NOVA AURORA

PARANÁ

Último final de semana do Festival de Inverno terá torneios de motocross e capoeira

Publicado em

O Litoral recebe neste final de semana o Campeonato Paranaense de Motocross e o Campeonato Paranaense de Capoeira. Ambas as competições fazem parte da etapa Festival de Inverno dos Jogos de Aventura e Natureza, que começou no dia 7 de julho.

A 5ª etapa do Campeonato Paranaense de Motocross acontece em Pontal do Sul, praia de Pontal do Paraná, durante todo o sábado e domingo. As disputas envolvem mais de 300 atletas, que irão competir em 19 categorias: Light, Buraco Racer, MX Feminina, Mini Motos, Intermediária Especial, MX40, MX 45, MX50, MX55, MX2, MX2 Junior, F.L.N, Intermediária Nacional, MX35 Nacional, 65CC, 150CC, MX1, MX30 e MX35. 

Gilberto Rosa “Juba”, presidente da Federação Paranaense de Motociclismo, disse que as expectativas para o evento são altas. “Estamos esperando uma média de público de 5 mil pessoas durante toda a competição, teremos uma área bem bacana para receber o pessoal com arquibancada coberta, praça de alimentação com food trucks”, afirmou.

Eduardo Saçaki, coordenador de Esportes a Motor da Secretaria de Estado do Esporte, disse que os preparativos estão quase concluídos. “Montamos uma força tarefa para a realização do Paranaense de Motocross, todos com muita energia e disposição para que o evento possa acontecer da melhor forma possível”, complementou.

Leia Também:  Após antecipar mudança, PCPR já emitiu 130 mil Carteiras de Identidade Nacional

Praia de Leste, também em Pontal do Paraná, será sede do Campeonato Paranaense de Capoeira, que acontece no ginásio do Colégio Ezequiel. O evento reunirá 135 atletas. Eles irão competir em oito categorias: pena, leve, médio, meio pesado, pesado, super pesado, sênior e master.

A abertura solene acontece na sexta-feira (21) no Centro de Capacitação da Secretaria de Educação de Pontal do Paraná. No sábado acontecem as disputas do infantil e juvenil e no domingo, as adultas. 

FESTIVAL DE INVERNO – Com um clima de agitação, energia e alegria, o Litoral está sediando a segunda etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, o Festival de Inverno. Ao todo a programação reunirá 40 modalidades esportivas. O evento é organizado pela Secretaria do Esporte e realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e apoio das prefeituras municipais e das federações esportivas.

Segundo o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, o Festival de Inverno cumpre o papel de fomentar o turismo do Litoral por meio do esporte “Estamos com hotéis e restaurantes lotados por causa dos Jogos de Aventura e Natureza, e isso é muito importante porque temos o esporte não só como indutor da saúde e entretenimento, mas também do turismo, gerando empregos, renda e desenvolvimento econômico”, destacou.

Leia Também:  Defesa Civil auxiliará cidades gaúchas com documentação para acessar recursos

Desde o dia 7 de julho, Guaratuba, Antonina, Paranaguá, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná receberam diversas competições, oficinas e atrações, entre elas de futevôlei, vôlei de praia, natação em águas abertas, patinação de velocidade, teqball, skate, motocross, corrida de aventura, enduro equestre, canoagem, beach tennis, entre outros.

No primeiro final de semana, o Litoral também recebeu o Festival da Família, que aconteceu em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. O evento reuniu mais de 2 mil pessoas no Aeroparque, em Paranaguá. Entre as atividades oferecidas estavam oficinas de beisebol, voo de balão, parede de escalada, tirolesa, tiro com arco, futevôlei, tênis de mesa, teqball e perna de pau, e apresentações culturais, como o show da banda Blindagem.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Confira as datas do vestibular e do Processo Seletivo Seriado de 2023 da UEPG

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA