NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Distrito Federal quer replicar programas e ações do Paraná para jovens

Publicado em

As ações do Governo do Paraná voltadas aos jovens, como o Cartão Futuro e o Agente Jovem de Cidadania, além dos 28 Centros da Juventude existentes no Estado, despertaram o interesse do Governo do Distrito Federal (GDF). Nesta terça-feira (7), o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, se reuniu com o secretário da Família e Juventude do GDF, Rodrigo Delmasso. O encontro foi no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Nesta quarta-feira (8), o secretário Delmasso, acompanhado por San Thiago da Cunha, também do GDF, conheceu os Centros da Juventude instalados em Curitiba e Região Metropolitana. A visita foi conduzida por Ana Felícia Bodstein, coordenadora interina da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedesf).

Rodrigo Delmasso destacou o cuidado do Paraná para com o jovem. “A política da juventude no Paraná está sendo muito bem executada. Seja com os Centros da Juventude ou com o Cartão Futuro e o Agente Jovem de Cidadania, o Paraná tem um bom case na área e são exemplos que queremos levar para aplicar no Distrito Federal”, disse.

Os Centros da Juventude estão instalados em Almirante Tamandaré, Apucarana, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Pitanga, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama, além de Curitiba e Toledo, que contam com duas estruturas cada.

Leia Também:  Ligia Amadio rege último concerto do ano da Orquestra Sinfônica do Paraná

“Essa rede de Centros da Juventude, em especial, é um tema pelo qual temos grande interesse. São estruturas muito bem cuidadas e administradas, com uma gama de atendimentos interessantes, e é algo que temos grande interesse em replicar para os nossos jovens”, explicou Delmasso.

Os centros contam com equipamentos diversificados, a depender dos projetos aplicados. Isso inclui salas multiuso, espaços para dança, quadras poliesportivas, pistas de skate, teatros de arena, bibliotecas, laboratórios de informática, auditórios, cozinha, e piscina, por exemplo. “Temos buscado cada vez mais alternativas de programas e ações que envolvam a juventude e que deem oportunidades de uma rotina saudável, com práticas esportivas, lazer, saúde, qualificação e incentivo a uma vida digna”, afirmou Rogério Carboni.

Ele explicou que com o Cartão Futuro, criado em 2021, o Governo do Estado subsidia parte do salário de adolescentes e jovens como forma de ampliar o acesso ao primeiro emprego. O foco é a população vulnerável jovem que necessita de políticas públicas voltadas à inclusão no mundo do trabalho. Os recursos são oriundos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Leia Também:  IDR-Paraná capacita 45 extensionistas para atuação em manejo de solos

Já o programa Agente Jovem de Cidadania atende adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de idade, preferencialmente os que se encontram em vulnerabilidade social, moradores de municípios que possuam Centros da Juventude. Eles recebem bolsas todos os meses para desenvolver atividades educativas, socializadoras e de produção cultural junto a outros adolescentes e jovens de sua comunidade, sob acompanhamento e orientação de profissional de referência do Centro da Juventude.

O programa funciona como um trampolim para transformar algumas realidades. No ano passado, 751 adolescentes e jovens participaram do programa em todo o Estado.

Para a coordenadora interina da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude, Ana Felícia Bodstein, a visita dos representantes do Governo do Distrito Federal é uma oportunidade de intercâmbio de experiências, e de mostrar as boas práticas adotadas no Paraná na área da juventude. “Eles estão entendendo o melhor formato para replicar os Centros da Juventude e nós estamos conhecendo, através da experiência da comitiva, outros olhares sobre quais áreas precisam de mais atenção no Paraná”, disse.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Webinar vai discutir avanços e melhorias na política de inclusão da pessoa com autismo

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Paraná é o primeiro estado a oferecer medicamento para tratar animais com esporotricose

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA