NOVA AURORA

PARANÁ

Servidora do Estado com mais tempo na ativa celebra 63 anos na gestão pública

Publicado em

O dia era 8 de março de 1960 e Emilia Adoroti Labres tinha acabado de concluir o antigo colegial, aos 19 anos. Embora já tivesse trabalhado em uma loja, foi naquele dia, quando entrou no Departamento de Obras do Estado, que sua vida profissional começou de fato. Tornava-se a partir daquele momento uma servidora pública do Paraná, função que ainda se orgulha em informar mesmo após 63 anos na ativa.

O Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, só foi oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1970, dez anos depois, mas quiseram os acasos da vida que fosse a data que marcaria o início da jornada de Emilia na administração pública.

De lá para cá, já viu 22 governadores ocuparem o posto e se aposentou na Secretaria de Administração no final da década de 80. “Eu entreguei o meu pedido de aposentadoria e o diretor na época, brincando, disse que não aceitava. Voltou um tempo depois com a proposta que eu continuasse. Eu aceitei. Não fiquei e nunca quis ficar um dia parada”, conta.

Leia Também:  PCPR encontra criança que ficou sete dias desaparecida em São Paulo

“Tenho uma satisfação enorme em dizer que sou servidora pública. Não se fala muito, mas é o servidor que faz a máquina do Estado funcionar. Nesses anos todos fui me adaptando a todas as novidades e seguirei me adaptando no que for preciso”, completa.

“Eu me tornei servidora em uma época que o destino da mulher era ser dona de casa, esposa e mãe. Eu fui tudo isso, mas também priorizei o meu lado profissional. No começo éramos poucas, mas isso tem mudado cada vez mais. Eu acredito nas mulheres. E você sabe por quê? Porque mulher é capaz de tudo”, enfatiza.

Com 82 anos, Emilia atua na Procuradoria-Geral do Estado e os colegas são unânimes. “A Emilia? Primeira a chegar e a pedir novas demandas. Ela quer e gosta de trabalhar”, diz a chefe de Gabinete da PGE, Carolina Schussel. “Impressionante como está sempre disposta e sorrindo”, afirma a colega Anna Lucia Kus, que há 26 anos trabalha lado a lado com Emilia.

A opinião da servidora é compartilhada pela procuradora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, atual gestora da Emilia. “Para nós e, particularmente para mim, ver a Emilia empolgada, dedicada e sempre disposta, acaba sendo um combustível. Mais um exemplo da competência e resiliência das mulheres”, salienta.

Leia Também:  Com aporte de R$ 10,2 milhões, Estado aprova 100 projetos para programa de extensão

Mãe de dois filhos e avó de três netas, Emilia é modesta ao falar que “talvez” seja um exemplo para a família e para outras mulheres. Mas o “talvez” da servidora é uma certeza para a neta Thaysa Labres. “Ela é meu maior orgulho e inspiração, principalmente por ser mulher, ter passado por tantas coisas e trabalhar com tanto amor. Hoje a equipe da Procuradoria é como a segunda família da minha avó e eu só tenho a agradecer, pois é um trabalho que a faz muito feliz e que ela se orgulha em dividir conosco”, afirma.

E o trabalho ainda promete ser longo. Ao ser questionada se pensa em uma nova data para parar, ela mal termina de ouvir a pergunta e já dispara com um sorriso de canto: “Não”.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Estado repassa recursos para novos projetos de instituições filantrópicas do Oeste

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Inspirado no Hub de Beato, Paraná quer consolidar novos centros de inovação empresarial

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA