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Sanepar anuncia investimento de R$ 402,7 milhões no primeiro trimestre de 2023

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A Sanepar investiu no primeiro trimestre do ano R$ 402,7 milhões, superando em 14,2% os R$ 352,5 milhões do mesmo período de 2022. A área de esgotamento sanitário recebeu a maior parcela dos recursos (57% do total) com R$ 227,8 milhões. Esse valor também ficou 27,6% maior do que os R$ 178,5 milhões investidos em esgoto nos três primeiros meses do ano passado.

Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira (12) pelo diretor financeiro e de Relações com Investidores, Abel Demetrio; pela diretora de Investimentos, Leura Lúcia Conte de Oliveira; e pelo diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Julio Gonchorosky, em videoconferência dirigida a acionistas e aberta ao público.

Essa política de investimentos consolida o objetivo da Companhia de cumprir o marco legal de saneamento, que estabelece índice de atendimento de 90% de esgotamento sanitário até 2033. Com os investimentos, a Sanepar quer ser a primeira empresa de saneamento do País a atingir a meta. Na área de abastecimento, a empresa já universalizou os serviços com 100% da população urbana com acesso a água potável.

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“Buscamos eficiência. A Companhia é robusta, com resultados positivos e significativos. Estamos fazendo os investimentos necessários, remunerando os acionistas, visando uma equação de sustentabilidade”, disse Abel Demetrio.

Após a apresentação, os diretores responderam perguntas dos participantes, algumas referentes à Parceria Público-Privada (PPP) que está em processo licitatório de contratação de empresa para investir em esgotamento sanitário de 16 cidades na região Centro-Litoral do Paraná. A Sanepar fez dois roadshows sobre a PPP no início deste mês: em Curitiba e em São Paulo, na B3.

A diretora de Investimentos disse que a expectativa da Companhia é que a PPP seja um sucesso. “No processo de consulta pública, recebemos quase 500 propostas e questionamentos, que foram considerados no edital, e acreditamos que a PPP vai dar a velocidade necessária para alcançarmos a meta do marco legal do saneamento”, disse Leura de Oliveira.

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Fonte: Governo PR

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Restauração em concreto entre Pitanga e Nova Tebas tem proposta de R$ 248 milhões

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta terça-feira (08) a sessão de disputa da obra de restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga, na região Central.

Das 11 participantes, a melhor classificada foi a TCPAV Tecnologia em Construção e Pavimentação Ltda., empresa do Rio Grande do Norte, com proposta de preços de R$ 248 milhões. Agora ela deve encaminhar uma planilha de valores atualizada e os documentos exigidos em edital para análise da comissão de contratação do DER/PR.

A licitação utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê a elaboração do projeto executivo de engenharia seguida pela execução da obra em uma única empreitada.

O trecho contemplado começa na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, limite entre os municípios de Nova Tebas e Iretama, e segue até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas. A partir daí a obra vai contemplar o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar na futura duplicação, em Pitanga. São 51,52 quilômetros de extensão.

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Será utilizada a técnica whitetopping em todo o trecho, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto, garantindo uma pista de ótima qualidade e vida útil de cerca de 20 anos.

Também serão implantadas terceiras faixas do mesmo material em todos os pontos críticos, e acostamentos igualmente de concreto, com 2 metros de largura exceto quando há faixa adicional, onde os acostamentos ficam com 1,2 metros em um dos lados.

O projeto prevê a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, acesso para o município de Manoel Ribas, e duas rótulas alongadas fechadas, uma no acesso a Nova Tebas e a outra no perímetro do distrito de Catuporanga. Ainda serão feitas melhorias geométricas em curvas, e correção de faixas adicionais existentes que terminam antes do fim da rampa.

Será implantada nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, com melhorias em quatro pontes, implantado novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros.

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De um total de 810 dias (27 meses) de prazo contratual, os quatro primeiros serão dedicados à elaboração do projeto, com serviços iniciais de terraplenagem iniciando já a partir do quarto mês.

Fonte: Governo PR

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