NOVA AURORA

PARANÁ

Nos 200 anos da cidade, Sanepar apresenta história do saneamento de Ponta Grossa

Publicado em

Dos poços, olhos d’água e chafarizes do início do século XX à operação automatizada de captações, estações e reservatórios dos dias de hoje, os sistemas públicos de abastecimento de água e também de coleta e tratamento de esgoto estão sempre em aprimoramento para acompanhar o desenvolvimento das cidades.

Essa evolução de estruturas, tecnologias e processos, foram temas de duas palestras apresentadas pela Sanepar na 5ª edição do PG Memória, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa até este sábado (19), no parque do Lago de Olarias. O evento começou na quarta (16) e integra a programação em comemoração dos 200 anos do município.

“O crescimento da cidade impacta na gestão do saneamento. Ao mesmo tempo, quanto mais você preserva os recursos hídricos, mais matéria-prima você terá para poder atender a população. Daí a importância dos cuidados com os nossos mananciais”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia.

Leia Também:  Governador autoriza progressão de 23 profissionais da Polícia Científica do Paraná

Ela lembra que o primeiro processo de tratamento de água de Ponta Grossa utilizava uma tecnologia russa, e a partir de 2009, um sistema francês. “No reservatório Botuquara, antes a abertura dos registros de manobra era feita de forma manual. Hoje temos a automação muito presente em nossos sistemas. Fazer este caminho pelo patrimônio histórico e cultural nos dá ferramentas para refletir sobre a questão ambiental. Conhecer o passado, compreender a evolução, para preservar os recursos hídricos que temos hoje”, reforça.

Sobre este tema, Luciana ministrou as palestras “A história de Ponta Grossa pelo viés do saneamento” e “Patrimônio Histórico e Cultural como Ferramenta de Educação Ambiental”, no Espaço Saberes do PG Memória. No Espaço Memórias Vivas, até sábado (19), os visitantes também podem conhecer um pouco mais da história do saneamento por meio da exposição de painéis.

HISTÓRIA – A Sanepar possui programas educacionais, museu e espaços de memória, exposições e pesquisas relacionadas ao patrimônio histórico-cultural do saneamento nos municípios onde atua. “Usamos todo esse patrimônio como ferramentas para trabalhar a educação ambiental e valorizar a cultura e a história dos sistemas”, explica Luciana.

Leia Também:  Exportações de produtos de outros estados pelo Porto de Paranaguá crescem 70%

Em Ponta Grossa, a Companhia mantém um Espaço de Memória no Reservatório Botuquara, ao lado da Central de Relacionamento da Sanepar. Primeiro reservatório de água da cidade, ele foi inaugurado em 1914, e ainda está em operação. Em homenagem ao aniversário de 200 anos de Ponta Grossa e aos 60 anos da Sanepar, o local passa por manutenção, e deve ser reaberto para visitação da comunidade nos próximos meses.

Para agendamento de visitas e palestras, os interessados podem entrar em contato com a Sanepar neste LINK.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governador anuncia R$ 10 milhões por ano para apoio a comunidades terapêuticas

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Com 58 milhões de toneladas movimentadas, Paraná alcança novo recorde nos portos

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA