NOVA AURORA

PARANÁ

Matelândia recebe nesta semana a feira de serviços Paraná em Ação, e Justiça no Bairro

Publicado em

O município de Matelândia, no Oeste do Estado, recebe entre quinta-feira (25) e sábado (27), a feira de serviços Paraná em Ação e o programa Justiça no Bairro, ofertando à população da região diversos serviços gratuitos como confecção de documentos, inscrição em programas sociais, orientação jurídica, psicológica e socioassistencial, além de exposições e programação voltada às crianças.

A iniciativa do Governo do Estado é coordenada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-PR), o Sesc Cidadão, e a Prefeitura de Matelândia, além de vários órgãos e secretarias do executivo estadual. O evento será no Parque de Exposições David Menoncin, no bairro Jardim Tropical, e os atendimentos ocorrem das 9h até 17h durantes os três dias.

“O Governo não está medindo esforços para levar cidadania a todos os 399 municípios do Estado. O Paraná em Ação é um programa estratégico para cumprir este objetivo, e conta cada vez mais com parceiros do poder público e privado, ampliando a gama de serviços gratuitos”, destacou o secretário Santin Roveda.

Um dos carros-chefes da ação é a confecção gratuita de documentos como a Carteira de Identidade, CPFs, carteira do programa ID Jovem (que dá acesso a uma série de serviços), CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre e segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).

Leia Também:  Colheita de feijão da primeira safra termina com boa qualidade no Paraná

Além da confecção dos RGs, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), a Polícia Civil estará presente com o programa PCPR na Comunidade, projeto que promove atendimento humanizado, auxiliando na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações.

Será possível se inscrever em programas estaduais como o Energia Solidária, da Copel; Água Solidária, da Sanepar; e Casa Fácil Paraná, da Cohapar, todos voltados à população de baixa renda. O CEIM (Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas), órgão vinculado à Seju, também terá atendimentos no local.

A Secretaria estadual da Fazenda (Sefa) também fará o cadastro no programa Nota Paraná, que possibilita a população a pedir o CPF na nota fiscal para receber de volta parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago nas compras e concorrer a prêmios mensais.

Também haverá orientação socioassistencial para mulheres vítimas de violência, por meio do Ônibus Lilás, diversos serviços municipais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), da Agência do Trabalhador, e das Secretarias do município de Agropecuária e de Saúde (com participação de professores e estudantes da Uniguaçu), além de exibições e atividades de lazer para toda a família.

Leia Também:  Agências do Trabalhador iniciam a semana com mais de 13 mil oportunidades de emprego

JUSTIÇA NO BAIRRO – O programa Justiça do Bairro, do TJ-PR junto com o Sesc Cidadão, vai oferecer atendimento para a resolução de conflitos na área da família, orientação e serviços jurídicos. O programa visa proporcionar à população em situação de vulnerabilidade econômica o acesso à justiça de forma célere, efetiva e desburocratizada.

Nesta edição, os serviços do programa estarão concentrados no sábado (27). Entre os serviços ofertados estão o divórcio consensual, pedido de guarda, pensão alimentícia, reconhecimento ou dissolução de união estável, reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade, retificação do registro civil, entre outros.

PARCERIAS – Participam da ação a Copel, Sanepar, Detran, Cohapar, Fomento Paraná, Celepar, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal, além das Secretarias de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), da Mulher e Igualdade Racial (Semi), e da Fazenda (Sefa), Serviço Social do Comércio (Sesc-PR), Ministério Público (MP-PR) e Defensoria Pública (DPE).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  Agências do Trabalhador iniciam a semana com mais de 13 mil oportunidades de emprego

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA