NOVA AURORA

PARANÁ

Tecnologia da Celepar reduz consumo de energia e impulsiona sustentabilidade no Governo

Publicado em

Solução que busca melhorar o consumo de energia em ambientes corportivos, o Ecenergia, desenvolvido pela Celepar, já está instalado nas secretarias da Administração e Previdência e Planejamento, abrangendo diversos prédios, como o Palácio das Araucárias, a Divisão de Perícia Médica (DPM) e Departamento Estadual de Arquivo Público (Deap).

O Ecenergia está no rol de iniciativas que atendem o compromisso da Celepar com o meio ambiente e a sustentabilidade. Por meio de sua expertise em soluções tecnológicas, a empresa contribui para o Governo do Paraná avançar em direção a um futuro mais verde, com o uso eficiente da energia e a adoção de práticas sustentáveis. Esse compromisso foi confirmado em 2015, com a adesão da Celepar aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, em uma agenda até 2030.

O sistema, baseado em um script executado nos computadores das secretarias, apresenta funcionalidades que contribuem para a eficiência energética, segurança da informação e sustentabilidade. Uma das principais características do Ecenergia é o desligamento automático dos computadores após um determinado período de inatividade, reduzindo significativamente o consumo de energia. A ferramenta também proporciona economia de recursos e prolonga a vida útil dos equipamentos, evitando desgaste excessivo de componentes.

Leia Também:  Governador anuncia Conferência Estadual dos Povos Indígenas e R$ 7 milhões para proteção social

Além disso, ao bloquear automaticamente a tela após 30 minutos de inatividade, reduz o risco de acesso não autorizado às informações, aumentando a segurança. 

‌“Implementamos essa ferramenta em toda a Secretaria da Administração e Previdência, abrangendo três prédios em Curitiba”, diz Mario Cesar Nicoladelli, chefe da divisão Tecnologia da Informação, Comunicação e Sistema da Seap. Segundo ele, atualmente, 395 computadores da pasta estão executando o script (código de programação) na inicialização. 

“Os principais benefícios da ferramenta são a melhoria da segurança da informação, maior vida útil do hardware e educação e conscientização dos funcionários sobre economia de energia e segurança. Além disso, reduziu-se a necessidade de gerenciamento manual, permitindo que a equipe de TI se concentre em outras tarefas importantes”, afirma Nicoladelli.

Ele ainda‌ ressalta a parceria com a Celepar e a importância de se pensar em soluções sustentáveis. “Destaco o trabalho da companhia na criação de um script para melhorar o consumo de energia dos computadores. Essa iniciativa reflete nosso compromisso com práticas sustentáveis e eficientes, mantendo a qualidade do trabalho realizado pela nossa equipe”, complementa.

Leia Também:  Prefeito de Corbélia elabora programa que impulsiona empresas locais e regionais a participarem de licitações

Com o uso desta solução, os resultados positivos são evidentes. Em alguns meses, observou-se uma redução na conta de luz, comparada ao mesmo período do ano anterior. “Essa economia financeira não apenas impacta positivamente o consumo de energia, mas também demonstra o compromisso da Celepar em promover práticas sustentáveis e conscientes”, afirma ‌Gabriel Vialich, colaborador da Celepar que participou da elaboração da ferramenta.

“É um orgulho ter contribuído e estou animado em expandir essa solução para mais locais, propiciando economia de recursos e consciência sobre sustentabilidade. É uma oportunidade de impactar positivamente as práticas tecnológicas e sustentáveis do governo estadual”, completa.

Vialich informou, ainda, que os resultados são considerados excelentes pela eficiência energética, maior vida útil do hardware e segurança aprimorada. “O script está funcionando nas secretarias da Administração e do Planejamento, e pode ser adotado por outros órgãos estaduais”, arremata.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Desafio, solidariedade e confraternização marcam a 5ª Corrida do Fogo dos Bombeiros

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Adapar registra recorde no cadastro de produtos biológicos e similares

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA