NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto de capacitação com custodiados de Londrina é destaque em cartilha nacional

Publicado em

O projeto Capacitar para Libertar, desenvolvido pela Polícia Penal do Paraná (PPPR) na Penitenciária Estadual de Londrina II – Unidade de Progressão (PEL II – UP), integra a 2ª coletânea de “Boas práticas de trabalho e renda no sistema prisional” , publicada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) neste ano.

A cartilha reúne trabalhos de sucesso desenvolvidos pelo País voltados ao valor social no ambiente prisional, servindo como modelo e inspiração para gestores e autoridades, além de promover a sensibilização nacional sobre os conceitos de ressocialização.

O projeto possui uma equipe multidisciplinar e convênios com empresas e escolas de capacitação profissional. O principal objetivo é preparar pessoas privadas de liberdade para o mercado de trabalho formal em áreas como construção civil, elétrica predial e refrigeração.

Além disso, o projeto também oferece qualificação em informática básica, empreendedorismo e competências emocionais para o trabalho, visando aprimorar ainda mais as habilidades do indivíduo. Na formação, são entregues cartões de visitas e uniformes personalizados com identidade visual própria, além de cadastro no sistema de Microempreendedor Individual (MEI).

Leia Também:  Agepar fará consulta pública para atualizar Regulamento dos Serviços de Água e Esgoto

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Mauricio Ferracini, destaca que o reconhecimento nacional de projetos de trabalho e educação da instituição representa o desenvolvimento da instituição e reitera o trabalho em Unidades de Progressão. “Ter iniciativas do Paraná contempladas em divulgações nacionais é de fato um motivo de muita alegria. Além de ser um grande prêmio, é uma demonstração de que o projeto inovador de tratamento humanizado nas unidades de progressão hoje se torna uma referência, e está no caminho certo”, disse.

A iniciativa surgiu em parceria com o Ministério Público do Trabalho, com o investimento inicial de R$ 250 mil. Em dois anos, já foram 125 pessoas beneficiadas pelo projeto. No momento, está em andamento a 9ª turma de capacitação com treinamento em técnicas de gesso, aramado e drywall.

Além da qualificação técnica especializada, o projeto se destaca por seu diferencial social. Os alunos selecionados passam por atendimentos psicológicos que visam trabalhar a desconstrução da “prisionização” e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

O coordenador regional de Londrina da Polícia Penal, Reginaldo Peixoto, destaca o quão inovador é o trabalho desenvolvido ao lembrar que Capacitar para Libertar quebra paradigmas dentro da execução penal. “Essas pessoas passam a ter condições de proporcionar um sustento digno para si e para seus familiares”, afirmou.

Leia Também:  Órgãos estaduais terão escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

O diretor da PEL II – UP, Emerson das Chagas, ressalta que o projeto dá oportunidade à pessoa privada de liberdade para a reinserção na sociedade através de um trabalho autônomo. “Com o MEI e a iniciativa do empreendedorismo, aliado a uma excelente capacitação que o preso tem para exercer a profissão, a intenção é diminuir a reincidência prisional, efetivando nossa missão enquanto Polícia Penal”, arrematou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Estado promove orientação para quem quiser participar do Prêmio Nacional do Turismo

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Programa de revitalização da viticultura promove capacitação de 60 técnicos em Ibiporã

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA