PARANÁ
Cultura comemora o Mês da Mulher com diversas atividades gratuitas
Publicado em
2 de março de 2023por
Itajuba TadeuAs instituições culturais do Governo do Estado, em Curitiba, promovem neste mês de março uma série de atividades que ajudam a refletir e debater sobre o atual papel da mulher na sociedade. São exposições, oficinas, palestras, conversas e até espetáculos com participação gratuita.
A seguir, reunimos a seguir a programação das instituições que têm gestão da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC):
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (BPP)
Exposições de acervo — A partir do dia 8 (quarta-feira), todo o prédio histórico da BPP se converte em uma grande exposição temática sobre a presença feminina na literatura, nas ciências, na cultura, no jornalismo e nas artes em geral. São livros, fotos, documentos, obras raras, materiais multimídia e outros itens pertencentes ao acervo da instituição, dispostos em todas as salas de leitura e seções específicas (Braille, História, Infantil etc.)
“Mulher por Mulheres” — No final da tarde (17h) do dia 9 (quinta-feira), escritoras de diferentes gerações participam de uma roda de leitura para interpretar textos de representantes femininas da literatura e música paranaense — sob a curadoria da Academia Paranaense de Poesia. Em paralelo, a Biblioteca estimula uma troca de livros espontânea entre escritoras, que também podem doar exemplares de suas obras para o público em geral.
Live do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas — No dia 8 (quarta-feira), às 16h, em youtube.com/bibliotecapr, haverá transmissão direcionada às unidades do sistema, mas também aberta ao público em geral, com a participação da professora e pesquisadora da UEPG, Luísa Cristina dos Santos Fontes, autora do livro “Roteiro Literário: Helena Kolody”, publicado pelo selo da BPP. Ela discute a presença das mulheres na literatura do Estado com a mediação da bibliotecária da BPP Marta Sienna.
Galeria de Bibliotecárias — Durante todo o mês, as redes sociais da BPP trazem posts com fotos das profissionais de biblioteconomia e estudantes da área que trabalham na instituição. Além das postagens, as publicações trazem perfis curtos das homenageadas e descrições sobre seus setores de atuação.
Ciclo de Contação de Histórias do Mês da Mulher — A partir do dia 8 (quarta-feira), o grupo de contadores da BPP, Era Uma Vez, apresenta duas sessões diárias em que interpretam obras da literatura infantil produzidas por mulheres. Às 11h e 15h, e aos sábados, às 11h.
Exposição “Rogai Por Nós” — Fruto de uma parceria entre o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e o Grupo Folclórico Boi Barroso, a mostra conta com estandartes que resgatam a história e a memória de 20 capelas e igrejas do município de Antonina. Ao todo são 21 peças — a maioria produzida por artesãs do litoral paranaense —, espalhadas pelo hall térreo da Biblioteca.
CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)
Aula de dança especial para servidoras da SEEC e CCTG ministrada pelas professoras da Escola de Dança do Balé Guaíra. 80 vagas. Dia: 08 (quarta-feira), às 17h.
Apresentação especial do espetáculo “Terra Brasilis” com Balé Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná com entrada gratuita para as mulheres. No Guairão. Dia: 08 (quarta-feira), às 20h.
CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS (CJAP)
Atividade “A arte não vem com manual, mas sempre através de formas femininas” — No mês das mulheres, o CJAP proporcionará uma vivência em arte para as mães dos alunos matriculados no 1º semestre. Considerando a convivência dos alunos e o sentimento de pertencimento desses com o equipamento, a ideia dessa atividade é promover a integração das mães por meio de atividades artísticas com aulas de cerâmica. Cada participante fará três peças pequenas, experimentando técnicas diferentes.
Ministrantes: corpo docente do CJAP
Público-alvo: mães dos alunos do CJAP.
Data: durante todo mês de março.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC-PR)
Exposição “Forjada pelo Tempo”, do Coletivo Duas Marias, de Cascavel. A mostra faz uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida por meio das obras do coletivo em fotografia, vídeo e instalação. O coletivo trabalha com a poética de crítica à condição da mulher abordando a igualdade de gênero, promoção do protagonismo e empoderamento do feminino. As artistas pesquisam o tema por meio da recriação dos objetos de análise (mitos) num jogo performático onde são registradas as imagens. Nesse sentido, as obras são o resultado da criação de várias personagens femininas que reforçam o papel da mulher em todos os tempos, num deslocamento temporal e territorial. Período expositivo: 15/03 até 21/05
Abertura: 14 (terça-feira), às 19h
Local: Sala 9 do MAC no MON
Oficina com as artistas
Dia: 15 (horário a definir)
Local: Sala 9 do MAC no MON
Ação educativa
Todas as quartas-feiras, de 15/03 a 21/05, na sala 9 do MAC no MON. Das 14h às 16h.
MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN (MCAA)
Exposição “Matéria e Memória”, da artista Daniela Marton — Diferentes cargas emocionais permeiam a produção da artista. Desde a dor que se converte em cor até as escolhas das imagens que remetem ao universo da arquitetura que coleta da internet e reproduzem cada estêncil.
Data: abertura em 23 de março, às 15h.
Palestra “A produção das mulheres nas escolas de arte da Capital (1886-1913)” — Roda de Leitura da Academia Alfredo Andersen promove evento especial em homenagem ao mês da mulher.
Ministrante: a oficineira Maria Angela de Novaes Marques convida a palestrante Graciele Dellalibera de Mello para um diálogo enriquecedor, além de comemorativo.
Público-alvo: comunidade em geral
Data: 24 de março, das 14h às 16h.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS-PR)
Exposição virtual — “Representação e Representatividade das Mulheres do MIS-PR”. Iconografias das mulheres nas coleções do MIS e a representatividade da mente por trás do MIS-PR em sua fundação e as mulheres que dirigiram a instituição ao longo dos 54 anos.
Data: 08 (quarta-feira).
Roda de conversa — “Diálogos sobre a maternidade na arte. Como produzir estratégias artísticas na maternidade”, com Fernanda Pavão, Karla Keiko, Nicole Lime e Janete Anderman. A mãe artista é uma figura especial e talentosa, que consegue equilibrar sua criatividade com suas responsabilidades maternas. Com um olhar único e apaixonado, ela cria obras de arte que refletem sua visão de mundo e sua relação com seus filhos. Algumas mães artistas são pintoras, escultoras ou fotógrafas, produzindo trabalhos que expressam sua paixão pela arte e pela vida. Outras são escritoras, compondo histórias que retratam a realidade de ser mãe, com todas as suas dificuldades e alegrias.
Data: 10 de março, às 15h
Mostra de filmes – quartas-feiras
08 – Seleção de Curtas da pioneira do cinema Alice Guy Blaché.
15 – Exibição e conversa com a diretora de “Brasil x Holanda”, Carolina Biagi.
22 – Mostra de filme dirigido por uma mulher preta, organizado pelas meninas do Cine Adélia, cineclube de mulher preta de Curitiba.
29 – Mostra com peças teatrais protagonizadas por mulheres curitibanas do acervo Warly Ribeiro, do próprio MIS-PR. A mostra também fará parte do Festival Interlocuções, uma paralela do Festival de Teatro de Curitiba.
Horário: Sempre às 16h.
Mesa-redonda e autógrafos — Lançamento do livro “Vereadoras de Curitiba – Análise Prosográfica de Trajetória das Eleitas entre 1982 e 2016” por Janete Soares, autora e cientista social.
Dia: 16 de março, das 16h às 18h.
MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)
Oficinas, mediações e videoconferências, com artistas convidadas que dialogam com obras e exposições do museu.
08 (quarta-feira), às 15h – Haverá uma visita mediada que propõe um roteiro exclusivo, com um percurso pelos trabalhos de artistas mulheres, em exposição no MON, explorando suas linguagens e diversidade.
11 (sábado), às 15h – Está marcada uma conversa com as artistas e a curadora, Ana Zavadil, da exposição “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea”.
15 (quarta-feira) – Oficina “Paisagens Costuradas”, com sessões às 13h30 e 15h30, inspirada na obra da artista Mariana Palma. Seu trabalho pode ser visto atualmente na exposição “Afinidades II – Elas!”, na Sala 3 do MON, e na mostra “MON sem Paredes”, no gramado do museu.
15 (quarta-feira), às 15h – Visita mediada na exposição “Afinidades II – Elas!”, que reúne obras de dez artistas mulheres, de diversas regiões do Brasil.
16 (quinta-feira), às 19h30 – Videoconferência “A dimensão do feminino traumático, com a artista Juliana Notari”. A atividade estará acessível também em Libras.
22 (quarta-feira), às 14h – Oficina com a artista Cintia Ribas: “Laboratório Experimental de Colagem”. Nesse laboratório experimental, uma conversa irá anteceder a produção de colagens e investigação das imagens. A atividade é recomendada para maiores de 14 anos.
MUSEU PARANAENSE (MUPA)
Mesas-redondas e oficinas dialogam com duas exposições em cartaz no museu: “Ante Ecos e Ocos” e “Nosso estado: Vento e/em Movimento”. O objetivo das ações é contribuir com a circulação de vozes e vivências das mulheres que protagonizam essas duas mostras com seus saberes e fazeres tradicionais.
Sábado (11) – acontece no MUPA a mesa-redonda “Deslocamentos pela margem”, às 14h30. Será uma fala interativa das mulheres membros da Associação das Mulheres Produtoras de Cataia da Barra de Ararapira (Guaraqueçaba) e público. Um diálogo transversal sobre cultura tradicional caiçara, cultura alimentar popular, economia familiar e gênero, construindo reflexões a partir da condição de mulheres trabalhadoras caiçaras e das singularidades do seu ofício com a planta.
Domingo (12), às 10h – as Mulheres Produtoras de Cataia farão uma apresentação da planta, e a partir do manuseio das folhas irão discutir suas características, sazonalidades e usos domésticos, como a cachaça, o chá e o tempero. O público também poderá conhecer as etapas dos diferentes processos produtivos envolvidos em cada produto. Essa oficina é destinada a adultos e crianças (acompanhadas pelos responsáveis).
Sábado (25) – haverá a mesa-redonda “Construindo narrativas”, a partir das 14h30. A mesa será composta pelo grupo de mulheres que realizou os bordados presentes na mostra “Ante Ecos e Ocos”, inaugurada em novembro de 2022. Produzidos por bordadeiras residentes em Curitiba e na região metropolitana, os bordados mesclam experiências do contato delas com o acervo do museu e suas próprias histórias e trajetórias de vida.
Domingo (26), às 10h – a artista Eliane Brasil fará uma oficina de bordado livre, ensinando técnicas e valorizando a expressão pessoal de cada participante dentro da linguagem. Para participar dessa oficina é necessário inscrever-se previamente, mas não há pré-requisitos. A atividade é destinada para todos os públicos. Inscrições AQUI.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
Published
10 horas agoon
11 de abril de 2025By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.
O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.
“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.
O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.
A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.
A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.
PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.
Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.
Fonte: Governo PR

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Projeto Genomas Paraná já sequenciou 1,2 mil amostras da população de Guarapuava

Com novo arranjo, Estado investirá R$ 4,2 milhões para pesquisar o setor aeroespacial

Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril

Genomas Paraná já sequenciou 1,2 mil amostras da população de Guarapuava
PARANÁ


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...


Com novo arranjo, Estado investirá R$ 4,2 milhões para pesquisar o setor aeroespacial
Com o objetivo de fortalecer o Paraná como referência no setor aeroespacial, incentivando a formação de profissionais e apoiando empresas...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...


Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’
Luciana Gimenez, de 55 anos, foi clicada durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (11), usando lentes de contato...


Filha do sertanejo Leandro, Lyandra Costa, se emociona em chá de bebê: ‘Caiu no choro’
A médica Lyandra Costa, de 29 anos, filha do saudoso sertanejo Leandro (1961-1998), que fazia dupla com o irmão Leonardo, de 61 anos,...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
ExpoLondrina espera público recorde e R$ 1,5 bilhão em negócios
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar