NOVA AURORA

PARANÁ

Hospital Regional de Guarapuava poderá ampliar atendimentos com estudantes da área de saúde

Publicado em

O Hospital Regional de Guarapuava, na região central do Paraná, deverá ampliar o atendimento com atuação e estágio de estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde. Nesta terça-feira (14), o Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), iniciou articulação para cooperação técnica e atividades de ensino na unidade hospitalar.

Atualmente ela conta com 30 leitos de enfermaria e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A expectativa é de que haja um aumento, no primeiro momento, de mais 20 leitos, sendo dez enfermarias e dez para a saúde mental. Depois, em uma segunda fase, poderão ser abertos 20 leitos cirúrgicos para suporte às demandas de cirurgia geral.

Essa ampliação deve acontecer de forma gradual, com impacto positivo, também, na oferta de exames complementares, como endoscopia, ecografia, tomografia computadorizada e radiografia. O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, e representantes universidade analisaram o projeto e a possibilidade de estágio para os alunos do quinto e sexto período do Curso de Medicina em várias áreas de atendimento, com ênfase em traumatologia.

Leia Também:  Estado planeja novas ações para aquecer e ampliar o turismo rural

O hospital é vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), responsável pela infraestrutura para o aprendizado profissional.

“A educação e saúde, alinhada com ciência e tecnologia, poderão trazer benefícios para todos, especialmente para a população. Este hospital é uma importante obra na região Centro-Sul do Estado e esperamos que essas ampliações sejam efetivadas tão logo seja possível para ampliar a capacidade da unidade”, disse o secretário da Saúde, César Neves.

O Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de Covid-19 no Centro-Sul do Paraná. Passado o período mais grave da pandemia, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais.

Atualmente, o hospital está em obras para conclusão e entrega do centro cirúrgico, que possibilitará a ampliação do atendimento de urgência e emergência para toda a região. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou as providências para a nova realidade da unidade hospitalar. “Ainda temos de aguardar um pouco mas, antecipadamente, já conseguimos vislumbrar bons frutos desta parceria”, disse.

Leia Também:  "Pintou o sete". Cascavel Futsal atropela o Guarapuava e pega o Foz Cataratas na Série Ouro

PRESENÇAS – A reunião foi acompanhada pelo presidente da Funeas, Marcello Augusto Machado; a integrante da diretoria da Funeas, Thaíssa Duque; o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria da Saúde, Vinícius Filipak, e as professoras Angela Dubiela Julik e Kelly Holanda Prezotto, dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Unicentro, respectivamente.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Estado planeja novas ações para aquecer e ampliar o turismo rural

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA