NOVA AURORA

PARANÁ

Piana exalta comunidade japonesa do Paraná nos 30 anos do memorial da Praça do Japão

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana enalteceu a comunidade japonesa do Paraná na cerimônia de comemoração dos 30 anos do memorial da Praça do Japão, em Curitiba, que aconteceu na manhã deste sábado (15). O monumento exalta a cultura japonesa e as gerações de nikkeis, que são os descendentes japoneses nascidos em outros países. 

Piana ressaltou a forte presença da comunidade japonesa em todo o Paraná. “Tudo que a gente possa fazer em homenagem aos nossos irmãos japoneses acaba sendo pouco por tudo que eles fizeram pelo Estado do Paraná. Temos monumentos exaltando essa história em Londrina, Maringá, Rolândia, Assaí e este memorial aqui em Curitiba. Isso demonstra a gratidão e o respeito do povo do Paraná por estas pessoas que pra cá viera e ajudaram muito o nosso estado”, afirmou.

Neste ano, comemora-se os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. No Paraná, as primeiras colônias japonesas começaram a se estabelecer em Curitiba a partir de 1912 e no Norte e Noroeste do Estado a partir de 1914. O Paraná conta com a segunda maior colônia de descendentes de japoneses do Brasil, estimada em cerca de 200 mil pessoas, atrás apenas de São Paulo.

Leia Também:  MON promove encontros para público 60+ sobre a mostra de Efrain Almeida

MEMORIAL – O memorial, que completa 30 anos, é composto pelo Portal Japonês, pela Casa de Cultura e pela Casa de Chá. O local abriga a Biblioteca Hideo Handa e foi construído com uma arquitetura inspirada na cultura japonesa.

Darci Piana exaltou a comemoração de três décadas do local. “São 30 anos de remodelação desta praça que é uma homenagem a este povo que tanto ajudou o Paraná e Curitiba, então é uma alegria muito grande prestigiar esta comemoração”, disse. 

A praça onde fica o memorial é mais antiga: foi criada em 1962 em homenagem aos descendentes de japoneses que moram na capital paranaense. Segundo o cônsul do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, o ambiente é um elo entre as comunidades do Japão e do Paraná. “Essa praça representa o símbolo do Japão aqui e é muito bem aproveitada por todos que passam por aqui”, afirmou. 

No evento, que contou com apresentações de danças e músicas típicas, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também reforçou o impacto local da cultura japonesa. “Do Japão veio a tenacidade dos seus imigrantes, que nos deram essa comunidade vibrante, culta que começou trabalhando, lavrando a terra, e hoje é protagonista de desenvolvimento e inovação e estrela as universidades do Paraná e do mundo”, arrematou.

Leia Também:  Edital de conservação de 229 km de rodovias do Oeste vai para fase de habilitação

PRESENÇAS – Participaram do evento o presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Everson Takayama; e os vereadores de Curitiba Nori Seto, Bruno Pessuti e Mauro Bobato.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governador apresenta a empresários de Portugal novos potenciais do Paraná

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Festival das Águas atrai veranistas e movimenta o turismo em Antonina

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA