NOVA AURORA

PARANÁ

Programa de idiomas fortalece internacionalização das universidades estaduais

Publicado em

O Governo do Estado apresentou o balanço do programa Paraná Fala Idiomas (PFI) relativo ao primeiro semestre de 2023. Ao todo, 956 estudantes de graduação e de pós-graduação, 111 professores e 58 profissionais da carreira técnico-administrativa das sete universidades estaduais do Paraná concluíram cursos de inglês, francês e espanhol. Entre janeiro e julho, o PFI ofertou 153 turmas de níveis básico, intermediário e avançado dos idiomas.

O objetivo do programa é fortalecer a internacionalização das instituições estaduais de ensino superior paranaenses. Por meio dos cursos de línguas estrangeiras, os estudantes de diferentes áreas do conhecimento são preparados para participarem de programas de intercâmbio e mobilidade internacional e de eventos no Exterior.

A iniciativa é parte estratégica das ações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), desenvolvida com recursos do Fundo Paraná de apoio científico e tecnológico, dotação administrada pela pasta. Os alunos do PFI são isentos de mensalidade.

Leia Também:  Ceasas do Paraná venderam 17,6 mil toneladas de pêssegos, ameixas e nectarinas em 2022

A coordenadora do PFI, professora Eliane Segati Rios, destacou a importância da promoção de políticas linguísticas para os estudantes de graduação e pós-graduação. “Os cursos são cuidadosamente propostos respeitando as principais áreas dos programas de pós-graduação das universidades, além de contribuir para o aperfeiçoamento de alunos em projetos de iniciação científica e tecnológica”, afirmou.

A aluna Olívia Fonseca Maraston, do quarto ano do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, comentou a experiência. “É incrível a oportunidade de aprender uma nova língua na universidade e de forma gratuita. Consegui aprender a me comunicar em francês e, atualmente, estou fazendo um estágio de pesquisa no Canadá”, salientou a universitária, destacando que o programa possibilitou a realização de um sonho.

NOVAS TURMAS – Ao longo desta semana, foram realizadas reuniões pedagógicas com as equipes do programa nas universidades, para a avaliação do primeiro semestre e finalização do planejamento para os cursos que serão ofertados nos próximos meses. Atualmente, 63 turmas estão com inscrições abertas para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e agentes universitários, de todas as áreas do conhecimento.

Leia Também:  No Oeste do Paraná, turistas curtem praias de água doce e tranquilidade neste verão

Serviço:

Confira as turmas disponíveis do PFI para o segundo semestre de 2023:

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

PFI Inglês – Inscrições: até 11 de agosto (AQUI)

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

PFI Francês – Inscrições: até 11 de agosto (AQUI)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

PFI Inglês – Inscrições: até 16 de agosto (AQUI)

PFI Francês – Inscrições: até 21 de agosto (AQUI)

PFI Espanhol – Inscrições: até 16 de agosto (AQUI)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

PFI Inglês – Inscrições: até 19 de agosto (AQUI)

PFI Francês – Inscrições: até 19 de agosto (AQUI)

PFI Espanhol – Inscrições: até 19 de agosto (AQUI)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Secretaria da Educação estabelece novos critérios para uso de celular nas escolas

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Com pesquisas e soluções para cidades, Estado encerra participação no Smart City 

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA