Comercial e Industrial de Manoel Ribas (Acimar) – Avenida Sergipe, 681, a partir das 19h.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Sanepar lança Política de Clientes pautada em valores como respeito e transparência

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA