A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para aproximadamente mil pessoas, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu na sexta-feira (16), no bairro Parolin, em Curitiba.
Durante o PCPR na Comunidade, os policiais civis realizaram serviços de polícia judiciária, agendamento para confecção de carteiras de identidade e atividades lúdicas com as crianças. Além disso, repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
O evento foi uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, Associação Batista de Ação Social (ABASC) da Capital, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e também contou com o apoio do Instituto Solange Massa.
O pastor da Primeira Igreja Batista de Curitiba no bairro Parolin, Daniel Torres, agradeceu por toda mobilização realizada à comunidade, em especial com o agendamento do RG.
“Nossa área de ação social abriu as portas para promover esse evento e ficamos gratos com o apoio da polícia civil em um dos serviços mais procurados pelos moradores, que é a carteira de identidade. Queremos sempre trazer uma transformação integral para comunidade, espiritual, social, familiar e estrutural”, afirma Torres.
De acordo com a coordenadora do instituto Solange Massa, Mariana Damas, essa integração com diversos serviços ofertados é fundamental, principalmente em uma comunidade carente e com fortes problemas sociais.
“O serviço de documentação é muito importante, visto que vários moradores perderam seus documentos em enchentes ou não possuem condições para pagarem. Além disso, o trabalho lúdico realizado resulta na confiança da instituição pelas crianças”, complementa a coordenadora.
A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. No evento, foram agendadas 400 carteiras de identidade, que serão confeccionadas nos dias 1 e 2 de julho, durante o PCPR na Comunidade no bairro Parolin.
A moradora Cleisieli Cristina Gomes conta que aproveitou o evento para agendar a confecção da carteira de identidade e levar os filhos para brincar nas atividades oferecidas. “Essa ação facilitou nossa vida, mais perto de casa, com horários flexíveis e sem taxas para pagar”, finaliza.
O coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes, ressalta que um dos objetivos do projeto é levar os serviços de polícia judiciária até a população de maior vulnerabilidade social.
“Levando os serviços às regiões carentes, reconhecemos as reais necessidades do local e contribuímos positivamente no combate a crimes, gerando um vínculo extremamente importante com a população”, conclui.
PROJETO – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).
Fonte: PJC PR