NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná e Ministério da Igualdade Racial debatem políticas públicas para a juventude negra

Publicado em

Começou nesta segunda-feira (17) a Caravana Juventude Negra Viva, evento realizado pelo Governo do Paraná em parceria com o Ministério da Igualdade Racial. Representantes do governo federal, da juventude negra, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa (Semipi) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef) participaram da abertura, no Palácio das Araucárias, que discutiu pontos importantes para fortalecer a igualdade no Brasil.

O objetivo do evento é discutir demandas e buscar soluções para a luta racial e a violência que afeta de forma desproporcional a juventude negra. Estas demandas farão parte do Plano Juventude Negra Viva, que pretende unificar as demandas e promover mudanças reais frente aos desafios enfrentados por esse segmento da população.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a parceria interfederativa na construção de um diagnóstico realista, que reflita as demandas do Estado e também do Brasil para a juventude negra. “Precisamos abordar e solucionar esse problema desde a sua origem para promover mudanças efetivas para a juventude negra do Paraná e também do Brasil”, resumiu.

Para Ronald “Sorriso” dos Santos, secretário Nacional da Juventude, o Brasil precisa firmar um pacto contra o que chamou de extermínio da juventude negra. “Precisamos de uma juventude negra viva, presente, forte e pujante, que contribui para o desenvolvimento do Paraná e de todo o Brasil”, afirmou.

Leia Também:  Vence nesta quinta a última parcela do IPVA 2023 de carros com finais de placa 1 e 2

“Estar aqui no Paraná, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, para discutir o projeto Juventude Negra Viva é fundamental, dada a grande dívida que nosso País tem com a juventude negra. Nosso desafio é assegurar a eles o direito pleno à vida. Isso não significa apenas sobreviver e evitar ser vítima de violência, seja do crime organizado ou do Estado, mas também ter a possibilidade de acessos, com educação de qualidade, trabalho digno e vivência cultural”, complementou Ronald.

Denis Laurindo, coordenador de articulação política da diretora de Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, afirmou que a Caravana Juventude Negra Viva é uma oportunidade de debater, coletivamente, políticas públicas e respeito às expressões culturais. “Temos dentro da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa uma Diretoria de Igualdade Racial que busca promover o protagonismo e garantir os direitos e a expressão cultural da juventude negra”, disse.

Leia Também:  Paraná articula nova parceria internacional para incentivar pesquisas de doutores

PROGRAMAÇÃO – Na segunda-feira, além da abertura, foram realizadas oficinas temáticas para debater propostas com a juventude negra paranaense, incluindo pessoas pretas retintas e não-retintas, com idade entre 14 e 29 anos. O objetivo é construir, de forma coletiva, um diagnóstico realista, que reflita a realidade de cada região do Paraná. Na terça-feira (18), a programação do evento segue com o debate das propostas debatidas durante as oficinas e a validação das contribuições para a elaboração do Plano Juventude Negra Viva.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o secretário do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni; a diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Clemilda Santiago; o diretor de Políticas para a Família da Sedef, Ronaldo Olmo; e a secretária de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo do Ministério de Igualdade Racial, Márcia Lima.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Estado promove conscientização sobre racismo no Colégio Prof. Lysímaco Ferreira da Costa

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Licitação para reforma de pontes nos Campos Gerais avança para nova etapa

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA