NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Saúde intensifica ações de combate às hepatites virais em todo Estado

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai promover nesta sexta-feira (28), no centro de Curitiba, na Rua José Loureiro, 578, testagem rápida para hepatites B e C, abordagens pessoais sobre transmissão e prevenção, divulgação de serviços para atendimento, orientação e oferta de vacinação para hepatite B.

O evento, como parte das ações do dia 28 de julho, marcado como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Secretaria da Saúde de Curitiba.

O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce das hepatites virais, permitindo um tratamento adequado e oportuno, impactando diretamente na qualidade de vida do indivíduo, sendo ainda um poderoso instrumento de prevenção de complicações como cirrose e câncer hepático. Em outras regiões do Paraná também foram realizadas em todo mês de julho ações direcionadas para profissionais da saúde e à população em geral, como capacitações, palestras, testagem, além da vacinação.

AÇÕES – No município de Doutor Camargo, de abrangência da 15ª Regional de Saúde de Maringá (Noroeste), cerca de 60 profissionais participaram de uma capacitação sobre hepatites virais. Na 8ª Regional de Francisco Beltrão, no município de Dois Vizinhos, no Sudoeste, foram feitos mais de 300 testes em uma empresa parceira da iniciativa. Em todas as demais Regionais de Saúde houve participação dos municípios e realização de ações voltadas à prevenção da doença.

Leia Também:  Transferências constitucionais: Estado destinou R$ 11,5 bilhões aos municípios em 2023

De acordo com a chefe da DCIST da Sesa, Mara Franzoloso, a hepatite é uma doença grave e constitui um grave problema de saúde pública. “É primordial a informação para conseguirmos fazer o tratamento adequado. Pretendemos reforçar as medidas de vigilância, controle e prevenção das hepatites, alertando toda a sociedade sobre a doença”.

Mara ainda reforçou a importância do trabalho nos vários municípios do Paraná, por meio das Regionais de Saúde. “Esse mês é muito importante nesse sentido, para que haja uma maior divulgação do assunto e oferta de testes rápidos para o diagnóstico. A Sesa levou informação à população, nas escolas, com parcerias com outras instituições e ainda a testagem rápida”.

SINTOMAS – Em geral, as hepatites virais agudas são assintomáticas, e por isso caracterizadas como uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, podem se manifestar com febre baixa, fadiga, mal-estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (coloração amarelada), urina escura, fezes esbranquiçadas. Existem vários tipos de hepatites virais (A, B, C, D, E). As mais comuns no Brasil são as do tipo A, B e C.    

Leia Também:  Patrulhamento comunitário já atendeu 541 ocorrências e prendeu 230 pessoas em Curitiba

Em 2021 o Paraná notificou 939 casos de hepatite B (8,2 casos por 100 mil/ habitantes), 650 casos de hepatite C (5,7 por 100 mil/habitantes) e 14 casos de hepatite A (0,12 por 100 mil habitantes. No ano passado foram 1.016 casos de hepatite B (8,9 casos por 100 mil/habitantes), 692 casos de hepatite C (6,1 casos por 100 mil/habitantes) e 20 de hepatite A (0,17 por 100 mil habitantes).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

Published

on

By

Mais uma vez, o Paraná é o destaque na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 235 alunos de todo o Brasil classificados para a 4ª e última fase da competição, 87 (36,6%) são do Estado, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. O Paraná lidera o número de alunos finalistas, seguido pelo Ceará. A lista dos aprovados para a quarta fase da ONIA está disponível no site www.oniabrasil.com.br.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes do país que passaram para a segunda fase, mais da metade era do Estado, totalizando 30.911. Já para a terceira fase, o Paraná classificou 1.378 estudantes, dos 3.332 de todo o Brasil.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou a classificação dos alunos para a quarta fase da competição. “Novamente mais um resultado fantástico do Paraná, com mais de um terço dos alunos classificados sendo do nosso Estado. Isso mostra como todo o trabalho que temos desenvolvido para tornar o Paraná referência em inteligência artificial tem dado frutos”.

Leia Também:  Projeto Óculos Amigo é vencedor de prêmio nacional de inovação no setor público

Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Educação (Seed), vai entregar notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da terceira fase da Olimpíada.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, e também aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Ao todo, serão 70 prêmios oferecidos, com um investimento aproximado de R$ 380 mil. Serão entregues 30 notebooks VAIO para os alunos que se classificarem do 1º ao 30º lugar e 20 “iPads 9” para os classificados entre o 31º e 50º lugar. Também serão entregues 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com mais alunos selecionados para a 4ª fase da competição.

Leia Também:  Com foco na qualificação, Paraná participa da Conferência Nacional de Saúde Mental

A quarta etapa acontece no dia 15 de abril, de forma presencial, com divulgação do resultado prevista 20 de abril. Os alunos classificados devem preencher o formulário para definição dos polos de aplicação da prova. Os quatro melhores do país vão representar o Brasil na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global a ser realizado em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

ONIA BRASIL – Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento. A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA