PARANÁ
Saúde registrou 17,2 mil hospitalizações de casos de síndromes respiratórias em 2023
Publicado em
21 de julho de 2023por
Itajuba TadeuA Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (21) o Informe Epidemiológico mensal de síndromes respiratórias, com dados atualizados dos agravos da doença no Paraná. Este é o sexto boletim do ano e traz um panorama geral dos vírus que circulam no território, com o objetivo de manter a vigilância e monitoramento da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O trabalho do Paraná em monitoramento de síndromes gripais é uma referência no País.
As informações do documento são referentes aos casos de pessoas que apresentaram sintomas do dia 01 de janeiro a 15 de julho de 2023, dentre eles febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos. Esses sintomas são típicos das SGs, e os vilões desse cenário são o rinovírus, SARS-CoV-2 e Influenza, vírus que mais circularam e continuam predominantes no Estado.
No total, foram registrados 17.260 casos de SRAG com hospitalização e 1.022 óbitos por síndromes graves, como Influenza (789), Covid-19 (2.153), SRAG por outros vírus respiratórios (3.975), SRAG não especificada (7.836), por outros agentes etiológicos (98) e 2.409 casos que permanecem em investigação.
As pessoas que fazem parte deste último grupo foram diagnosticadas com sintomas de SG (febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos), somados a dispneia/desconforto respiratório; pressão ou dor persistente no tórax; saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto – que são sintomas de SRAG.
No caso das síndromes gripais, com monitoramento por amostragem, foram 2.047 casos. Os vilões são o Rinovírus, SARS-CoV-2 e Influenza, que mais circularam e continuam predominantes no Estado. Já para as SRAGs, 57,5% dos casos positivos estão relacionados ao contágio dos vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus, adenovírus e metapneumovírus. No boletim, eles estão em “SRAG por outros vírus respiratórios”.
A faixa etária mais atingida é a de crianças menores de seis anos e, em seguida, a dos idosos. A maioria dos casos que evoluiu para óbito tinha, ao menos, um fator de risco ou algum tipo de comorbidade.
“Nessa época do ano o panorama no Paraná é de mais atenção e vigilância, por isso a importância do boletim. Com o monitoramento, podemos prever e realizar ações de saúde pública. O Paraná não passa por situação de emergência. Está dentro do esperado para o período sazonal”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Dos 399 municípios, 58,6% apresentaram casos de SRAG por outros vírus respiratórios e em 41 houve o registro de óbito por esta causa. O número de mortes aumenta em relação à Covid-19, com ocorrência em 103 municípios. Para a Influenza a incidência ficou em 34,8%, ou seja, 139 municípios apresentaram casos e 9,5% (38 municípios) registraram óbitos.
- Número de cirurgias eletivas aumenta 41% no Paraná entre 2021 e 2022
-
Primeira do Paraná, Unidade Mista de Saúde de Maria Helena já tem 36% das obras concluídas
CRIANÇAS – O grupo outros vírus respiratórios (VSR, parainfluenza, rinovírus, metapneumovírus, adenovírus, bocavírus) teve grande impacto em crianças menores de seis anos. Dos 3.079 casos, 18 evoluíram para óbito. O levantamento da Sesa mostra, também, que 81 crianças dessa faixa etária contraíram o vírus Influenza A (H1N1) e 57 o vírus Influenza B. Para a Covid-19 o número de casos chega a 311.
COVID-19 – A doença foi contraída por pessoas de todas as idades, de bebês a idosos (0 a 107 anos), porém, a maior incidência do vírus SARS-CoV-2 foi em pessoas acima de 80 anos (33,3% casos). As mulheres contabilizaram um número um pouco maior de casos de hospitalizações – dos 2.153 registros, 1.102. Já o número de óbitos é maior nos homens, dos 320 registrados,176 eram do sexo masculino.
INFLUENZA – Mais conhecida como gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da Influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. No boletim o monitoramento realizado é para os vírus influenza A e B, responsáveis por epidemias sazonais.
- Governo convoca paranaenses para expandir cobertura vacinal
- Com investimento de R$ 16,9 milhões, Estado autoriza ordem de serviço do AME de Cianorte
MONITORAMENTO – O monitoramento da Influenza e demais vírus respiratórios no Paraná é realizado por meio das unidades sentinela de Síndromes Gripais e da vigilância universal dos casos de SRAG com hospitalização e óbitos, independentemente do local de ocorrência. A vigilância sentinela de SG é composta por uma rede de 34 serviços de saúde para atendimento, distribuídas nas 22 Regionais de Saúde, em 28 municípios.
As unidades sentinelas funcionam junto aos centros médicos dos municípios e às unidades de pronto atendimento, onde são coletadas amostras dos pacientes, que posteriormente seguem para o Lacen para análise. Os resultados são enviados para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep/Ministério da Saúde). Caso não haja identificação do tipo do vírus, a amostra é compartilhada com a Fiocruz para a investigação.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, o monitoramento de ambas as síndromes tem um objetivo comum e essencial à Saúde do Paraná. “A área de Vigilância Epidemiológica monitora o comportamento dos vírus respiratórios. Por meio desse recurso, conseguimos orientar os serviços de saúde na tomada de decisão frente à ocorrência de casos graves e surtos”, explicou.
As notificações de casos e óbitos por SRAG são registrados no Sivep Gripe, Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Ministério da Saúde.
RECOMENDAÇÕES – Os vírus continuam em circulação, por isso alguns cuidados são essenciais para conter as doenças decorrentes dessas síndromes: manter a vacinação anual contra a Influenza em dia, seguir a recomendação do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, higienização das mãos, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas. Também é recomendado buscar atendimento médico, procurar manter os ambientes ventilados, adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Confira o boletim completo AQUI .
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com usina fotovoltaica, hospital de Ponta Grossa reduz consumo de energia com apoio da Copel
Published
11 minutos agoon
8 de abril de 2025By

O Hospital do Coração Bom Jesus, de Ponta Grossa, foi um dos contemplados pelo edital exclusivo para hospitais do Programa de Eficiência Energética da Copel. A instituição teve 192 pontos de iluminação substituídos e recebeu a instalação de uma usina fotovoltaica com 302 placas solares, contribuindo para a redução do consumo de eletricidade e otimização dos recursos destinados à saúde.
O Hospital Bom Jesus protagoniza o segundo vídeo de uma série que a Copel divulga ao longo desta semana, contando sobre os resultados da chamada pública. O primeiro mostrou o Hospital São Lucas, de Pato Branco.
De acordo com o gerente de Gestão da Inovação e da Eficiência Energética da Copel, Marcio Biehl Hamerschmidt, os resultados do programa vão além da modernização dos equipamentos e geram impacto positivo na sociedade. “Esse programa é gratificante para a Copel porque representa a redução do consumo dessas instalações, deixando o recurso disponível para a aplicação na atividade-fim, que é atender a população”, afirma.
Além das melhorias estruturais, a iniciativa também busca estimular o uso consciente da energia elétrica. “Nós também implementamos palestras e cursos que promovem a conscientização dos profissionais que atuam nos hospitais. Isso provoca uma sensibilização que vai além das próprias instituições”, destaca Hamerschmidt.
O Hospital do Coração Bom Jesus tem uma história de mais de um século, iniciada com o atendimento a feridos da comunidade ucraniana em Prudentópolis. Ao longo dos anos, a instituição passou por modernizações e tornou-se referência em Cardiologia e Ortopedia, além de oferecer atendimento em diversas especialidades médicas.
A unidade hospitalar também mantém o Ambulatório Social, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de cardiologia, cirurgia vascular e neurologia, com uma média de 530 atendimentos mensais.
ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE – A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O edital exclusivo para hospitais destinou R$ 35,2 milhões para a modernização de equipamentos e implantação de sistemas de geração própria de energia em 41 hospitais de 33 municípios paranaenses.
Até o momento, 80% das obras foram concluídas, com uma economia estimada de 11 mil megawatts-hora por ano, o equivalente ao consumo de cerca de 5 mil residências. Com a redução dos custos de energia, os hospitais podem direcionar mais recursos para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.
A ação está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como desafios a serem atingidos até o ano de 2030.
Fonte: Governo PR

Efetivo do BPTran realiza habilitação e renovação para emprego de armas de fogo de porte

Feira de serviços Paraná em Ação desembarca em Apucarana nesta semana

Com usina fotovoltaica, hospital de Ponta Grossa reduz consumo de energia com apoio da Copel

Com salto de 2%, indústria do Paraná foi o principal motor do Brasil em fevereiro, aponta IBGE

Paraná tem 24 hospitais em 15 cidades para o tratamento contra o câncer no SUS
PARANÁ


Com usina fotovoltaica, hospital de Ponta Grossa reduz consumo de energia com apoio da Copel
O Hospital do Coração Bom Jesus, de Ponta Grossa, foi um dos contemplados pelo edital exclusivo para hospitais do Programa de...


Feira de serviços Paraná em Ação desembarca em Apucarana nesta semana
A feira de serviços gratuitos que o Governo do Paraná, através da Secretaria da Justiça e Cidadania, leva até a...


Com salto de 2%, indústria do Paraná foi o principal motor do Brasil em fevereiro, aponta IBGE
A indústria paranaense cresceu 2% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta...
POLÍCIA


Efetivo do BPTran realiza habilitação e renovação para emprego de armas de fogo de porte
Todo o efetivo do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) está passando por treinamento para habilitação e renovação no uso...


PCPR prende oito suspeitos de envolvimento em esquema de funcionários fantasmas em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná prendeu, na manhã desta terça-feira (8), oito pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de...


Polícia Militar do Paraná apreende quase uma tonelada de maconha e detém três pessoas em Rosário do Ivaí
Na última segunda-feira (07), a Polícia Militar do Paraná realizou uma operação bem-sucedida contra o tráfico de drogas em Rosário...
ENTRETENIMENTO


Bruna Griphao exibe shape trincado em ensaio na praia: ‘É sempre mágico’
Bruna Griphao, de 26 anos, compartilhou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (7), um álbum de fotos de sua viagem...


Ana Clara Winter faz topless em ensaio fotográfico ousado: ‘Abraça te inteira’
Ana Clara Winter, fez topless para um ensaio fotográfico . Nas imagens, assinadas pela fotógrafa Julia Neves, a atriz aparece...


De topless, Alinne Moraes impressiona com ensaio sensual na web: ‘Obra de arte’
Alinne Moraes, de 42 anos, impressionou seus internautas, no último domingo (6), ao compartilhar em suas redes sociais um ensaio...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Internacional vence o Cruzeiro por 3 a 0 no Beira-Rio
O Internacional demonstrou sua força, neste domingo (06.04), no Brasileirão ao conquistar sua primeira vitória na competição, derrotando o Cruzeiro...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) apresenta projeto para reforçar segurança e qualidade do transporte escolar no Paraná
-
PARANÁ4 dias ago
Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais