PARANÁ
Governo vai capacitar técnicos de prefeituras para uso de software que otimiza dados das cidades
Publicado em
14 de junho de 2023por
Itajuba TadeuTécnicos de 16 municípios do Paraná vão passar por um treinamento, entre segunda e sexta-feira (19 e 23), para aprenderem a trabalhar com um software de georreferenciamento adquirido pelo Governo do Estado. O objetivo é utilizar o equipamento na gestão pública, visando melhorar e facilitar o atendimento à população. Antes disso, nesta quarta-feira (14), profissionais da Secretaria das Cidades (Secid) e do Paranacidade, vinculado à pasta, foram capacitados para lidar com o programa, chamado Sistema de Gestão de Base de Dados Corporativa e Multifinalitária.
O secretário estadual das Cidades e superintendente do Paranacidade, Eduardo Pimentel, destaca a importância desse software para os municípios do Paraná. “O fornecimento gratuito desta ferramenta vai garantir uma gestão municipal mais transparente e, ainda, facilitar e economizar recursos para serem melhor aplicados na melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
O diretor da empresa GeoMais, Rafael Carlos Thiesen, que apresentou o software, afirmou que o Paraná é pioneiro em oferecer a ferramenta gratuitamente para os municípios. “Trabalhamos com este software em todo o País e nunca vimos um Estado oferecer este tipo de serviço de forma gratuita aos municípios, e com licença de uso perpétuo, instalada na Celepar. O Paraná sai na frente e é exemplo para todo o País”, disse.
No Paraná, dos 399 municípios, apenas 42 ainda não assinaram o Termo de Adesão a essa iniciativa. As maiores dificuldades encontradas até o momento são da etapa de coleta de dados. “Os municípios não têm técnicos suficientes para o serviço e, por outro lado, têm de enviar a base do Sistema Tributário, para a inscrição imobiliária, logradouros, ruas, avenidas, praças, enfim, tudo o que facilita a gestão pública mais rápida, eficiente e inteligente”, destacou.
LACUNAS – Até o momento apenas 22 municípios forneceram essa base de dados que facilita o trabalho dos gestores públicos. Em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, técnicos já foram treinados e usam a ferramenta. Há 80 mil lotes na cidade, mas 10 mil estão sem inscrição imobiliária. A razão é porque ainda há deficiência de profissionais e de dados no sistema. “A solução encontrada seria o contrato de estagiários ou um convênio com universidades para sanar essas lacunas”, explica o superintendente de Articulação Regional da Casa Civil, Marcio Wozniack.
Junto com o secretário da Secid, Wozniack defende a importância do uso dessa ferramenta que, inclusive, dá o mesmo peso de importância aos municípios, independentemente do tamanho e localização.
“Dados dos contribuintes, do Plano Diretor, de mapas temáticos, de lotes e outros são lançados no sistema e podem ser vistos em três ou quatro cliques do computador. Fui prefeito em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, e sei da dificuldade de aumentar, com justiça, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ao conhecer esse software fiquei fascinado pela facilidade de seu uso”, afirmou.
MUNICÍPIOS – Durante o treinamento serão abordados os seguintes temas: modernização de gestão municipal; interação dos setores administrativos; democratização de acesso à informação; segurança e credibilidade; e incremento à Receita Tributária e Otimização de Arrecadação.
O treinamento para os representantes dos primeiros 16 municípios será realizado no quarto andar do Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba. Já estão confirmados técnicos de Castro, Campo Mourão, Cascavel, Enéas Marques, Guaíra, Mamborê, Marechal Cândido Rondon, Mandaguaçu, Mercedes, Nova Santa Rosa, Santo Antônio da Platina, Diamante do Norte, Ivatuba, Piên, Palmas e Pinhal de São Bento.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana
Published
26 minutos agoon
18 de abril de 2025By

Música, espetáculos, literatura e artes visuais são destaques da agenda cultural da semana com atividades inclusiva para todas as idades. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Os espaços culturais são opções de lazer com qualidade, em contato com a arte e conhecimento.
Dia 23 de abril acontece a Quarta Pública do Museu de Arte Contemporânea – MAC Paraná, com atividade gratuita inspirada na exposição de Guita Soifer. No Museu Casa Alfredo Andersen, a nova artista residente, Milena Celli, abre ao público seu ateliê de cerâmica.
O MIS-PR retorna com a programação semanal de música, uma parceria com os estudantes e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). E o MON oferece uma mediação pela exposição “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”.
O Miniauditório do Teatro Guaíra recebe o espetáculo “Odisseia de Homero, canto 4 – Helena de Esparta”, um mergulho na obra épica de Homero. No Guairinha, entre a música e o teatro, Uyara Torrente dá vida a uma cantora que transforma o palco em um espaço de questionamento sobre a não-maternidade e os papeis femininos na sociedade.
Já o palco do José Maria Santos apresenta “Desmonte”, espetáculo em que a atriz Regina Vogue volta à cena teatral curitibana. “Hecatombe”, espetáculo de dança contemporânea que reaviva na memória existências e violências, ditas e não ditas.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Série Vaga-Lume – A edição nº 160 do Jornal “Cândido” traz a Série Vaga-Lume — coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973 — como tema da reportagem principal, de Flavio Jacobsen, além de uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.
A publicação também estreia a série Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas realizadas pelo “Cândido”, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”. Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, presentes no debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos” são as primeiras a expor seus pontos de vista sobre a cena artística nos dias de hoje.
Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e, ainda, o conto “Deus corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos. O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero”, de Letícia Negrello, retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.
Projetos fixos
Oficina Permanente de Poesia – Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia
Dia: 24 de abril — toda quinta-feira do mês
Horário: 18h às 19h45
Local: Sala de reuniões, no 2º andar
Capacidade máxima: 30 pessoas
Eventos
“Mulheres que circulam pela cidade” – A exposição historiográfica celebra 48 mulheres da cidade, 24 de literatura e 24 de artes visuais. O percurso da exposição é celebrar a produção de mulheres que estão vivas e produzindo, possibilitar a homenagem de nomes mais antigos e dar visibilidade a novos.
Período: 15 de março a 5 de maio
Horário: 8h30 às 20h
Local: Hall Térreo
“Poesias do Mundo” – A exposição reúne poesias de tema livre de autores de Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Porto Rico e Uruguai.
Período: 18 de março a 30 de abril
Local: Hall do 2º andar
Seção infantil
Circule um Livro – Realização de atividades educacionais para crianças (de 5 a 12 anos) relacionadas à sustentabilidade e às florestas plantadas: a matéria-prima dos livros. A campanha “Circule um Livro” é idealizada pela Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e realizada pela APRE em Curitiba, com apoio da Academia Paranaense de Letras, Embrapa e Colégio Marista.
Data: 23 e 24 de abril (quarta e quinta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório
Seção Braille
A Seção Braille oferece o curso gratuito de leitura e escrita em código Braille, com o professor Anastácio Panfilo Braga. Com turmas de até três pessoas, são 24 horas de aulas com horários personalizados. O curso oferece todos os materiais necessários e ao final os alunos recebem um certificado.
Dia: de segunda a sexta-feira mediante agendamento
Horário: das 8h30 às 11h e das 12h30 às 16h
Local: Seção Braille
Inscrições: presencialmente ou pelo telefone (41) 3221-4985
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição e janela de Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Títulos disponíveis:
“Cartas para Julieta” | Classificação: Livre | Duração: 1h 45 minutos
“Surdocegueira: O sentido do mundo pelo tato” | Classificação: +16 anos | Duração: 17 minutos
“Operação Babá” | Classificação: +12 | 1h 31 minutos
Dias: 1º a 30 de abril
Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
Local: Seção Braille
Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Quarta Pública – Narrativas Visuais Livres: Oficina de colagem em livretos – Na quarta-feira, dia 23, às 14h, o MAC Paraná oferta ao público a oportunidade de explorar a colagem em livretos. Inspirada nos “Livros Livres” de Guita Soifer, os participantes usarão diversos materiais para criar livretos únicos com narrativas visuais através de técnicas de colagem.
Guita Soifer é conhecida por sua poética visual que frequentemente dialoga com a literatura e a memória. Sua série “Livros Livres” transforma a forma tradicional do livro, tornando-o em objeto de arte. Através da colagem e da costura manual, ela cria narrativas visuais abstratas e figurativas, explorando temas como o tempo, a identidade e a relação entre o texto e a imagem. A atividade é gratuita e será na sala 08 do MAC no MON. Não é necessário inscrição.
Em cartaz – “A Trama Intrincada do Tempo”, de Guita Soifer, e a exposição coletiva “O Acervo do Mac pelo Olhar de Fernando Velloso”, presentes no MAC no MON. A sede Adalice Araújo está com a exposição coletiva “Somos Este Tipo de Gente”.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Residência Artística – Milena Cellin, atual artista residente na Academia Alfredo Andersen, abre o ateliê para visitas do público geral. Os visitantes podem conversar com a artista, que conta mais sobre seu trabalho com cerâmica e sobre a proposta da residência: criar obras inspiradas na natureza invisível, utilizando a macrofotografia e elementos naturais como inspiração para produzir obras que desconstroem os padrões de beleza. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta, das 10h às 12h.
Exposição permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa mostra contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao Museu Casa. Entrada gratuita.
Visitas guiadas – O Setor Educativo oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen.
Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h e à tarde, das 14h às 16h. Agende a visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Tons Vizinhos – O MIS-PR retorna com a programação semanal de música no museu, uma parceria com os estudantes e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na quarta (23), haverá mais uma apresentação musical às 18h. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição.
“Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento” – A exposição reúne obras das artistas Lu Berlese e Michelle Serena, que propõem uma imersão sensível sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte. Por meio de fotografias, vídeos, performances e instalações, o público é convidado a refletir sobre o tempo, a memória e a transformação. A entrada é gratuita e está aberta para visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábados e domingos: das 10h às 18h
Apreciação musical – No dia 24, das 14h às 16h, o público é convidado a relembrar os momentos especiais da famosa dupla paranaense Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, criadores da famosa canção “Mocinhas da Cidade”, que deixou uma marca duradoura na história da música caipira. O evento inclui um musical, onde serão exploradas as memórias que fazem parte da vibrante cultura do Paraná, e um curta-metragem do acervo do MIS-PR.
A entrada é gratuita com vagas limitadas. Para participar é necessário fazer inscrição por este link.
Em cartaz – O público pode conferir e apreciar as seguintes exposições em cartaz no MUPA: “Objeto Sujeito”; “Ante ecos e ocos”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Ephemera/Perpétua”; “Lange de Morretes: entre-paisagens”; e “Numismática e cultura material”.
Mediação | Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção – Na quarta-feira (23), às 15h, o MON oferece uma mediação pela exposição “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”. A atividade conta com interpretação em Libras e acontece na Sala 11.
A exposição tem curadoria de Eliane Prolik e apresenta obras do artista que fazem parte do acervo do MON num interessante diálogo com dezenas de desenhos e pinturas, boa parte inédita ao grande público, que pertencem à coleção particular de Walter Gonçalves. No total, a mostra reúne aproximadamente 60 pinturas e desenhos.
Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”; “O Olho da Noite – Jean-Michel Othoniel”; “Alex Flemming 70 Anos”; “Afinidades III – Cochicho”, “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.
Teatro José Maria Santos
“Desmonte” – A atriz Regina Vogue está de volta à cena teatral curitibana com “Desmonte”. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. O espetáculo, que estreou no dia 9 de abril, terá sua última apresentação da temporada domingo (20). A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo na bilheteria do Teatro José Maria Santos.
“Hecatombe” – Entre quinta-feira a domingo (24 e 27 de abril), o palco do Teatro Zé Maria recebe o espetáculo “Hecatombe”. A obra de dança contemporânea convida o público a reavivar na memória existências e violências, ditas e não ditas.
De quinta a sábado, a apresentação será às 20 horas e, no domingo, às 19 horas. Haverá sessões com audiodescrição e intérprete de Libras nos dias 26 e 27 de maio. A entrada é gratuita, por ordem de chegada. Haverá coleta de produtos de higiene para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito
“Odisseia de Homero, canto 4 – Helena de Esparta” – De sexta a domingo (18 a 20), o Miniauditório do Teatro Guaíra recebe o espetáculo “Odisseia de Homero, canto 4 – Helena de Esparta”. Nesta apresentação, o público é convidado a mergulhar no universo épico de Homero, autor daquela que é considerada a primeira grande narrativa da literatura ocidental. As apresentações são na sexta e sábado às 20 horas, e no domingo, às 19 horas, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
“Vou Parir um Terremoto” – Na quinta-feira (24), às 20 horas, entre a música e o teatro, Uyara Torrente dá vida a uma cantora que transforma o palco em um espaço de questionamento sobre a não-maternidade e os papeis femininos na sociedade. Em um show vibrante, marcado por humor e dramaticidade, a personagem enfrenta dilemas e reflexões sobre liberdade, medo e expectativas sociais. O show-cênico tem entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do Guairinha uma hora antes do espetáculo.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sede Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.
Fonte: Governo PR

Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana

Lançamento da 13ª edição Prêmio Gestor Público e seminário marcam a agenda da Escola do Legislativo na próxima semana

Debate e palestra sobre inclusão, homenagens e seminário fazem parte da programação do Parlamento

Agronegócio mineiro bate recorde histórico no primeiro trimestre

Governo prevê cortes bilionários no Proagro ao definir metas para 2026
PARANÁ


Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana
Música, espetáculos, literatura e artes visuais são destaques da agenda cultural da semana com atividades inclusiva para todas as idades....


Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor...


MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos
Em abril, o programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado ao público maior de 60 anos,...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Esposa de William Bonner se emociona ao receber videochamada de Xuxa: ‘Morri’
Natasha Dantas, esposa do jornalista William Bonner se emocionou ao ser surpreendida por Xuxa durante uma videochamada que fazia com o marido. A esposa...


Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’
Clara, filha de Graciele Lacerda, de 44 anos e de Zezé Di Camargo, de 62, encantou a web nesta quinta-feira...


Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
Flor Gil, neta de Gilberto Gil e filha de Bela Gil e JP Demasi, lançou oficialmente seu primeiro álbum da carreira, Cinema Love, nessa quarta-feira (16)....
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍCIA7 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Londrina e Região pedem investimentos em infraestrutura e maquinário
-
POLÍCIA7 dias ago
PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste