NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR participa da Semana Nacional do Registro Civil em Curitiba

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está participando da primeira Semana Nacional do Registro Civil, confeccionando gratuitamente carteiras de identidade à população vulnerável, na Praça da Solidariedade, na Rua Engenheiros Rebouças, n.° 875, bairro Jardim Botânico, em Curitiba. A ação acontece até sexta-feira (12), das 9h às 13h.  

O mutirão da cidadania é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visa ampliar o acesso das pessoas em situação de rua e extrema vulnerabilidade, oferecendo documentações básicas sem nenhum custo.  

De acordo com o delegado da PCPR Marcus Michelotto, a participação da Polícia Civil no atendimento à população vulnerável é de extrema importância, principalmente na emissão das carteiras de identidade a fim de trazer cidadania. Além disso, o delegado ressalta que o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade já acontece fora do evento.

“Aqui no Paraná, temos uma parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e pretendemos expandir atendimentos, para que o trabalho seja ininterrupto e essa população, que realmente precisa do estado, seja devidamente atendida”, complementa Michelotto.  

Leia Também:  Oportunidade: semana começa com 10,7 mil vagas ofertadas nas Agências do Trabalhador

O trabalhador Maicon Brandão da Costa, de 36 anos, participou do evento para confeccionar a 2º via do RG, visto que o documento era antigo. “Tentei abrir uma conta no banco, porque consegui um emprego recentemente, e não aceitaram minha identidade. Com certeza esse mutirão beneficia bastante nossa vida”, finaliza.  

A iniciativa também beneficiou o cidadão David Costa Corrêa, de 28. Ele conta que perdeu a 1ª via do RG e aproveitou essa iniciativa para emitir um novo documento. “Vou começar a trabalhar registrado e precisava da renovação do documento, então consigo fazer tudo em um só lugar devido ao mutirão”, afirma Corrêa.

SERVIÇOS- A ação reúne diversos órgãos e programas de assistência social, com serviços essenciais. A população pode emitir documentos como carteiras de identidade, 2º via da certidão de nascimento, certidões de casamento e óbito, registro e atualização do cadastro único, além de orientações jurídicas e atendimentos gerais.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR relata 70% dos inquéritos e realiza 17 prisões na primeira semana do Verão Maior Paraná

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alcançou um índice de 70% de inquéritos policiais relatados na primeira semana do Verão Maior Paraná, destacando-se pela agilidade na conclusão das investigações. Entre os dias 14 e 21 de dezembro, dos 107 procedimentos iniciados, 75 já foram relatados e enviados ao Ministério Público para apreciação.

No mesmo período, a PCPR realizou 17 prisões no Litoral e no Noroeste do Estado, sendo sete em flagrante, nove em cumprimento a mandados judiciais e uma por descumprimento de medida protetiva. Além disso, foram registrados 334 boletins de ocorrência, solicitadas 43 medidas protetivas e realizados 23 Termos Circunstanciados de Infração Penal, refletindo o compromisso da instituição em atender à população de maneira humanizada.

O Instituto de Identificação da PCPR também desempenhou papel importante na semana inicial do Verão Maior Paraná. Foram atendidas 373 pessoas, entregues 50 carteiras de identidade, atendidos 14 locais de crime e realizadas cinco coletas papiloscópicas que resultaram em 18 objetos analisados.

Leia Também:  PCPR prende quatro suspeitos de duplo homicídio em Prudentópolis

O delegado e coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Getúlio de Moraes Vargas, enfatizou que as estatísticas da primeira semana de atuação da Polícia Civil no Verão Maior Paraná são expressivas e refletem o intenso trabalho para garantir a segurança e a tranquilidade da população e veranistas. 

“Esses números mostram a eficiência e o compromisso da PCPR em proporcionar uma temporada segura. Tivemos apenas um homicídio registrado e com autoria definida e o autor preso,” destacou o delegado.

O Verão Maior Paraná segue até 9 de março de 2025, com ações integradas entre as forças de segurança pública, que incluem a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para moradores e visitantes do litoral e do Noroeste do Estado.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Leia Também:  Estado investe R$ 51,3 milhões na pavimentação de rodovia entre Assis Chateaubriand e Toledo

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA