PARANÁ
Balanço positivo: vitrine das ações do Estado movimenta reunião da SBPC
Publicado em
28 de julho de 2023por
Itajuba TadeuO Governo do Estado fez nesta sexta-feira (28) um balanço das ações desenvolvidas na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, teve o o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A programação começou no domingo (23) e segue até este sábado (29), com participantes de todo o Brasil.
A Seti e a Fundação Araucária compartilharam um dos maiores estandes do pavilhão da 30ª Exposição de Ciência e Tecnologia (Expotec 2023), numa área total de 128 metros quadrados. O espaço foi aproveitado como vitrine do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, com a divulgação de programas governamentais estratégicos. Ao longo da semana, o local também foi utilizado como gabinete itinerante da Seti, com a realização de 15 reuniões, envolvendo autoridades de nível nacional e regional ligadas à ciência.
Simultaneamente, as sete universidades estaduais ocuparam uma estrutura de 168 metros quadrados. Nesse espaço acadêmico, 238 estudantes e professores universitários se revezaram para atender mais de 15 mil alunos de diferentes idades, de escolas públicas e privadas, que visitaram o evento. Esses monitores atuaram na divulgação de projetos de ensino, pesquisa e extensão das respectivas instituições de ensino superior, em várias áreas do conhecimento, a fim de despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela universidade.
Na avaliação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, participar desse tipo de evento é positivo para fortalecer a educação do Paraná. “Mostramos para a comunidade científica nacional o que tem sido feito pelas nossas sete universidades estaduais e pelas instituições de pesquisa científica e tecnológica. O balanço é muito positivo para o sistema de ciência e tecnologia do Paraná, o segundo estado que mais investe em ciência no país”, destacou.
Ele ressaltou a intensa programação técnica e acadêmica, que possibilitou reflexões em torno da importância da ciência para o desenvolvimento brasileiro, que devem orientar a proposição de políticas públicas. “Destacamos o programa das agências de desenvolvimento regional sustentável, que inclusive foi objeto de discussão, inspirando outros estados a compreenderem esse modelo de relação entre a academia e o setor produtivo empresarial. A ideia é fazer cada vez mais da ciência o motor de desenvolvimento do Paraná”, sinalizou o secretário.
Na programação técnica desta sexta-feira a professora Antonia Aparecida Lopes, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), conduziu uma mesa-redonda sobre linguagem brasileira de sinais no currículo do ensino superior.
EXPERIÊNCIA – Em uma cerimônia com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, professor Rodrigo Arantes Reis, coordenador geral da 75ª Reunião Anual da SBPC, o secretário Aldo Bona entregou certificados aos representantes das universidades estaduais responsáveis pelos grupos de monitores.
A aluna do segundo ano do Curso de Enfermagem, Joana Ladislau, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, destacou a experiência de participar de um evento dessa natureza. “É muito enriquecedor participar de um encontro tão grande e de nível nacional, apresentando os cursos e os projetos que desenvolvemos nas universidades e conhecendo realidades diferentes, inclusive nas outras universidades estaduais”, frisou.
Para o professor Paulo Antônio Liboni, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), esse tipo de evento é importante para fortalecer o ecossistema de ensino, pesquisa e extensão do Paraná. “A reunião anual da SBPC é um ambiente propício para divulgar os projetos desenvolvidos nas universidades, em especial para os alunos da educação básica, e mostrar a importância de fazer ciência, motivando os jovens a ingressar em cursos superiores e seguir carreira acadêmica”, salientou o docente, que coordenou um grupo com 35 estudantes.
PESQUISA E INOVAÇÃO – O Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) esteve em destaque mais uma vez entre as ações de ciência e tecnologia da Seti. Ao todo, cinco pesquisadores de projetos ligados à sustentabilidade, selecionados na edição de 2023, participaram da programação dos espaços de atendimento: haste mecânica para higiene pessoal; startup de finanças; hidrocarvões para remoção de poluentes em resíduos de processos industriais; processo para o tratamento de efluentes industriais com metais pesados; e uma cápsula para drinques.
INOVAÇÃO – Neste sexto dia de programação, a Fundação Araucária divulgou o Programa Centelha, que integra o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Empreender e inovar (Napi Startup Life). A iniciativa tem como objetivo estimular o empreendedorismo por meio de capacitações para o desenvolvimento de bens, serviços e processos inovadores. Em duas edições, o programa subsidiou aproximadamente 80 startups paranaenses. Uma dessas empresas, a R2 Soluções, que atua com serviços de consultoria de Tecnologia da Informação (TI), esteve no estande do Governo do Estado.
O engenheiro Fernando Cesar De Lai, coordenador do projeto DigiWell, plataforma desenvolvida pela R2 Soluções, destacou as ações de fomento voltadas para o setor empresarial. “As iniciativas, projetos, programas e ações relacionadas ao fomento de ideias e de pesquisa são fundamentais para o desenvolvimento do mercado empresarial e da sociedade, pois todo o processo de idealização da nossa empresa, por exemplo, foi iniciado a partir do Programa Centelha”, afirmou.
Já o Sistema de Parques Científicos e Tecnológicos do Paraná (Separtec) apresentou o CienTech, o parque científico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Medianeira. No estande, o professor Fernando Schutz, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, apresentou algumas pesquisas aplicadas para a busca de soluções tecnológicas desenvolvidas no parque tecnológico. Durante o evento ele destacou a importância da atração e incubação de empresas e projetos inovadores.
Neste sábado (29), os coordenadores da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina (Ciência e Tecnologia) e Fabiano Gonçalves Costa (Ensino Superior), e o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos, estarão presentes entre 9 horas e 17 horas, apresentando programas estratégicos no âmbito das duas instituições.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
Published
11 horas agoon
11 de abril de 2025By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.
O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.
“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.
O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.
A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.
A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.
PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.
Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.
Fonte: Governo PR

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Projeto Genomas Paraná já sequenciou 1,2 mil amostras da população de Guarapuava

Com novo arranjo, Estado investirá R$ 4,2 milhões para pesquisar o setor aeroespacial

Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril

Genomas Paraná já sequenciou 1,2 mil amostras da população de Guarapuava
PARANÁ


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...


Com novo arranjo, Estado investirá R$ 4,2 milhões para pesquisar o setor aeroespacial
Com o objetivo de fortalecer o Paraná como referência no setor aeroespacial, incentivando a formação de profissionais e apoiando empresas...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...


Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’
Luciana Gimenez, de 55 anos, foi clicada durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (11), usando lentes de contato...


Filha do sertanejo Leandro, Lyandra Costa, se emociona em chá de bebê: ‘Caiu no choro’
A médica Lyandra Costa, de 29 anos, filha do saudoso sertanejo Leandro (1961-1998), que fazia dupla com o irmão Leonardo, de 61 anos,...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
ExpoLondrina espera público recorde e R$ 1,5 bilhão em negócios
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar