PARANÁ
Paraná se prepara para receber milhares de turistas em temporada de cruzeiros
Publicado em
26 de julho de 2023por
Itajuba TadeuRepresentantes do Governo do Estado, da MSC Cruzeiros e prefeituras estiveram reunidos nesta quarta-feira (26) para discutir os preparativos para a recepção de milhares de turistas que começarão a chegar ao Litoral do Paraná a partir de 1º de dezembro. O objetivo é garantir infraestrutura e logística de qualidade aos passageiros de 15 cruzeiros marítimos que incluirão em suas rotas o Porto de Paranaguá.
As viagens serão feitas entre 1º de dezembro de 2023 e 8 de março de 2024 pelo navio MSC Lirica, que contará com aproximadamente 2.200 passageiros em cada rota, dos quais cerca de 1.200 turistas nacionais e 1.000 estrangeiros. A maior cidade do Litoral do Paraná será uma de quatro paradas previstas no trajeto de sete dias pela América do Sul, que também inclui visitas às cidades de Itajaí, em Santa Catarina, Punta del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, capital argentina.
De acordo com Irapuan Cortes, que preside o Serviço Autônomo Viaje Paraná, órgão estadual criado para promover o setor turístico, o objetivo do encontro é fazer um alinhamento maior entre os órgãos envolvidos com a operação para garantir que tudo saia conforme o planejado, o que deve se refletir na geração de novos empregos e renda na região.
“Este é um momento de inovação para o Paraná, em que as secretarias estaduais e as prefeituras precisam estar muito bem preparadas para receber os turistas que chegarão ao nosso Litoral”, afirmou. “A gente está organizando essa chegada com os municípios, que precisam entender qual o papel de cada um nesse processo, e que podem contar com o apoio do Governo do Estado, assim como a MSC”.
A parada de navios de Cruzeiro em Paranaguá não é novidade, mas esta será a primeira vez em que a cidade também contará com a operação de embarque e desembarque de passageiros. Inicialmente, serão 350 vagas por rota, totalizando 5.250 passageiros que poderão iniciar a viagem em cada um dos 15 cruzeiros a partir do Paraná.
Segundo a diretora de Operações e Serviços da MSC Cruzeiros no Brasil, Marcia Leite, cerca de 50% de todas as passagens disponíveis para Paranaguá já foram comercializadas até o momento. Ela também destacou o suporte fornecido pelo poder público à iniciativa.
“É um momento importante não só para Paranaguá e o Paraná, mas também para a MSC, que sempre está buscando novos destinos e que tinha o Estado como um objetivo. Esperamos que este seja apenas o início de uma parceria que deve crescer e que pode ser ampliada para outras cidades paranaenses através do engajamento de todos. O que prevalece é o fomento à economia da região e às comunidades litorâneas”, declarou a representante da empresa no Brasil.
Outro a exaltar o potencial econômico que os novos cruzeiros representam foi o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. Ele considera que a contribuição para a viabilização da operação faz parte da missão da empresa pública. “A Portos do Paraná busca sempre atender a população de Paranaguá e região com excelência e esse projeto é muito importante para as cidades do Litoral, que terão um incremento em hotelaria, gastronomia e transporte, fazendo com que o comércio gire como um todo”, disse.
“Paranaguá e Antonina vivem quase exclusivamente da economia portuária, com 70% dos empregos gerados nos portos. Agora, com esse incremento no setor do turismo, a economia vai crescer muito, o que é fundamental para todos os moradores”, concluiu.
INFRAESTRUTURA PARA RECEPÇÃO – A secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, explicou que o município, em parceria com o Estado, tem se planejado em torno da infraestrutura necessária para atender os turistas. Entre as medidas, está a criação de dois espaços para recepção dos passageiros.
O principal receptivo ficará ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, que fica a menos de dois quilômetros da área de desembarque do Porto, facilitando o translado, e que também servirá de ponto de partida para passeios de barco pela baía de Paranaguá, através de uma estrutura recém-reformada pela prefeitura. “A gente vai ter o ‘Mega Rocio’, com capacidade para mais de três mil pessoas e que fica localizado próximo ao cais do Porto e com fácil acesso ao Centro da Cidade”, explicou.
O outro deverá ser instalado no Centro Histórico de Paranaguá, local mais turístico devido às construções centenárias, restaurantes típicos e o Aquário Municipal e ponto de partida de passeios tradicionais, como a Ilha do Mel. “Teremos uma estrutura para os visitantes que querem passear por Paranaguá e também espaços para que os municípios vizinhos divulguem os seus atrativos”, informou.
PRESENÇAS – Na reunião, também estiveram presentes o secretário de Estado do Esporte e coordenador do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski; o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria do Esporte, Tiago Campos; o diretor de Promoção, Inovação e Inteligência Turística da Secretaria de Estado do Turismo, Fábio Skraba; o presidente de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), Nelson Cotovicz Filho; a coordenadora das Unidades de Conservação do Instituto Água e Terra (IAT), Ana Letícia Lowen; o diretor de Mercado da Invest Paraná, Gustavo Cejas; o diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Segurança Pública, coronel Fernando Kempes; o deputado estadual Anibelli Neto; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle; e a secretária de Cultura e Turismo de Morretes, Patrícia Assis Santos.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina
Published
4 horas agoon
6 de abril de 2025By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.
A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.
“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.
“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.
OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.
“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.
Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.
IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.
“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.
Fonte: Governo PR

Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro

Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda

Internacional vence o Cruzeiro por 3 a 0 no Beira-Rio

Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão

Elaine Mickely e Cesar Filho comemoram 25 anos de casados em praia: ‘Elo perfeito’
PARANÁ


Nos EUA, governador garante aquisição de tecnologia de gigante global de segurança
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera a partir deste domingo (6) uma viagem internacional do Governo do Paraná aos...


Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina
O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma...


Com investimento de R$ 41,5 milhões, governador entrega Viaduto da PUC, em Londrina
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, neste sábado (5), o novo viaduto na BR-369, com acesso à Avenida Jockey...
POLÍCIA


PCPR apreende facas durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em Jataizinho
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Científica do Paraná (PCP), apreendeu três facas e uma...


PCPR cumpre bloqueio de R$ 3 milhões em bens de grupo ligado ao tráfico
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu ordens judiciais de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens móveis e...


PCPR e GCM prendem mulher por tentativa de feminicídio em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu em flagrante uma mulher por...
ENTRETENIMENTO


Elaine Mickely e Cesar Filho comemoram 25 anos de casados em praia: ‘Elo perfeito’
Elaine Mickely, de 44 anos, e Cesar Filho, de 64 anos, estão em clima de lua de mel! O casal...


Mari Gonzalez, Bell Marques e a família dele visitam mesquita: ‘Vestimentas tradicionais’
Mari Gonzalez, de 31 anos, conheceu um novo ponto turístico durante a viagem que está fazendo com a família do...


Poliana Rocha homenageia Virginia Fonseca em dia de aniversário e declara: ‘Uma filha’
Poliana Rocha, de 48 anos, homenageou a nora, Virginia Fonseca, que completa 26 anos neste domingo (6), com uma linda...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ6 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água