PARANÁ
Mais de 1.200 pessoas acompanharam a festa de premiação do Rally Transparaná
Publicado em
26 de fevereiro de 2023por
Itajuba TadeuDepois de atravessar o Estado em cinco dias, passando por 173 municípios, os competidores do Rally Transparaná chegaram neste sábado (25) a Curitiba. Os vencedores da maior competição off-road de regularidade das Américas foram premiados em evento no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. A festa da chegada foi marcada por alegria e emoção e muita confraternização. Mais de 1.200 pessoas foram acompanhar a chegada, em cenário com música ao vivo e a presença de food trucks.
O Rally Transparaná faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza, criados pelo governo estadual para difundir as belezas naturais, estimular o turismo e a economia do Paraná. “Foi um evento esportivo de grande repercussão, abrilhantado também por ações sociais, de solidariedade e de sustentabilidade”, afirmou Tiago Campos, diretor de inovação e desenvolvimento da secretaria estadual do Esporte e coordenador geral dos Jogos de Aventura e Natureza. “Uma grande festa na chegada dos pilotos, um grande palco para toda a comunidade participar”, disse ele.
Além da festa dos atletas e da premiação, foram entregues 3 toneladas de alimento arrecadados pelos competidores e pela organização do evento que serão doadas a entidades assistenciais. “O Rally Transparaná foi um sucesso total, envolvendo neste ano mais de 170 municípios. O evento se torna cada vez mais tradicional e com grande potencial para a economia e o turismo”, afirmou o secretário do Esporte, Hélio Wirbiski. “Neste sentido, é totalmente alinhado a estratégias do governo estadual para o desenvolvimento do Estado”, enfatizou.
Com muita lama, chuva, desafios e aventura, o evento contou com a participação de 250 atletas vindos de todo o país, que competiram em 12 categorias de provas, divididas em jeeps e motos, e percorreram mais de 1.500 quilômetros entre as quatro regiões do Paraná, com a largada oficial acontecendo na última terça-feira (20) em Foz do Iguaçu.
Vinicius Gunha, diretor geral do Rally Transparaná, fala sobre como foram os seis dias de prova. “Apesar das chuvas em todas as cidades, que complicaram um pouco a pista para os pilotos e navegadores, essa edição do Transparaná foi fantástica, uma festa linda”, disse ele. Gunha destacou o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte. “Foi fundamental”, afirmou.
MULHERES – Vice-presidente do Jeep Clube de Curitiba, Ana Carolina Wedderhoff disse que a participação das mulheres está bem ativa. “A gente tem muita força. Começou devagarinho, umas chamaram outras e hoje somos muitas”, contou. Ana Carolina lembra que há mulheres pilotas e navegadoras. “Outras estão entrando agora, mas já super entrosadas. Percebo que o preconceito está mais dentro de nós. Os homens são super respeitosos e incentivadores”,
Michael da Silveira Masson, navegador, de Capinzal, Santa Catarina, e Leandro Rodrigo Riffel, piloto, de Piratuba, também em Santa Catarina, foram dois anos seguidos vice-campeões da categoria master. Eles destacaram as características do Paraná. “O Estado muda muito de região para região, as características do solo, o clima, isso também faz com que a prova fique mais gostosa, não fica monótona. Pegamos barro, areia, barro, grama”, contou Michael.
Eles elogiaram a organização do Jeep Clube de Curitiba que, segundo definiram, foi impecável. “Nosso trabalho foi percorrer o trajeto e nos divertir”, afirmou Leandro. “A dificuldade ou facilidade é a gente que conduz, a função da equipe, do diretor de prova e da organização é tentar dificultar a nossa vida o máximo possível”, explicou.
PARANÁ LINDO – Dirceu Salla, piloto, participa do Transparaná há seis anos. Há três anos, o filho Diego passou a ser seu navegador. “O rally é muita emoção, muita adrenalina, a gente faz amizades. É show de bola, uma semana que desestressa”, disse Dirceu.
Ele contou que nesta edição houve muitas adversidades, muita chuva na largada, em Foz do Iguaçu, de Foz a Cascavel e a Laranjeiras do Sul. “Estava muito liso. Esse Transparaná foi mais forte, mais competitivo em termos de piso, terreno, e de competidores também, tinha muita gente boa andando, gente do Brasil inteiro”, contou. O Paraná é lindo, a gente sai de Foz do Iguaçu com belas paisagens, aí passa em vários lugares muito bonitos, muito lindos. Como vem competidores de todas as regiões o pessoal adorou”.
Alexia Dierberger (piloto) de Limeira (SP) e Alexsander Lopes da Silva (navegador) de Minas Gerais, disputaram na categoria Light (jeep). Eu e a Josi somos as as únicas mulheres pilotas do rally de regularidade. Sempre é um desafio, ainda mais por conta das chuvas, que deixaram o terreno bem escorregadio, mas é disso que a gente gosta, viemos para superar desafios e mostrar que a mulherada não tem medo e tem garra pra completar a prova”, disse Alexia.
ANJOS DA GUARDA – O casal Moroni e Valéria são mecânicos que fazem parte da equipe de apoio do evento, garantindo suporte para os jeeps durante o rally. São conhecidos como anjos da guarda. Fazem o fecha trilha, que é ir por último atrás de todos os jeeps pra poder ajudar e acompanhar quem precisa. Eles são acompanhados pela afilhada Ana Clara (14) e o filho Gustavo (12).
“Estamos há cinco anos fazendo o fecha trilha do Transparaná, que sempre foi um sonho para nós. Participamos de off-road, Jeep Clube, trilha há mais de 10 anos. Para as crianças foi a primeira experiência. Decidimos levá-las para ter uma nova geração de navegadores e pilotos. Desde pequenos eles fazem trilha com a gente”, disse Valéria. “Nos divertimos muito e trabalhamos mais ainda, mas foi recompensador porque é um sonho sendo realizado”, completou.
Moroni e Valério falaram sobre perrengues e adversidades, como jeep quebrado, jeep que bateu e abraçou a árvore, socorro, jeep que estraga e tem que puxar, rebocar, arrumar para poder andar até um lugar que tenha sinal pra pedir socorro. “É uma correria porque ainda tem que seguir com o resto do fecha trilha, então a outra parte da equipe vai seguindo, a gente ajuda quem tá quebrado e se encontra em outro ponto pra continuar”, narrou Moroni. “A gente trabalha nas sombras, então o pessoal só dá valor e só se lembra de nós quando precisa, mas tudo isso vale a pena”, afirma o mecânico, emocionado.
Confira a lista com os campeões de cada categoria:
CATEGORIA MASTER – Leandro Rodrigo Riffel (piloto) / Michael Masson (navegador) / Piratuba/SC – Capinzal/SC
CATEGORIA GRADUADO – Vinicius Parizotto Gustman (piloto) / Felipe Tavares (navegador) / Casto/PR
CATEGORIA TURISMO – Marco Brigagao Carraresi (piloto) / Leonardo Farmarin Carraresi (navegador) / Sorocaba/SP
CATEGORIA LIGHT – Vitor Delfrate Neto (piloto) / Guilhermo Delfrate (navegador) / Palmeira/PR
BIG TRAIL ENDURO – Emerson Loth “Bomba” / Curitiba/PR
BIG TRAIL GARUPA – Cristiano Stresser da Silva / Foz do Iguaçu/PR
BIG TRAIL FEMININA – Andreia Pasa / Curitiba/PR
BIG TRAIL DUPLAS – Simone Barion / Jundiaí/SP
ATÉ 450cc – Caique Mehl / Colombo/PR
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro
Published
2 horas agoon
16 de abril de 2025By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.
Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.
Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.
“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.
SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.
O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.
“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.
A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.
As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.
Fonte: Governo PR

Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques

Deputado Luiz Fernando Guerra (União) destaca a importância da desburocratização para o setor industrial no Paraná

“MAC de Portas Abertas” estreia em maio com curso sobre arte contemporânea japonesa
PARANÁ


Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro
A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins...


Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques
As obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Estado, foram concluídas. Agora,...


Cooperativa recebe do Estado veículos para fortalecer entrega de alimentos escolares
O Governo do Estado, por meio do Coopera Paraná, programa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab),...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’
O cantor Mariano, de 38 anos, abriu um novo álbum defotos de seu casamento com a ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira,...


Sabrina Sato, Zoe e Nicolas Prattes se divertem na Disney: ‘Família toda’
A apresentadora Sabrina Sato, de 44 anos, e o ator Nicolas Prattes, de 27, curtiram o parque Magic Kingdom, da Disney,...


Ana Paula Araújo celebra aniversário ao lado de amigos e familiares: ‘Meu dia’
Ana Paula Araujo reuniu familiares e amigos para celebrar seus 53 anos. A apresentadora do Bom Dia Brasil, atração jornalística da Globo,...
ESPORTES


Cuiabá bate Athletico-PR em casa e conquista a liderança da Série B
Em um jogo emocionante na noite desta terça-feira (15.04), o Cuiabá derrotou o Athletico-PR por 2 a 1, na Arena...


Ceará vence o Vasco e cola nos líderes do Brasileirão
Com dois gols do artilheiro Pedro Raul, o Ceará venceu o Vasco por 2 a 1 na noite desta terça-feira,...


Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos
O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de fraude em partida contra o...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
PARANÁ6 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’