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Exposoja quer superar negociações de 2022 que atingiram R$ 538 milhões em 4 dias

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Faltam poucos dias para o início da feira agrícola que promete movimentar o setor produtivo piauiense. Entre os dias 10 e 13 de maio, o distrito de Nova Santa Rosa, no município de Uruçuí, vai sediar a 14ª edição da Exposoja, evento pioneiro que reúne produtores e empresários ligados ao setor de todo o Matopiba.

Em 2022, a feira movimentou mais de R$ 538 milhões em negócios realizados. Uma realização da Associação dos Produtores Rurais de Nova Santa Rosa, a feira representa um marco para todo o estado do Piauí.

“A feira tem um papel super importante de aproximar as empresas fornecedoras de insumos e tecnologia do produtor de grãos. Recebemos visitantes de vários municípios e estados que vem conhecer a região”, conta Celso Werner, presidente da associação.

Na sua última edição, a Exposoja recebeu 12 mil visitantes de 194 municípios do Nordeste e de outras regiões do país. Para o mês que vem, a expectativa é ainda maior.

“Estamos estimando um aumento de 25% no volume de negócios e também um crescimento expressivo no número de visitantes, já que a nossa feira só evolui a cada ano. Esperamos que este ano 20 mil pessoas visitem a Exposoja”, afirma Werner.

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Tecnologias e conhecimento – A área de 130 mil m² da Exposoja vai abrigar mais de 100 expositores dos mais diversos segmentos do agronegócio, como máquinas agrícolas, implementos, sementes, insumos, construção, energias renováveis e muitos outros. Uma variedade que reflete a força comercial do evento.

A realização de uma ampla programação técnica, voltada para diversos temas de interesse do setor produtivo, é outra grande aposta da feira, que tem como tema a sustentabilidade do agro.

“A Exposoja potencializa ainda mais o setor agrícola no estado, já que é o grande centro de comercialização do cerrado piauiense. Aqui, grandes e pequenos produtores encontram oportunidade de negócio e adquirem muito conhecimento”, completa o presidente Celso Werner.

Na programação da Exposoja, que se estende durante os quatro dias, estão inclusas apresentações de grandes especialistas e temas como inovação e técnicas de manejo, perspectivas para o clima da próxima safra e oportunidades de integração lavoura-pecuária, assuntos que estão em pauta no agronegócio do Piauí e em todo o Brasil.

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Fonte: Pensar Agro

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AGRONEGÓCIO

Ponte desaba e expõe gargalos logísticos para o escoamento da safra

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O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no último domingo (22.12), trouxe à tona os problemas crônicos da infraestrutura logística brasileira. A estrutura, que conectava os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desmoronou sobre o rio Tocantins, provocando uma tragédia com uma morte confirmada e pelo menos 14 pessoas desaparecidas. Caminhões que transportavam ácido sulfúrico e herbicidas também caíram no rio, levando as prefeituras a emitirem alertas sobre contaminação da água.

O acidente ocorre em um momento crítico para o agronegócio nacional. O Brasil deve alcançar uma safra recorde de 322,53 milhões de toneladas de grãos em 2024/25, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este aumento de 8,2% em relação à safra anterior reflete o crescimento da produção de soja e milho, mas evidencia os desafios logísticos de um setor cada vez mais pressionado por gargalos estruturais.

A ponte Juscelino Kubitschek estava localizada na região do Matopiba, uma das áreas de maior crescimento do agronegócio no Brasil, englobando os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Nos últimos dez anos, a produção de grãos na região aumentou 92%, saltando de 18 milhões de toneladas em 2013/14 para 35 milhões em 2024.

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Essa expansão, no entanto, tem sobrecarregado a infraestrutura local. O intenso tráfego de cargas pesadas, principalmente de fertilizantes e grãos, contribuiu para o desgaste da ponte, que já apresentava rachaduras e denúncias de negligência na manutenção.

Além de afetar a segurança da população, o desabamento representa um entrave significativo ao escoamento da safra. Os portos do Arco Norte, responsáveis por 35,1% das exportações de grãos em outubro de 2024, são fundamentais para o agronegócio brasileiro. A interdição da ponte pode impactar negativamente a logística de transporte para esses portos, aumentando custos e atrasos.

O transporte de fertilizantes também está em alta, com as importações alcançando 4,9 milhões de toneladas em outubro, um crescimento de 5,9% em relação ao mês anterior. Essa demanda reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura para evitar colapsos como o ocorrido no rio Tocantins.

Entidades do agronegócio, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), destacam que episódios como este evidenciam a urgência de investimentos em infraestrutura. “O crescimento do agronegócio brasileiro depende diretamente de uma logística eficiente. A tragédia no rio Tocantins é um alerta para a necessidade de modernização das rotas de transporte e manutenção das estruturas existentes”, afirma a CNA em nota.

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O Ministério dos Transportes já anunciou a abertura de uma sindicância para investigar o desabamento e prometeu reconstruir a ponte em 2025. Enquanto isso, o setor agropecuário pede soluções imediatas, como rotas alternativas e a implementação de medidas para mitigar os impactos sobre a logística da safra.

Embora críticas à expansão do agronegócio tenham ganhado destaque após o acidente, é crucial equilibrar o debate. O setor é um pilar da economia nacional, responsável por 25% do PIB e por grande parte das exportações brasileiras. Investir em infraestrutura adequada e eficiente não é apenas uma questão de atender às demandas do agronegócio, mas de assegurar que o crescimento econômico venha acompanhado de segurança, sustentabilidade e benefícios para toda a sociedade.

O desafio agora é transformar essa tragédia em um ponto de virada, priorizando investimentos estratégicos que garantam a competitividade do agronegócio no mercado global, sem negligenciar a segurança das comunidades locais e a preservação ambiental.

Fonte: Pensar Agro

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