NOVA AURORA

Esportes

Cornhole, também conhecido como “jogo dos saquinhos” e tradicional na Alemanha ganha seguidores pelo Oeste Paranaense

Publicado em

O Cornhole, também conhecido como o lançamento do saco de feijão, ou aqui no Paraná como “jogo dos saquinhos”, é um jogo muito popular nos EUA especialmente em bares, universidades e em casas, além de tradicional na Alemanha.

Os atletas da Alemanha aproveitavam o tempo livre na preparação para a Copa do Mundo no Qatar com outra atividade física, muito comum no país e pouco difundida por estes lados, até alguns meses: o Cornhole.

A tradução literal do nome, em inglês, já entrega o jogo. Trata-se de pequenas trouxinhas de pano costurados com milho cozido, seco ou de pipoca dentro. Dois ficam em distâncias opostas com um tabuleiro de madeira à frente com um buraco. O objetivo é arremessar os saquinhos e acertar a cavidade.

Bastante popular nos litorais alemães, o esporte chegou até o Brasil com o milho substituído por feijão (dando o nome de ‘saco de feijão’). O jogo está gerando muitos adeptos oriundos de familiares que trouxeram dos Estados Unidos em visitas de férias para o município de Nova Aurora. O jogo vem virando febre nos municípios da região, sendo o destaque maior para os municípios de Nova Aurora e Cafelândia.

Leia Também:  Com rodovias do Oeste e Sudoeste, leilão do Lote 6 será no fim deste mês

Os jogadores germânicos aproveitam qualquer tempo livre para praticar seus arremessos, muitas vezes conta até com integrantes da comissão técnica e apostas em dinheiro.

Ninguém sabe exatamente quais as origens do Cornhole, há quem diga que foi inventado na Alemanha no século XIV, outros apontam para indígenas estadunidenses como criadores. Algumas teorias até apontam para um fazendeiro de Kentucky jogando como um jogo, espigas de milho secas em uma lata de lixo no século XIX. Mas é nós estados unidos onde se encontra o maior número de adeptos, sendo feito campeonatos e torneios regularmente.

Mesmo assim, o Cornhole é um jogo muito divertido.

O Allan Mendes da empresa Master Corn’s explica como funciona esse jogo que virou febre em nossa região. “O jogo consiste em lançar pequenos sacos de milho para uma plataforma de madeira com um buraco no final de uma das extremidades. Trata-se basicamente de um jogo de pontaria, e pode ser praticado por 2 ou 4 jogadores, cuja distância entre as plataformas pode ser ajustada conforma a habilidade/idade dos jogadores.

Leia Também:  Flamengo vence clássico e aumenta crise no Fluminense

Os arremessos são alternados entre os jogadores, até que um jogador ou dupla consiga atingir os 21 pontos, vencendo assim o jogo: Um saco que entra no buraco vale 3 pontos, um que fique na plataforma vale 1 ponto, um que caia fora da plataforma não pontua. O jogo é composto de duas plataformas de 1.22 x 0.61 com 10 cm de comprimento na frente e 30 atrás, com um orifício no meio medindo 15 cm, sendo ela fixa no todo do talhado a 15 cm da borda! Os saquinhos são geralmente feitos em milho ou arroz”, explica.

Para fazer a encomenda do seu jogo de Cornhole, entre em contato com a empresa Master Corn’s tendo como responsável Allan Mendes, no telefone (45) 9 9997-5629.

 

   

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal 

Published

on

By

Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem, na Arena Pantanal, em jogo válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2025. O Dourado, jogando em casa, buscou o empate duas vezes, mostrando a força e a resiliência de sua equipe.

Primeiro tempo de domínio auriverde

O Cuiabá começou a partida a todo vapor, abrindo o placar logo aos seis minutos com Mateusinho, que aproveitou um belo lançamento para vencer o goleiro César Augusto. O Dourado continuou pressionando, com destaque para Zé Ricardo, que arriscou um chute de longa distância aos 17 minutos, levando perigo ao gol adversário.

O Avaí tentou responder, mas esbarrou na forte marcação do Cuiabá e em uma defesa atenta. No final do primeiro tempo, Pedrinho quase ampliou a vantagem para o Dourado, em um contra-ataque veloz, mas César Augusto fez uma grande defesa, evitando o segundo gol.

Segundo tempo eletrizante

Na segunda etapa, o Avaí voltou com mais ímpeto, criando boas oportunidades e buscando o empate. Aos 20 minutos, Alef Manga aproveitou uma bela jogada de Marquinhos Gabriel para igualar o marcador.

Leia Também:  Gasolina deve sofrer reajuste de 7,46% nos próximos dias

O Cuiabá não se abateu e, quatro minutos depois, voltou a ficar à frente no placar com um gol de Derik Lacerda, em cobrança de pênalti. No entanto, a alegria do Dourado durou pouco. Aos 36 minutos, Barreto empatou novamente para o Avaí, após uma jogada de persistência de Vagner Love.

Destaque 

Mateusinho: Autor do primeiro gol do Cuiabá, o atacante mostrou oportunismo e faro de gol.
Derik Lacerda: O atacante cobrou o pênalti com categoria, colocando o Dourado novamente em vantagem.

Histórico do confronto

Com o empate de ontem, Avaí e Cuiabá-MT se enfrentaram cinco vezes na história, com quatro vitórias do Cuiabá-MT e um empate. O Avaí marcou quatro gols e sofreu nove.

FICHA TÉCNICA

Cuiabá 2 x 2 Avaí

Local: Arena Pantanal – Cuiabá-MT
Competição: Brasileiro Série B 2025 (2ª rodada)
Data: 10/04/2025 – Hora: 21h30
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro RS
Árbitro Assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi RS
Árbitro Assistente 2: Maurício Coelho Silva Penna RS
Quarto árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva MT
Quality manager: Larissa Ramos Monteiro RJ
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho RJ
AVAR: Lilian da Silva Fernandes Bruno RJ
Observador de VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez RJ

Leia Também:  Helicóptero que vai ajudar vítimas das chuvas decola para o Rio Grande do Sul

CUIABÁ: Mateus Pasinato; Mateusinho (Léo Ataíde), Bruno Alves, Alan Empereur e Sander; Denilson (Ruan Oliveira), Lucas Mineiro e Max (Calebe); Lucas Cardoso (André Luis), Derik Lacerda e Pedrinho (Natan). TÉCNICO: Guto Ferreira

AVAÍ: César Augusto; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Mário Sérgio (Quaresma); Judson (Barreto), Zé Ricardo (Alef Manga), João Vitor e Marquinhos Gabriel; Hygor (Gaspar) e Cléber (Vagner Love). TÉCNICO: Jair Ventura

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA