A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou uma palestra educativa para 150 alunos em uma faculdade de Curitiba, nesta terça-feira (6). A iniciativa contou com a presença de cães policiais e faz parte do Junho Branco, mês de combate e prevenção às drogas.
O debate teve o intuito de apresentar os serviços e atuação da polícia judiciária, além de trazer informações sobre a importância da prevenção e combate às drogas. Os cães da PCPR também fizeram uma apresentação para os participantes. A ação foi voltada para alunos dos cursos de Farmácia, Direito e Biomedicina.
O delegado da PCPR Victor Loureiro, conta que ações como essa são importantes para quem trabalha no combate ao narcotráfico.
“É de extrema importância que a gente leve informações para a população, principalmente para os jovens que são muito induzidos facilmente pelos narcóticos e acabam se afundando nas drogas, prejudicando tanto a vida pessoal quando a vida familiar”, afirma Loureiro.
A coordenadora Ana Lúcia Cardoso Ribeiro explica que o papel da palestra é fundamental para que os alunos entendam o papel da Polícia Civil para a sociedade.
“Os alunos podem ver ainda as atuações, principalmente ligadas aos cursos. Para a gente é bem legal, para mostrar como é feito o trabalho, o cuidado com os cães. É uma novidade, uma atuação diferente, que não conhecíamos”, afirma Ribeiro.
NOC- Atualmente, a PCPR conta com cinco bases do Núcleo de Operações com Cães (NOC) no Paraná, localizadas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco e Londrina.
Os cães da PCPR são treinados para encontrar drogas e armas através do faro, além de localizar cadáveres e capturar fugitivos durante operações policiais. Os cachorros policiais são treinados pelos tutores diariamente, durante aproximadamente 2 anos, com o objetivo de aperfeiçoar para estarem aptos para as ações.
JUNHO BRANCO- O evento faz parte da campanha nacional Junho Branco, que incentiva ações referentes ao combate e prevenção ao uso de drogas. Durante a prática, os cães da PCPR estavam no local, sendo também distribuídos materiais com orientações sobre o tema.
Fonte: PJC PR