NOVA AURORA

PARANÁ

Banco de Leite do HUOP registra aumento de 14,3% nas doações no primeiro semestre do ano

Publicado em

O Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel, registrou aumento de 14,3% nas doações de leite no primeiro semestre de 2023. Foram 2.170,5 litros coletados entre janeiro e junho, contra 1.898,4 litros de leite humano no mesmo período do ano anterior.

Com volume maior, também aumentou a distribuição de leite, passando de 1.648,5 litros para 1.726,8 litros de leite no primeiro semestre de 2023, aumento de 2,5%. Dentro desses números estão os recém-nascidos que fazem tratamentos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) neonatal do HUOP.

Agosto é definido como mês dedicado a estimular o aleitamento materno e promover ações que visam a importância da amamentação. Por essas iniciativas, recebe a alcunha de Agosto Dourado. No Brasil, data foi instituída em 12 de abril de 2017 pela Lei Federal n°13.345, tendo a cor dourada escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano.

Leia Também:  Mês das crianças terá "Rádio Saltimbancos" no Teatro Guaíra

No Banco de Leite do HUOP desde 2008, a enfermeira Anelise Vieczorek, fala sobre a importância da doação de leite. “Ele é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos e deve ser mantida até os dois anos de idade da criança, mesmo após a introdução alimentar. Somente o leite humano possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Cada doação que chega até nós é bem-vinda e ajuda a salvar vidas”, afirma.

O Banco de Leite Humano da universidade foi inaugurado em 1999. Ao longo desse período já foram arrecadados e distribuídos mais de 30 mil litros de leite. Mais de 3 mil recém-nascidos foram beneficiados até hoje.

Todas as mães que tiveram seus filhos no HUOP e também fora dele, e moram na região, podem procurar a equipe. As equipes ajudam as mães a iniciar a amamentação na primeira hora após o parto e orientam as mães sobre a forma de alimentar corretamente o recém-nascido. 

Leia Também:  Paraná já tem empresa responsável pela plataforma da loteria do Estado

Outro trabalho é a captação de doadoras, para garantir a doação e coleta de leite humano. Este leite é pasteurizado, e após rigoroso controle de qualidade, é distribuído para bebês prematuros ou baixo peso, que estejam internados na UCI, UTI neonatal ou outros setores do HUOP.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Catálogo da mostra do fotógrafo German Lorca já está disponível na MON Loja

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Operação da PMPR mira grupo que lavava dinheiro do tráfico com bens de luxo

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA