NOVA AURORA

PARANÁ

Mostra Paranaense de Economia Solidária expõe 29 empreendimentos sustentáveis

Publicado em

A Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) e o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) promoveram nesta terça-feira (08) a primeira edição da Mostra Paranaense de Economia Solidária no térreo do Palácio das Araucárias, em Curitiba. O evento contou com a participação de 29 empreendimentos sustentáveis.

A mostra reuniu empreendedores de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral para exposição e comercialização de produtos dos gêneros alimentício, agroecológico e trabalhos artesanais.

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destaca que o objetivo da exposição é conhecer e divulgar as potencialidades dos empreendimentos locais e sensibilizar gestores públicos, como prefeitos e secretários municipais do Trabalho, sobre a importância do fortalecimento da economia solidária no Estado.

“É preciso despertar a consciência tanto do poder público quanto da sociedade civil a respeito da importância da produção e comercialização de produtos sustentáveis, quer seja pelo seu viés econômico quanto por uma mudança nos hábitos de consumo de todos nós”, disse.

Leia Também:  No Show Rural de Inverno, Estado reforça importância de cidades aderirem ao Susaf

Ele ressalta ainda que o Paraná fará um mapeamento dos empreendimentos solidários no Estado para levantar informações mais precisas sobre a renda e trabalho dos produtores, permitindo, desta maneira, a criação de projetos na área.

A presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, Suelen Glinski, destacou que a mostra fortalece a política da economia solidária no Paraná, promovendo o trabalho em rede, o associativismo, cooperativismo e a autogestão.

“A ideia é realizar, juntamente com as reuniões descentralizadas do Conselho, feiras de produtos solidários para fomentar esses empreendimentos e fazer a capacitação de gestores municipais. Esse movimento que se inicia na Capital também será levado para as demais regiões do Paraná”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Seagri participa de encontro de meliponicultura e apicultura na ExpoLondrina

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participou do 2ª Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura nesta terça-feira (8). O evento faz parte da programação da Smart Farm Via Rural, espaço da Seagri na ExpoLondrina. O encontro visa apresentar as boas práticas de produção e pós-produção do mel e derivados, com foco na qualidade e segurança dos produtos.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) esclareceram diversas questões relacionadas ao tema, possíveis dúvidas dos produtores.

O diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Renato Blood, destacou a importância da comunicação entre apicultores. “A apicultura, atividade vital para a polinização e produção de mel, enfrenta desafios cada vez maiores, especialmente devido aos impactos dos defensivos agrícolas nas colônias de abelhas. A comunicação entre os apicultores surge como um ponto crucial para garantir a proteção das abelhas e minimizar os danos causados por essas substâncias químicas” disse.

Em uma das palestras, a técnica da Adapar Késia do Santos Benedito levou informações sobre o cadastro de meliponários e apiários na Adapar. Ela explicou como fazer o cadastro na área rural e urbana, quais produtores devem fazê-lo e quais documentos devem ser apresentados.

Leia Também:  Sanepar oferece diversos serviços em Umuarama e Paranavaí no fim de semana

Além disso, Késia destacou a importância e benefícios de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) para rastreabilidade, segurança e garantia de sanidade dos animais transportados.

Renan Barzan, gerente regional do IDR-Paraná de Londrina falou da importância e o objetivo do evento. “Nosso objetivo é trazer conhecimento, trazer novas tecnologias, um olhar sobre a produção sustentável. Esse é o espaço para essa troca de experiências para que a gente possa ter um melhor desenvolvimento dessas atividades no Paraná” afirmou.

O tema “Boas práticas de colheita, armazenamento e comércio dos meles e derivados da abelhas nativas” foi apresentado pelo técnico do IDR-Paraná Marlon Thiago Hadzluck. O foco foi o manejo da apicultura – ele explicou a diferença entre cada uma das abelhas sem ferrão e quais culturas elas mais beneficiam com a polinização. Abordou, ainda, as novas normas para criação de abelhas e a importância delas para a agropecuária de todo o mundo.

Marlon explicou também quais são as formas e cuidados para extração e armazenamento de mel e como isso pode interferir no produto final; como as diferentes formas de envasar e apresentar o produto influenciam na credibilidade do cliente; deu dicas para fazer boas vendas e mostrou as diferentes opções de produtos derivados do mel.

Leia Também:  Capacitação de profissionais e acadêmicos para o Verão Maior Paraná começa neste domingo

O evento também contou a palestra da médica veterinária Priscila Lima Magarotto de Paula, representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina, que apresentou o tema “Regularização das agroindústrias de mel: papel do serviço de inspeção municipal no comércio local”.

A programação contou ainda com a palestra do engenheiro agrônomo do Senar-PR Cléber Henrique de Oliveira com o tema “Diversificação de renda na apicultura”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA