NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Inovação lança guia para apresentar incentivos fiscais e leis de tecnologia

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), lançou um Guia de Incentivos Fiscais, uma iniciativa voltada ao setor privado para simplificar as informações sobre os incentivos fiscais disponíveis tanto em nível federal quanto estadual. Ele também pode auxiliar gestores dos setores público.

O guia está disponível no formato digital (clique AQUI para download), além de impresso para ser levado aos municípios, feiras de tecnologia e ecossistemas de inovação regional.

Através da cartilha, os gestores poderão compreender de forma prática e descomplicada os benefícios fiscais oferecidos pelo governo, como forma de fortalecer a competitividade do Estado e fomentar a inovação no Paraná.

Estão presentes na cartilha informações sobre o Programa Paraná Competitivo, um dos principais atrativos para investimentos do Paraná. Também há detalhes sobre a Lei de Informática 8.248/1991, que destina incentivos fiscais para indústrias; a Lei da Inovação 20.541/21, que estabelece medidas de fomento à pesquisa tecnológica no setor produtivo; e o programa do governo estadual Inova Juro Zero, que oferece subsídio em linhas de crédito da Fomento Paraná, para micro e pequenas empresas.

Leia Também:  Missão internacional: potenciais do Paraná são apresentados a farmacêutica coreana

O principal objetivo da iniciativa é aumentar a competitividade das empresas no Paraná, assim como alavancar negócios inovadores.

“Muitos gestores e empresários ainda têm dificuldade para encontrar informações sobre os incentivos fiscais. Por isso estamos trabalhando também no sentido de promover a cultura da inovação, permitindo que o empreendedor, por exemplo, possa aproveitar de forma mais eficiente os recursos disponíveis”, afirma o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.

O guia também está sendo distribuído pelo Paraná através de ações da Secretaria da Inovação por todo o Estado, como o Inova Cidades. Até o fim deste ano, serão 11 eventos com essa temática.

“O Inova Cidades apresenta as iniciativas do Estado na área de inovação aos munícipios, além de reunir as iniciativas do setor privado voltadas para gestão pública, palestras sobre leis de incentivo fiscal, soluções tecnológicas, entre outros”, explica o coordenador de Relações Institucionais, Marcus von Borstel.

Fonte: Governo PR

Leia Também:  Taxa de desemprego segue em queda e chega a 4,6% no Paraná, 5ª menor do País

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Governo seleciona empresas para comercializar soluções desenvolvidas no Paraná

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Governo retoma o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais no dia 14

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA