NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná comanda mutirão de limpeza de resíduos sólidos na ilha de Eufrasina

Publicado em

A Portos do Paraná organizou e promoveu nesta quarta-feira (19) um mutirão de limpeza nas praias e trilhas da comunidade de Eufrasina, no Litoral. A ação é coordenada pela diretoria de Meio Ambiente e está atrelada ao Programa de Educação Ambiental e Programa de Limpeza de Manguezais da empresa pública. Cerca de 110 quilos de recicláveis e 56 quilos de não recicláveis foram coletados.

Para o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a ação vai ao encontro da solicitação do governador Carlos Massa Ratinho Junior em aproximar a empresa pública da comunidade. “Desde o começo da gestão ele nos determinou que os portos do Paraná, além de olhar para o oceano, tivessem um olhar voltado para nossas cidades litorâneas e para as comunidades que ali residem”, afirmou. 

Jaqueline Dittrich, bióloga da Portos do Paraná e uma das coordenadoras da ação, conta que a iniciativa foi tomada em parceria com a Associação de Moradores da Ilha de Eufrasina. “A limpeza de hoje é uma ação preparatória para um próximo evento, agendado para semana que vem, dia 25. Vamos apresentar aos moradores uma oficina de confecção de biodigestores, falar também de saneamento básico e de gerenciamento de resíduos”, salientou a bióloga.

Leia Também:  Estudantes do Ganhando o Mundo retornam da Austrália com muita experiência na bagagem

“Primeiro foi realizada a implantação de um sistema de tratamento de esgoto na associação de moradores e escola do local, agora essa ação de coleta de resíduos e semana que vem faremos uma apresentação geral do que temos feito e do que pretendemos fazer na ilha”, afirmou o professor da Universidade Federal do Paraná, Fernando Augusto Silveira Armani.

Para Rosene Aparecida Passos, presidente da Associação de Moradores da Ilha Eufrasina, esse tipo de ação é muito importante, ainda mais que se conseguiu envolver os alunos da escola, para que eles aprendam não só a não descartar o lixo de forma errada, como a recolher o lixo que alguém eventualmente largou pelo caminho. “Com a comunidade limpa e organizada, fica mais bonito quando vem pessoas de fora, notam que em Eufrasina existe o cuidado com o meio ambiente”, disse.

Participaram da ação alunos de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), alunos da escola estadual do local e moradores da comunidade de Eufrasina.

Leia Também:  Municípios podem acessar recursos para ações em medidas socioeducativas

PERMACULTURA – O Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná segue os princípios da permacultura – cuidar das pessoas, cuidar do planeta e a partilha justa da distribuição dos excedentes.

A prática consiste no planejamento de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos conhecimentos de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, sempre sob a ótica da ecologia.

Além disso, todos os projetos ambientais e monitoramentos executados pela Portos do Paraná têm relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, do qual a empresa pública é signatária.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Estudantes do Ganhando o Mundo retornam da Austrália com muita experiência na bagagem

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Maior do Brasil: governador confirma novo Piso Regional, que vai de R$ 1,8 mil a R$ 2,1 mil

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA