7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    UEPG leva projetos inovadores para a semana da 75ª Reunião Anual da SBPC

    Publicado em

    A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participa da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece nesta semana. Este ano o tema do evento é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. O evento acontece no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

    Ele tem como objetivo reunir pesquisadores e alunos e divulgar a ciência que acontece em universidades de todo o Brasil. A Reunião traz programação científica composta por mais de 220 atividades, com 131 debates presenciais e 93 virtuais, além de 600 palestrantes de diferentes universidades.

    O estande da UEPG terá a participação dos cursos de Engenharia de Computação, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos e Física. Também participará a Biblioteca Central Prof. Faris Michaeli; a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), representada pelo Clube da Robótica; e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), levando atrativos sobre o Festival Nacional de Teatro (Fenata) e o Festival Universitário da Canção (FUC).

    Leia Também:  Governo solicita liberação da última parcela de seis obras do projeto Avança Paraná I

    Durante o evento, os cursos e representantes da UEPG apresentarão atividades correspondentes à sua área de estudo e trabalho.

    Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), enaltece a participação das universidades estaduais de maneira proativa, sendo um grande diferencial, e também reforça a presença da UEPG no SBPC. “Estaremos mostrando algumas das várias inovações na área da ciência que são desenvolvidas pela nossa instituição. É o momento de mostrarmos o que fazemos aqui e celebrarmos a ciência”, afirma.

    Durante a SBPC, acontece o ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação com a participação de mais de 50 expositores, entre universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e empresas. A semana também traz o espaço SBPC Jovem, com exposições interativas, oficinas científicas e bate-papos com cientistas; e a SBPC Cultural, com programação musical, artística e cultural.

    Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O estande da UEPG estará localizado dentro do pavilhão da SBPC Jovem, que fica aberto das 8h30 até 17h30.

    Leia Também:  Agência do Trabalhador da Cultura celebra expansão de atendimentos no Interior do Paraná

    EVENTO – As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    DER/PR vai investir quase R$ 1 milhão para recuperar ruas de Tamboara

    Published

    on

    By

    O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta segunda-feira (07) o resultado final do edital para recuperar 2,3 quilômetros de ruas municipais de Tamboara, na região Noroeste.

    A empresa Longuini Indústria e Comércio de Pavimentações Ltda. é a vencedora, com documentos habilitados por comissão de contratação do DER/PR e proposta corrigida de R$ 999.781,93.

    Ela foi a segunda classificada na sessão de disputa de preços, tendo sido convocada após a primeira ter sido inabilitada. A licitação também já passou pela etapa de recursos quanto ao resultado, que não foram acatados.

    A próxima fase é a homologação deste resultado, também publicada em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, seguida pelos trâmites internos para assinatura de contrato.

    Estão previstos os serviços de remendos profundos, que incluem recomposição da base da pista com solo-cimento e correção do pavimento com aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), seguida por recapeamento também com CBUQ e compactado com vibro acabadora. Por último será executada nova sinalização horizontal em todos os trechos recuperados.

    Leia Também:  Com ideias inovadoras de estudantes, Apucarana encerra 1ª etapa do Ideathon Paraná

    O prazo da obra, após assinado o contrato e emitida a ordem de serviço, será de 90 dias.

    CHUVA – A obra vai garantir trafegabilidade com segurança e conforto para os usuários, realizada em trechos que foram danificados devido ao tráfego pesado desviado para dentro do município, durante obra emergencial na PR-492.

    Na rodovia foi realizada a substituição de um bueiro de concreto danificado pelas chuvas, além de recomposição da base, sub-base e pavimento da pista.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA