NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR inicia nova etapa de remoção de veículos apreendidos em delegacias da RMC

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta quarta-feira (15) mais uma etapa do processo de retirada dos veículos apreendidos que se encontram armazenados em delegacias da Região Metropolitana de Curitiba. Nesta fase serão retirados os mais de 300 que estão fora de pátios regulares. A solução para este problema histórico começou em 2019 e envolveu ajustes com a Justiça e o Ministério Público, leilão e, mais recentemente, a locação de um novo pátio.

A retirada dos veículos teve início pelas delegacias em Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais. Na quinta-feira (16), começa a retirada dos carros em Campo Largo. Todos os apreendidos nessas três delegacias devem ser encaminhados para o novo pátio ainda nesta semana. O cronograma prevê a retirada dos veículos de dez delegacias da RMC.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, conta que este é um problema histórico na instituição e que nos últimos quatro anos diversas ações foram feitas para reverter esses casos. “Esse acúmulo é decorrente de anos e anos de veículos que só entravam e não existia fluxo de saída, uma agilidade nos leilões para que os pátios e delegacias fossem esvaziados. Muitas coisas foram feitas em vários pontos do Paraná, a questão já foi razoavelmente minimizada e em diversas localidades o problema foi solucionado.”, explica.

Segundo ele, na Região Metropolitana e em Curitiba o processo já havia sido iniciado para que os veículos fossem alocados em um novo pátio. “Já tínhamos um cronograma de limpeza desses pátios e ruas, agora com a estruturação do novo pátio e a dinâmica das novas instruções normativas que foram editadas em conjunto com a Corregedoria da PCPR, Ministério Público e Poder Judiciário, teremos um fluxo maior na realização de leilões”, conclui.

Leia Também:  Copel inicia implementação de frota de veículos elétricos

A remoção é essencial para liberar vagas para que veículos apreendidos em delegacias sejam alocados nos pátios, assim como auxiliar no fluxo de trânsito no entorno das unidades. “A previsão é que todos os veículos sejam retirados em 10 a 15 dias. Os procedimentos partem de uma parceria com o poder judiciário, a partir de uma normativa para que o processo de retirada acelere os leilões”, explica o delegado Getúlio de Moraes Vargas.

NOVO PÁTIO – O novo local, em Campina Grande do Sul, possui 64 mil metros quadrados e custará R$ 67 mil por mês, gerando uma economia de R$ 5 mil mensal em comparação ao pátio anterior que, além disso, possuía apenas 37 mil metros quadrados. O novo espaço conta, ainda, com uma melhor infraestrutura, já que possui um barracão de 2 mil metros quadrados e sistema de vigilância através de câmeras de segurança, o que não havia no anterior.

Os mais de 3 mil veículos armazenados no pátio antigo, em São José dos Pinhais, também estão sendo realocados para o novo espaço. A PCPR também vai retirar os veículos das delegacias de Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, Campina Grande do Sul, Piraquara, Campo Largo e Pinhais, conforme a necessidade das unidades. As delegacias da Capital serão as próximas, segundo o cronograma.

Leia Também:  Flamengo se reapresenta no Ninho do Urubu e inicia preparação para a temporada 2023

PARCERIA – A atuação integrada de todos os órgãos envolvidos encaminha este problema histórico para sua solução definitiva. No ano passado foi publicada a Instrução Normativa 133, documento conjunto do Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público, Secretaria da Segurança Pública e Detran/PR.

Essa instrução normativa regulamenta todo o processo para que os veículos apreendidos possam ser finalmente leiloados ou ter outra destinação, evitando que fiquem armazenados indefinidamente com a Polícia Civil. Segundo o definido, a autoridade policial que apreendeu o veículo solicita a alienação antecipada ao Poder Judiciário. O juiz que receber o pedido tem o prazo de 30 dias para decidir sobre a destinação do veículo, se será leiloado ou restituído.

O processo para alienação foi iniciado em julho de 2019 e compreendeu diversas fases, dentre elas a identificação e catalogação de todos os veículos, bem como seu estado, além da manifestação do magistrado, que determinou a alienação dos bens.

Fonte: Polícia Civil do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR prende homem por homicídio de agente penitenciário em Cambará

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  Licitação para duplicar rodovia em Toledo inicia fase de habilitação

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA