NOVA AURORA

PARANÁ

MON promove mediações e atividades educativas gratuitas a todos públicos em agosto

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) fará oficinas e mediações gratuitas no mês de agosto. No dia 02, o público poderá participar do projeto “Laboratório de Experiências” com giz pastel seco. A atividade acontecerá em duas sessões: às 13h30 e às 15h30.

No projeto, a oficina do museu se transforma num grande espaço de investigações e descobertas. Crianças e adultos podem conhecer de perto materiais e técnicas diversas, explorando suas possibilidades plásticas e sensoriais.

A primeira visita mediada do mês ocorrerá no dia 09, às 15h, à mostra “Sou Patrono”, que reúne obras da coleção permanente do Museu, expostas na Sala 2. A mediação prioriza o diálogo e a investigação acerca das obras e dos artistas presentes na exposição.

O grafite assinado pela dupla OSGEMEOS, que compõe o Pátio das Esculturas do MON, servirá de inspiração para a oficina artística do dia 16. Os participantes criarão estênceis e irão preenchê-los com tinta spray. A oficina será em dois períodos: 13h30 e 15h30.

No final de agosto, no dia 23, às 15h, a mediação acontecerá em “Sonoridades de Bispo do Rosário”, exposição expressiva com obras que marcam o legado do artista.

Leia Também:  Pós-chuvas: DER/PR avança na recuperação da pavimentação na PR-323 em Umuarama

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Oficinas

Laboratório de Experiências: Giz Pastel Seco

2 de agosto – Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h

Espaço de Oficinas

Recomendada para maiores de 3 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas à lotação.

Estêncil

16 de agosto – Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h

Espaço de Oficinas

Recomendada para maiores de 5 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para menores de 14 anos de idade. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas à lotação.

Leia Também:  Audiências públicas da concessão da Pedreira do Atuba serão nos dias 13 e 14 de agosto

Mediações

Sou Patrono

9 de agosto – 15h – Sala 2

Sonoridades de Bispo do Rosário

23 de agosto – 15h – Sala 6

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

ExpoLondrina amplia acesso de produtores rurais à meliponicultura e apicultura

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participou do 2° Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura nesta terça-feira (8). O evento faz parte da programação da Smart Farm Via Rural, espaço da Seagri na ExpoLondrina. O encontro apresentou as boas práticas de produção e pós-produção do mel e derivados, com foco na qualidade e segurança dos produtos.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) esclareceram diversas questões relacionadas ao tema, possíveis dúvidas dos produtores.

O diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Renato Blood, destacou a importância da comunicação entre apicultores. “A apicultura, atividade vital para a polinização e produção de mel, enfrenta desafios cada vez maiores, especialmente devido aos impactos dos defensivos agrícolas nas colônias de abelhas. A comunicação entre os apicultores surge como um ponto crucial para garantir a proteção das abelhas e minimizar os danos causados por essas substâncias químicas” disse.

Em uma das palestras, a técnica da Adapar Késia do Santos Benedito levou informações sobre o cadastro de meliponários e apiários na Adapar. Ela explicou como fazer o cadastro na área rural e urbana, quais produtores devem fazê-lo e quais documentos devem ser apresentados.

Leia Também:  Lottopar vai promover Semana do Jogo Responsável para conscientizar apostadores

Além disso, Késia destacou a importância e benefícios de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) para rastreabilidade, segurança e garantia de sanidade dos animais transportados.

Renan Barzan, gerente regional do IDR-Paraná de Londrina falou da importância e o objetivo do evento. “Nosso objetivo é trazer conhecimento, trazer novas tecnologias, um olhar sobre a produção sustentável. Esse é o espaço para essa troca de experiências para que a gente possa ter um melhor desenvolvimento dessas atividades no Paraná”, afirmou.

O tema “Boas práticas de colheita, armazenamento e comércio dos meles e derivados da abelhas nativas” foi apresentado pelo técnico do IDR-Paraná Marlon Thiago Hadzluck. O foco foi o manejo da apicultura. Ele explicou a diferença entre cada uma das abelhas sem ferrão e quais culturas elas mais beneficiam com a polinização. Abordou, ainda, as novas normas para criação de abelhas e a importância delas para a agropecuária de todo o mundo.

Marlon explicou também quais são as formas e cuidados para extração e armazenamento de mel e como isso pode interferir no produto final; como as diferentes formas de envasar e apresentar o produto influenciam na credibilidade do cliente; deu dicas para fazer boas vendas e mostrou as diferentes opções de produtos derivados do mel.

Leia Também:  Governo emitiu 4 mil Carteirinhas do Autista em abril em mutirões pelo Estado

O evento também contou a palestra da médica veterinária Priscila Lima Magarotto de Paula, representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina, que apresentou o tema “Regularização das agroindústrias de mel: papel do serviço de inspeção municipal no comércio local”.

A programação contou ainda com a palestra do engenheiro agrônomo do Senar-PR Cléber Henrique de Oliveira com o tema “Diversificação de renda na apicultura”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA