NOVA AURORA

PARANÁ

TURISMO

Publicado em

Nesta segunda-feira (03.04), às 5h20, atraca no Porto de Paranaguá o luxuoso navio Silver Wind, da operadora Silversea Cruises. Traz a bordo 224 passageiros americanos, britânicos, belgas e alemães, todos com passeios agendados para conhecer o Litoral paranaense.

O primeiro grupo desembarca às 6h, segue de ônibus até Curitiba e desce a Serra do Mar de trem. O segundo segue entre 7h e 8h a Morretes, para desbravar com veículos 4×4 as estradas rurais da região. E o terceiro, que desembarca 8h30, tem agendado uma caminhada cultural pela cidade de Paranaguá, envolvendo o Museu de Arqueologia e Etnologia, o centro histórico e o mercado municipal da cidade.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, quem ganha é a cidade de Paranaguá e o Litoral do Estado. “E o melhor é que esse movimento de turistas durante a temporada de navios de cruzeiros, de novembro a março, só vai aumentar. A previsão é que cerca de 50 mil pessoas passem por Paranaguá”, disse Pioli.

Leia Também:  Rede estadual abre matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2024 na segunda-feira

“Eles vêm e gastam no comércio, na padaria, nas farmácias, nos hotéis, restaurantes, estacionamentos. Geram emprego e renda para toda população parnanguara. A presença desses navios na cidade incrementa a matriz econômica do turismo no município”, afirma o diretor.

Bibiana Antoniacomi, diretora da Special Paraná Turismo Receptivo, conta que a programação atraiu muito a atenção dos passageiros e que todos vão descer. “A caminhada cultural será focada na história, na gastronomia, nos costumes de Paranaguá. Os que vão para Morretes, além dos passeios de jipe, vão ter a alegria de visitar um alambique. E os que optaram por descer a Serra de Mar de trem, vão viajar nos vagões de luxo. Sempre acompanhados por guias e equipe locais, para mostrar o que nossa região tem de melhor”, explica a diretora.

NA ROTA DOS CRUZEIROS – A chegada do luxuoso navio Silver Wind acontece uma semana depois que a MSC Cruzeiros anunciou a inclusão, a partir de novembro, do Porto de Paranaguá na rota do navio MSC Lirica, com itinerários para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).

Leia Também:  VEREADOR DE NOVA AURORA, PROPÕE A CRIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O Silver Wind é um pequeno mas luxuoso navio com capacidade máxima de 96 passageiros e 250 tripulantes. Renovado em novembro de 2021, conjuga espaços amplos com ambientes íntimos. Dentro, são várias opções de acomodações, restaurantes e áreas públicas: convés com piscina, spa, bar, salão de beleza, observatório, academia de ginástica e até um estúdio fotográfico.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Turismo rural e agroindústria familiar serão destaques do IDR-Paraná na Expo Umuarama

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  PCPR confecciona 375 carteiras de identidade em ação de cidadania em Campo Largo

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA