NOVA AURORA

PARANÁ

Universidades estaduais abrem 4.842 vagas para ingresso pelo Sisu; inscrição abre nesta quinta

Publicado em

As universidades estaduais do Paraná ofertam 4.842 vagas para 299 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma do Ministério da Educação (MEC), que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições da edição 2023 começam nesta quinta-feira feira (16) e seguem até 24 de fevereiro.

Os candidatos concorrem às vagas com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Na região Norte do Paraná, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) soma 559 vagas em 47 cursos de diferentes áreas do conhecimento, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. No Noroeste, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferta 656 vagas para 49 cursos, no campus sede e em Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Umuarama.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem 1.238 vagas em 64 cursos, nos campus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Leia Também:  Fazenda começa a cadastrar servidores para o novo sistema financeiro do Estado

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) soma 743 vagas em 34 cursos, nos campus de Guarapuava, Chopinzinho, Coronel Vivida, Irati, Pitanga, Prudentópolis.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) oferta 310 vagas para 29 cursos em Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem 1.336 vagas em 76 cursos em Paranavaí, Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória.

POLÍTICAS AFIRMATIVAS – Além da ampla concorrência, as universidades estaduais do Paraná promovem políticas afirmativas para o ingresso de estudantes pelo sistema de cotas raciais e sociais.

Entre as modalidades estão alunos que se declaram negros e pardos; alunos que cursaram os ensinos fundamental e médio em escolas públicas, de forma integral ou parcial; e alunos que obtiveram certificado de conclusão do ensino médio com base no Enem, no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Também há vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).

Leia Também:  Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 11 de dezembro

Serviço:

Inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Período: 16 a 24 de fevereiro – AQUI

Resultado da Chamada Regular: 28 de fevereiro

Matrícula da chamada regular: 2 a 8 de março

Lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março

Consulta AQUI todas as vagas e cursos disponíveis

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Estado inicia entrega 112 mil novas carteiras aos colégios estaduais, algumas com formato inédito

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  DER/PR reforça sinalização de rodovia entre Usina de Salto Osório e São Jorge d’Oeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA