NOVA AURORA

PARANÁ

Operação integra cinco estados, apreende 19 toneladas de drogas e prende 2,7 mil pessoas

Publicado em

A Operação Fronteiras e Divisas Integradas II, realizada por forças policiais de cinco estados, resultou na apreensão de 19 toneladas de drogas e na prisão de 2.749 pessoas, sendo que 1.303 delas procuradas pela justiça. A operação aconteceu entre os dias 20 e 24 de julho simultaneamente no Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A atuação intensa das polícias dos cinco estados também deteve 167 menores, apreendeu 185 armas e recuperou 754 veículos roubados e furtados, e foram elaborados 49.901 autos de infração de trânsito. Ao todo, a ação contou com 17.418 policiais, 7.054 viaturas empregadas, além do apoio de 11 aeronaves, 13 drones, 20 embarcações, 26 cavalos e 30 cães.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, explicou que o objetivo foi demonstrar que as ações nesta área podem ser executadas com integração e alinhamento, com o compartilhamento de ideias. “Os resultados desta operação nos mostram isso e refletem, principalmente, a parceria entre os estados da região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Agendamento de mamografias podem ser feitos sem sair de casa em Cafelândia

“Firmamos um acordo de cooperação para realização de operações em conjunto e troca de informações de inteligência, pois o crime atualmente rompe barreiras do país e nós não tínhamos uma comunicação direta com as polícias dos outros estados”, disse o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.

Toda a operação foi planejada durante o II Encontro entre Secretários de Segurança Pública do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul (Sulmassp), que aconteceu no mês passado, em São Paulo, com o objetivo de fortalecer a integração entre órgãos. O encontro dos secretários da Segurança Pública é uma iniciativa que visa aproximar as forças policiais dos cinco estados para combater, de forma integrada e efetiva, o crime organizado nas áreas de divisa e fronteira.

PRIMEIRA FASE – A primeira fase da Operação Fronteiras e Divisas Integrada ocorreu em maio, logo após o primeiro encontro da Sulmassp, realizado em março em Curitiba. Naquela etapa, durante os trabalhos policiais nas divisas dos cinco estados, foram apreendidas 3,3 toneladas de maconha, 92,4 quilos de cocaína, 21,5 quilos de crack e 2,1 quilos de haxixe. Também foram recuperados 184 veículos.

Leia Também:  Grande quantidade de drogas é apreendida na região oeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Após investir R$ 72 milhões em saúde bucal em 4 anos, Estado fará novo aporte de R$ 35 milhões

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Com muitas novidades, Unioeste abre inscrições para vestibular com 1.260 vagas

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA