NOVA AURORA

PARANÁ

Torneio de pesca e tropeada são destaques do turismo no fim de semana

Publicado em

O 2º Torneio de Internacional do Tucunaré, em Pato Bragado, no Oeste, e a 2ª Tropeada, em Mato Rico, na região central, que marcará o Dia do Tropeiro, são destaques do turismo regional no fim de semana no Paraná. O torneio será sexta-feira e sábado (26 e 27) e a tropeada de sexta a domingo (28). Ambos contam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, porque atendem a estratégia de fortalecer o turismo regional.

“A presença do Estado em todas as nossas 19 regiões turísticas está prevista no calendário do setor para divulgar e apoiar essas ações, a fim de que o turismo seja cada vez mais forte e contribua para alavancar a economia dos municípios paranaenses”, diz o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.

Mato Rico se destaca na região turística chamada Entre Matas, Morros e Rios pelo forte apelo ao turismo rural, ecoturismo (com cinco Unidades de Conservação), trilhas e cachoeiras em meio à mata preservada. Os eventos anuais de tiro de laço e laço comprido reúnem laçadores e admiradores dos esportes, assim como crianças, peões e as prendas, como são chamadas as mulheres nas arenas.

Leia Também:  Semana da Família integrou pais e comunidade escolar em toda a rede estadual

Já o município de Pato Bragado é separado do Paraguai pelo Rio Paraná. As águas se perdem no horizonte e são um convite à navegação. A cidade é conhecida pela hospitalidade e as feiras gastronômicas, cultura e lazer, como a tradicional Festa do Cupim. O Torneio Internacional de Pesca do Tucunaré está na sua segunda edição. No ano passado reuniu 170 equipes.

TUCURANÉ – Quem gosta de pescar ainda pode se inscrever no 2º Torneio de Internacional do Tucunaré, em Pato Bragado. O evento será realizado no Clube de Pesca Esportiva Britânia (Pebri) e irá sortear mais de R$ 200 mil em prêmios. As inscrições se encerram nesta quinta-feira (25) no site www.pebripescaesportiva.com.br

A largada da prova está prevista para o dia 27, às 7h, e o encerramento para às 15h com o arremesso das iscas artificiais, na modalidade pesque, fotografe, filme e solte vivo. Concorrem a prêmios as equipes que fizerem o desembarque na água e permanecerem por pelo menos duas horas.

Leia Também:  IAT autoriza obras de restauração na Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel

TROPEADA – Os três dias de evento da 2ª Tropeada de Mato Rico terão almoço, jantar e shows para os participantes, na noite da abertura e durante o roteiro nas propriedades rurais que fazem parte do trajeto. A saída das tropas será sábado, às 8h. O encerramento acontece na Associação dos Servidores Públicos de Mato Rico (Assemar), na Avenida das Araucárias, dia 28, às 12h, com almoço e sesteada (ato de descansar após o almoço).

O evento é alusivo ao Dia do Tropeiro – 26 de abril no Paraná e na maioria dos estados brasileiros. Alguns municípios paranaenses incorporaram outras datas em homenagem aos tropeiros. Em Mato Rico, a festividade acontece no mês de maio.

NEGÓCIOS E EVENTOS Também neste fim de semana, a Secretaria de Turismo participa no Rio de Janeiro do 14ª Meeting – Rodada de Negócios. O turismo marca presença nas rodadas de negócios, com apresentação do case Setu Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Estado publica edital para empresas interessadas no programa Talento Tech

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Em uma semana, Polícia Militar cumpriu 25 mandados de prisão no Litoral

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA