NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Militar celebra 169 anos com o concerto “Heróis do Paraná” no Teatro Guaíra

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) comemora os seus 169 anos com o tradicional concerto de aniversário que, neste ano, acontece nos dias 8 e 9 de agosto no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), em Curitiba.

O concerto “Heróis do Paraná” também contará com a participação de convidados especiais e homenagens aos policiais militares que se destacaram em suas ações e contribuíram para a segurança e bem-estar da população paranaense.

“Por meio da música, celebramos nossa história, honramos nossos policiais e fortalecemos os laços com a comunidade que servimos. É um momento de união e celebração de nossos valores e compromisso com a segurança pública”, disse o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Além de promover a cultura, o evento ainda tem como finalidade ajudar instituições carentes. Os ingressos foram trocados por alimentos não perecíveis, que serão doados

Leia Também:  Unioeste divulga aprovados em seleção de Residência Técnica em Economia Rural

Para o maestro da Banda, capitão Elizeu da Silva, as apresentações são oportunidades de demonstrar o talento e a dedicação dos músicos da banda da PMPR. “A música tem o poder de emocionar, inspirar e transmitir mensagens profundas. Esperamos que nossas melodias toquem os corações do público e reforcem o papel fundamental da instituição na segurança e bem-estar de nossa sociedade”, afirmou.

Depois desse show, a Banda de Música da Polícia Militar do Paraná vai realizar três apresentações em pontos turísticos de Curitiba, como parte das comemorações dos 169 anos da corporação. Os eventos acontecerão nos dias 12 de agosto, às 10 horas, na Boca Maldita; 13 de agosto, às 15 horas, no Parque Barigui, e no dia 20 de agosto, às 15 horas, no Parque Tingui. Todos os shows são gratuitos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

ExpoLondrina amplia acesso de produtores rurais à meliponicultura e apicultura

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participou do 2° Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura nesta terça-feira (8). O evento faz parte da programação da Smart Farm Via Rural, espaço da Seagri na ExpoLondrina. O encontro apresentou as boas práticas de produção e pós-produção do mel e derivados, com foco na qualidade e segurança dos produtos.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) esclareceram diversas questões relacionadas ao tema, possíveis dúvidas dos produtores.

O diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Renato Blood, destacou a importância da comunicação entre apicultores. “A apicultura, atividade vital para a polinização e produção de mel, enfrenta desafios cada vez maiores, especialmente devido aos impactos dos defensivos agrícolas nas colônias de abelhas. A comunicação entre os apicultores surge como um ponto crucial para garantir a proteção das abelhas e minimizar os danos causados por essas substâncias químicas” disse.

Em uma das palestras, a técnica da Adapar Késia do Santos Benedito levou informações sobre o cadastro de meliponários e apiários na Adapar. Ela explicou como fazer o cadastro na área rural e urbana, quais produtores devem fazê-lo e quais documentos devem ser apresentados.

Leia Também:  Conferência em Foz debate soluções e articula ações para enfrentar mudanças climáticas

Além disso, Késia destacou a importância e benefícios de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) para rastreabilidade, segurança e garantia de sanidade dos animais transportados.

Renan Barzan, gerente regional do IDR-Paraná de Londrina falou da importância e o objetivo do evento. “Nosso objetivo é trazer conhecimento, trazer novas tecnologias, um olhar sobre a produção sustentável. Esse é o espaço para essa troca de experiências para que a gente possa ter um melhor desenvolvimento dessas atividades no Paraná”, afirmou.

O tema “Boas práticas de colheita, armazenamento e comércio dos meles e derivados da abelhas nativas” foi apresentado pelo técnico do IDR-Paraná Marlon Thiago Hadzluck. O foco foi o manejo da apicultura. Ele explicou a diferença entre cada uma das abelhas sem ferrão e quais culturas elas mais beneficiam com a polinização. Abordou, ainda, as novas normas para criação de abelhas e a importância delas para a agropecuária de todo o mundo.

Marlon explicou também quais são as formas e cuidados para extração e armazenamento de mel e como isso pode interferir no produto final; como as diferentes formas de envasar e apresentar o produto influenciam na credibilidade do cliente; deu dicas para fazer boas vendas e mostrou as diferentes opções de produtos derivados do mel.

Leia Também:  Governo do Estado homologa situação de emergência em Guaratuba e Matinhos

O evento também contou a palestra da médica veterinária Priscila Lima Magarotto de Paula, representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina, que apresentou o tema “Regularização das agroindústrias de mel: papel do serviço de inspeção municipal no comércio local”.

A programação contou ainda com a palestra do engenheiro agrônomo do Senar-PR Cléber Henrique de Oliveira com o tema “Diversificação de renda na apicultura”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA