NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, empresa aplica tecnologia que garante origem de tecidos

Publicado em

O problema da pirataria de roupas, um tipo de crime bastante combatido mas ainda crescente no mundo, pode estar com os dias contados. A empresa R-Inove Soluções Têxteis, com sede em Maringá, no Noroeste, criou o primeiro equipamento que imprime um código binário no fio têxtil, antes de se tornar malha ou tecido, visível apenas com luz ultravioleta. Através da leitura do código sobre o artigo é possível acessar toda a história do produto desde a origem da matéria-prima como também de cada etapa produtiva.

“Apesar de ser um grande gerador de emprego e renda, o setor têxtil tem grandes desafios como a pirataria. Dificuldade de separar o verdadeiro do falso, o excesso de poluição ambiental com as sobras têxteis jogadas em aterros sanitários, a mão de obra injusta que é aquela semi-escrava ou infantil. Quem está lá na loja comprando não sabe a origem do produto e por quais mãos passou”, explica a engenheira têxtil da R-Inove Micheline Maia Teixeira.

A leitura do código inserido no artigo têxtil é feita através de QR Code (peças novas), aplicativo móvel (peças novas, usadas, lavadas, etc) ou leitor de inteligência artificial. É uma ferramenta capaz de comprovação da originalidade do produto. A tecnologia informa a rastreabilidade completa das operações têxteis, inclusive a geolocalização de produção com objetivo de mitigar a utilização de mão de obra análoga a escrava, por exemplo. Os testes até então evidenciam a permanência do código sobre o artigo têxtil.

A tecnologia já começou a ser usada em produtos. Há 17 anos no mercado, a empresa Brand Têxtil, de São Paulo, é a primeira indústria têxtil a ter um tecido em viscose rastreável em todas as etapas produtivas. “Essa inovação só foi possível, por conta da nossa parceria com a R-Inove. Não existe nada semelhante com essa tecnologia no mercado o que nos deixou bem empolgados, agregando valor ao nosso produto e demonstrando, mais uma vez, a transparência em nossos processos”, ressaltou Bruna Vianna, responsável pela área de sustentabilidade e exportação da Brand.

Leia Também:  Governador confirma que Estado vai incorporar escolas cívico-militares federais

A tecnologia foi uma das propostas aprovadas na segunda edição do Programa de Subvenção Econômica de Apoio à Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico em Empresas – Tecnova Paraná. Resultado de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foram investidos R$ 9,5 milhões no programa para 25 projetos de inovação tecnológica.

“O Tecnova faz parte do Programa Startup Life iniciado em 2019 e é mais um esforço no sentido de apoiar nossas startups no momento inicial de sua composição que costuma ser crítico. É um apoio importante do Governo pois entendemos que o sucesso de uma startup resulta em criação de riqueza e bem-estar para nossa população”, afirmou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.  

Para a proposta da R-Inove estão sendo repassados R$ 259 mil. “Participar do Tecnova II foi um divisor de água para nossa startup, sem os recursos do programa não teríamos conseguido chegar onde chegamos. Hoje temos um aplicativo robusto já na loja da Play Store sendo implementado na Apple Store”, comemora a engenheira da R-Inove Micheline Maia Teixeira.

SEGURANÇA DO TRABALHO – Um importante mercado conquistado pela startup é o segmento de produtos técnicos que são os tecidos destinados à fabricação de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). O processo para que o produto esteja em conformidade para proteger o trabalhador da linha de frente, como os que trabalham em linhas energizadas ou em plataformas de petróleo por exemplo, tem alto custo sendo estes produtos também alvo de falsificação.

Leia Também:  Com fiscalização do IAT, crimes ambientais tiveram redução de 30% na região de Maringá

“Essa é uma linha de produtos em que o acabamento têxtil é muito agressivo. São quase 10 horas de tingimento, depois a mesma quantidade de horas para acabamentos específicos para que ele se torne um tecido antichamas ou anti-arco elétrico. Nós conseguimos implementar dentro do fio têxtil, desta linha de produtos, o código binário e ele conseguiu chegar ao final intacto”, explica Micheline.

“É uma ferramenta para que o trabalhador possa conferir se o produto que ele está usando pode protegê-lo e ele vai conseguir ler este código a partir do próprio celular”, observa.

TECNOVA – O Programa de Subvenção Econômica de Apoio à Inovação e o Desenvolvimento Tecnológico em Empresas – Tecnova Paraná tem como foco estimular e promover a inovação tecnológica em microempresas e empresas de pequeno porte no estado. Surgiu da união de esforços para promover e incentivar a inovação tecnológica em áreas estratégicas, por meio de mecanismos de cooperação entre o setor público, privado e as instituições de pesquisa e desenvolvimento. A terceira edição do Tecnova deve ser lançada pela Fundação Araucária no final de 2023.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Pesquisadores estudam uso de composto na própolis para tratamento de câncer de mama

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Governador confirma que Estado vai incorporar escolas cívico-militares federais

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA