NOVA AURORA

PARANÁ

Especialistas em TI contratados pela Secretaria da Fazenda vão atuar na modernização fiscal

Publicado em

A Secretaria da Fazenda, por meio da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Atic), contratou nesta terça-feira (25) três novos consultores individuais especialistas na área de Tecnologia da Informação. Eles vão atuar no desenvolvimento de sistemas e gestão do Projeto de Modernização Fiscal do Paraná (Profisco II).

O objetivo é ampliar o corpo técnico da área de TI para auxiliar na execução de projetos do Profisco II e atividades pertinentes à Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. O contrato terá vigência de 12 meses, podendo ser renovado. Os profissionais foram selecionados mediante prova de títulos de editais publicados no portal da Fazenda. 

“A experiência que eu tive em trabalhar com projetos na área de segurança da informação me permitiu estar em contato com tecnologia de ponta. Com isso vou conseguir colaborar e trazer essa experiência de processos de governanças ao Estado”, destacou a nova consultora de TI, Gracyele Furbringer. 

Leia Também:  Pronto atendimento do IAT ajuda a salvar a vida de animais silvestres no Litoral

Para o consultor Pedro Ricardo Baptista de Miranda, essa ligação entre a necessidade de serviços informatizados com as equipes técnicas de tecnologia de informação é fundamental para facilitar e otimizar toda a cadeia de sistemas da Receita e Fazenda. Já o especialista em TI Carlo Costa Gallinea ressaltou que, com sua experiência, vai contribuir na área de consultoria de projetos de informação para o desenvolvimento sistemas de modernização fiscal. O novo consultor atuava até então na Secretaria de Finanças de Curitiba. 

Os contratos foram assinados pela diretora-geral da Sefa, Marcia do Valle, em ato que contou com a participação do secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior; da chefe de gabinete Priscila Mânica; do coordenador do Profisco II, Sandro Celso Ferrari; da assessora do Núcleo de Licitações Contratos e Convênios, Renata Berbetz; e dos auditores fiscais Tercio Rhodes e Alan Gimenez Ribeiro. 

VAGAS ABERTAS – A Secretaria da Fazenda está também com inscrições abertas para a contratação de seis consultores individuais nas áreas de contabilidade, tecnologia da informação e finanças públicas. Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 15 de agosto.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros terá drones com câmera termal e alto-falante em ação no Litoral

O objetivo das contratações é fornecer auxílio na definição e implementação de uma metodologia de contabilidade de custos. Além disso, os consultores também participarão da implementação, gestão e execução dos projetos previstos no Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira, Contabilidade e Controle (SIAFIC).

Confira mais informações pelo EDITAL.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  AGU defende constitucionalidade do projeto Parceiro da Escola

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Sanepar passa a integrar Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 em 2023

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA