NOVA AURORA

PARANÁ

Festival de Inverno volta a reunir milhares de pessoas em competições no Litoral

Publicado em

As praias do Paraná receberam neste final de semana mais uma fase de competições do Festival de Inverno, que é a segunda etapa do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) de 2023. Criados pelo Governo do Paraná e organizados pela Secretaria do Esporte, os JANs unem esporte a turismo, são realizados nas mais belas regiões do Paraná e, além de competições e lazer buscam movimentar a economia paranaense.

O Festival de Inverno é a maior etapa tanto em número de atletas quanto em modalidade e competições. No último sábado e domingo, além de brasileiros outros atletas da América do Sul foram atração em Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Paranaguá. Foram 16 eventos simultâneos envolvendo futevôlei, vôlei de praia, natação em águas abertas, patinação de velocidade, teqball, skate, ultramaratona no Morro dos Perdidos, BMX freestyle, balonismo, beisebol kids, escalada, tiro com arco, voo livre, motocross e corrida de aventura.

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboarding foi a grande atração na Praia de Ipanema, em Pontal do Paraná. O evento aconteceu pela primeira vez em águas paranaenses e recebeu 127 atletas de nove estados do Brasil, além de um público estimado de mais de 1.500 pessoas assistindo a competição. 

Já Pontal do Sul, também em Pontal do Paraná, recebeu uma das grandes novidades dos Jogos de Aventura e Natureza com a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre. Ao todo foram 62 conjuntos (cavalo e cavaleiro) competindo em provas de regularidade (20km e 40km) e provas de velocidade (60km e 80km), inclusive na areia.

Leia Também:  Com foco na prevenção, Paraná oferta exame para diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

Em Guaratuba, a atração foi a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas, que levou mais de 70 atletas para nadar nas águas do Litoral. Os nadadores competiram em três provas: 1500 metros, 750 metros e 400 metros.

Também em Guaratuba, o Campeonato Pan-americano de Patinação em Velocidade teve a participação de 70 atletas do Brasil, Chile, Argentina e Venezuela e reuniu um público de aproximadamente 400 pessoas.

O Campeonato Paranaense de Handebol de Areia e o Campeonato de Beach Tennis foram os destaques das areias de Matinhos. No Handebol foram mais de 100 atletas competindo e no Beach Tennis, uma das febres do momento, foram mais de 200 duplas de todo o Estado.

O Circuito Paranaense de Vôlei de Praia movimentou Paranaguá. A competição levou ao Aeroparque 153 duplas, reunindo aproximadamente 300 atletas de diversas cidades do Paraná. Ainda no Aeroparque, mais de 200 atletas participaram da 2ª etapa do Campeonato Paranaense Basquete 3×3. Os atletas disputaram nas categorias Sub-15 masculino, Sub-18 masculino e feminino, Sub-23 masculino e Adulto feminino e masculino. Ao todo, 50 equipes participaram.

O Festival de Inverno do Litoral é realizado em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura, com apoio das prefeituras municipais e das federações esportivas.

PRÓXIMO FINAL DE SEMANA – Os campeonato paranaenses de Motocross, em Pontal do Sul, e o de Capoeira, em Pontal do Paraná, são as próximas atrações do Festival de Inverno. As competições serão sábado e domingo (22 e 23) e a expectativa é que mantenham o clima de agitação, energia e alegria já verificado nos dois primeiros fins de semana do festival. O evento está mantendo em alta a presença de turismo e o movimento da economia da região. Desde o dia 7 e até 23 de julho são mais de 40 modalidades esportivas disputadas por atletas não só do Paraná, mas de outros estados e também do Exterior.

Leia Também:  Governo investe R$ 10,6 milhões na conservação de vias não pavimentadas da RMC

PEDALA AQUECE PARANÁ – Outro evento emblemático do final de semana foi o primeiro passeio ciclístico de incentivo à doação de agasalhos e cobertores da campanha promovida pelo Governo do Estado. O grupo saiu às 8h de domingo do Terminal do Carmo em direção ao Ginásio do Tarumã, em Curitiba. Na sequência, seguiram ao Parque das Águas, em Pinhais. Foram mais de 350 ciclistas participando do passeio e mais de 2 mil peças doadas. A ação acontece em parceria com a Superintendência Geral de Ação Solidária e ocorre até o dia 27 de agosto.

Confira outros municípios por onde passa o Pedala Aquece Paraná 2023:

Julho:

Castro – 08

Ipiranga – 15

Imbaú – 22

Campo Largo – 23

Ponta Grossa – 23

Agosto:

Telêmaco Borba – 11

Prudentópolis – 12

Marialva – 27

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Estados do Sul debatem papel da ciência para economia e avanços sociais no Brasil

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA