NOVA AURORA

PARANÁ

Junta Comercial e Associação dos Municípios discutem ampliar desburocratização no Paraná

Publicado em

A Junta Comercial do Paraná e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) estão dialogando para formalizar a participação dos 399 municípios do Estado nos programas Empresa Fácil-PR e Descomplica Paraná. Eles desburocratizam e facilitam a abertura de novos negócios e a obtenção de alvarás de funcionamento de empresas.

O Empresa Fácil-PR é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. O Descomplica Paraná, implementado em 2019, visa o desenvolvimento de mecanismos para desburocratização para abertura de empresas e emissão de licenças e alvarás.

Um dos pontos importantes é a automatização da consulta prévia feita pela futura empresa para averiguar a viabilidade de localização do novo empreendimento. Alguns municípios já adotam essa sistemática, como Curitiba, onde o empresário leva apenas alguns minutos para obter a consulta prévia. A previsão é de expandir a adesão gradativamente e alcançar todas as cidades.

Leia Também:  Estado emite ordem de serviço da Ponte de Guaratuba; prazo de execução é de 32 meses

A participação dos municípios é fundamental para melhorar ainda mais a agilidade na abertura de empresas do Estado. A Junta Comercial viabiliza a abertura em apenas 11 horas e 16 minutos no Paraná, um recorde alcançado em abril. Também é o menor tempo do País em relação à quantidade de solicitações.

“Essas mudanças são essenciais para o avanço do sistema. Essas melhorias envolvem órgãos licenciadores, como Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Água e Terra e as prefeituras. Se conseguirmos a automatização desses processos, nós poderemos ter empresas abertas em menos de seis horas”, diz o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni. 

O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, diz que a instituição vai ajudar como puder na redução da burocratização. A ideia é incentivar a adesão das prefeituras. “Todo mundo ganha com isso, com a geração de mais negócios, empregos e renda nos nossos municípios”, afirma.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mutirão de estágios tem mais de 1,4 mil atendimentos e 362 estudantes pré-aprovados

Published

on

By

Curitiba sediou nesta quarta-feira (9) o primeiro Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. A ação ofereceu mais de 1.300 oportunidades de estágio e jovem aprendiz para estudantes a partir de 16 anos, matriculados nos ensinos médio, técnico ou superior.

De acordo com a Agência do Trabalhador de Curitiba, foram entregues 660 senhas de atendimento e registradas 1.471 participações nos processos seletivos — muitos candidatos aproveitaram para participar de mais de uma seleção. No total, 362 estudantes saíram pré-aprovados ou já contratados.

“O mutirão foi um grande sucesso. Tivemos quase 1,5 atendimentos e centenas de jovens já saíram daqui contratados. Quero agradecer às 18 empresas que participaram e saíram muito satisfeitas, e agradecer também a presença de todos os estudantes que confiaram na ação”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Leia Também:  Governo libera mais de R$ 26 milhões para oito municípios paranaenses

O evento foi realizado na Agência do Trabalhador Central. Sem exigência de experiência prévia, o mutirão se consolidou como uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego e deseja iniciar sua trajetória profissional.

O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, destacou a importância da ação. “As empresas tiveram atendimento online, cadastro na hora e encaminhamentos. Muitos estudantes já saíram com a relação de documentos necessários para as próximas etapas. Nossos jovens souberam aproveitar a oportunidade. Essa é uma ação da secretaria que realmente faz a diferença”, disse.

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo do Estado para ampliar o acesso dos estudantes paranaenses ao mercado de trabalho, contribuindo para sua formação prática e desenvolvimento profissional.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA